Buscar

anatomia palpatoria

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607740002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607903681)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Seguindo-se a palpação da borda medial da Escápula, no sentido superior, ao final da mesma pode-se encontrar:
		
	 
	Angulo superior da Escápula
	
	Fossa supra-espinhal
	 
	Espinha da Escápula
	
	Acrômio
	
	Borda lateral da Escápula
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607845332)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente com queixas de dor no ombro procurou o serviço de fisioterapia para avaliação. Quando o terapeuta palpou uma pequena depressão entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero o paciente relatou dor. De acordo com a região anatômica, qual estrutura é o provável foco de dor do paciente?
		
	
	Tendão do músculo coracobraquial
	
	Tendão do músculo peitoral menor
	
	Tendão do músculo braquial
	
	Tendão do músculo deltoide
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607706927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O complexo do ombro é formado por quatro articulações, entre as quais encontramos a articulação glenoumeral e escapulotorácica. Os músculos que atuam na cintura escapular são responsáveis por movimentos específicos na escápula, diferenciando assim dos movimentos ocorridos na glenoumeral. De acordo com esses movimentos, quais desses ocorrem na escápula:
		
	
	Flexão e Retração.
	
	Flexão e Extensão.
	 
	Protração e Elevação.
	
	Elevação e Adução Horizontal.
	
	Rotação Superior e Abdução Horizontal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607898610)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Envelhecimento e degeneração normal podem levar a rupturas do manguito rotador. Quando o manguito rotador está rompido, a cabeça do úmero fica livre para se mover muito para cima e para frente no encaixe do ombro e pode ter impacto no tendão do bíceps. O dano pode começar a enfraquecer o tendão e fazer com que ele se torne inflamado. O fisioterapeuta realizou a palpação colocando a mão sensitiva na margem medial da escápula e solicitou um movimento de rotação lateral do ombro impondo uma resistência para a rotação medial de ombro. O músculo avaliado foi?
		
	
	D) M. Redondo maior
	 
	B) M. Infra-espinal
	
	C) M. Subescapular
	
	A) M. supra-espinal
	 
	E) M. REdondo menor.

Continue navegando