Buscar

Número atômico


Continue navegando


Prévia do material em texto

Número atômico (Z): é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo.
Número de massa (A): é a soma do número de prótons (Z) e de nêutrons (N) existentes em um átomo. 
	A = Z + N
Elemento químico: é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z).
Por exemplo: 17Cl35 indica um átomo de cloro que possui 17 prótons e 18 nêutrons no núcleo. Seu número de massa é, pois 17 + 18 = 35.
Íons: Um átomo, em seu estado normal, é eletricamente neutro, ou seja, o número de elétrons na eletrosfera é igual ao número de prótons do núcleo, e em consequência suas cargas se anulam. Um átomo pode, porém, ganhar ou perder elétrons da eletrosfera, sem sofrer alterações em seu núcleo, resultando daí partículas denominadas íons. Quando um átomo ganha elétrons, ele se torna um íon negativo, também chamado ânion. Quando um átomo perde elétrons, ele se torna um íon positivo, também chamado cátion. 
Observe que, quando um átomo ganha elétrons, seu tamanho aumenta; quando ele perde elétrons, diminui de tamanho; mas em ambos os casos sua massa praticamente não se altera, pois a massa do elétron é desprezível.
Os íons estão sempre presentes em nosso dia-a-dia. Ao colocarmos sal (cloreto de sódio) em nossos alimentos, estamos na verdade colocando íons Na+ e Cl-.
Isótopos, isóbaros e isótonos
Examinando o número atômico (Z ), o número de nêutrons (N ) e o número de massa (A ) de diferentes átomos, podemos encontrar conjuntos de átomos com um ou outro número igual. A partir daí surgiram alguns novos conceitos que agora passamos a definir: 
Isótopos são átomos com mesmo número de prótons (Z ) e diferente número de massa (A).
É importante também notar que os isótopos têm propriedades químicas iguais (que dependem da estrutura da eletrosfera) e propriedades físicas diferentes (que dependem da massa do átomo).
Isóbaros são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), mas que possuem o mesmo número de massa (A).
Os isóbaros têm propriedades físicas e químicas diferentes.
Isótonos são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), diferentes números de massa, porém com mesmo número de nêutrons (N ).
	
Distribuição eletrônica em átomos neutros
Na sequência das setas, teremos então os subníveis na seguinte ordem crescente de energia:
Consideremos, como exemplo, a distribuição dos 26 elétrons de um átomo de ferro (Z = 26). Aplicando o diagrama de Pauling, temos: