Buscar

Culturas Indígenas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os Potiguaras
Os Potiguara tinham em 2004 uma população estimada em 10.837 habitantes (Funasa), distribuída em 32 aldeias nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto e nas áreas urbanas de Baía da Traição (1.058 pessoas) e de Marcação (648).
As aldeias constituíam três Terras Indígenas contíguas: Potiguara, Jacaré de São Domingos e Potiguara Monte-Mor. Em 2005, iniciou-se o processo de identificação de uma outra terra denominada Mundo Novo/Viração.
 os Potiguara ocupam dois extremos opostos da história política local. De um lado, os Potiguara de Baía da Traição que tiveram sua presença oficializada na década de 1930 do século XX. De outro, os Potiguara de Monte-Mór, que foram reconhecidos apenas no início do século XXI, mas que ainda sofrem perseguições e violências dos invasores.
Localização e população
Os potiguaras vivem da pesca, da criação de animais e do cultivo de mandioca, de feijão, de milho, de hortaliças e de algumas árvores frutíferas.
As famílias vivem em casas simples, construídas perto de rios ou de riachos. Em geral, moram nelas os pais junto com os filhos solteiros. Algumas aldeias têm escola, mercearia e igreja. A maioria das aldeias tem um cacique, mas existe um cacique-geral, como se fosse um presidente das aldeias, escolhido pelos próprios índios.
Como vivem:
Um pouco de sua história...
Os primeiros contatos entre esse povo indígena e estrangeiros aconteceu no início da colonização. Durante os séculos XVI e XVII, os potiguaras se aliaram aos franceses e aos holandeses em batalhas contra os colonizadores portugueses. O contato com o homem branco trouxe doenças, e muitos índios morreram de varíola.
No entanto, nas batalhas contra os holandeses, teve destaque especial um índio potiguara chamado Filipe Camarão. Ele ajudou os portugueses a reconquistar o território, revelando-lhe os segredos das emboscadas e das matas.
 Durante mais de dois séculos não se teve mais notícias dos potiguaras. Os registros sobre eles voltaram a surgir apenas no século XX.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais