Buscar

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
 
História do Dia das Bruxas
 
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
 
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
 
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
 
Símbolos e Tradições
 
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
 
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
 
Halloween no Brasil
 
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Halloween nos estados unidos 
Como o Halloween não está ligado a nenhuma instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organização e celebram a data.
 
O caráter religioso foi perdendo, com o passar do tempo, a relação com o Halloween. Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.
 
O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.
 
Principais atividades do Halloween nos Estados Unidos (tradições):
 
- Trick or treat (“doce ou travessura”) – crianças fantasiadas com trajes típicos (fantasmas, múmias ou outros personagens assustadores) passam de casa em casa pedindo doces e balas.
 
- Uso de trajes típicos (assustadores) – pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.
 
- Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das Bruxas.
 
- Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos EUA de Jack-o'-lantern) – envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.
 
- Visita a atrações assombradas – muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.
 
- Conto de histórias assustadoras – realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.
 
- Brincadeiras típicas do Halloween – uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes (mordendo).
 
- Organização de festas e bailes à fantasia com temática do Dia das Bruxas.
 
- Assistir filmes ou encenações teatrais de terror.
 
- Acendimento de fogueiras .
Significado dos símbolos do halloween
-abobora: Segundo a lenda irlandesa, um homem chamado Jack O' Lantern conseguia enganar o diabo livrando sua alma do inferno. Quando morreu não foi aceito nem no céu e nem no inferno.
Assim, passou a perambular pelas noites escuras com a luz de uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa preso.
Com a emigração dos povos de origem celta para os Estados Unidos, o nabo, que era usualmente utilizado como lanterna nas noites de Halloween, foi substituído pela abóbora. Isso porque essa leguminosa era mais abundante no país americano.
-bruxas: Contudo, elas não faziam parte de um imaginário maléfico e demoníaco. As bruxas eram consideradas mulheres sábias e com uma grande conexão com a natureza.
-morcego: O morcego faz parte do imaginário das celebrações do Halloween, assim como o vampiro. Ambos representam o mundo das trevas, o sombrio e o noturno.
-gato preto: O gato preto faz parte do imaginário que está relacionado às bruxas. Diz a lenda que as bruxas se transformam em gatos pretos e que estes também incorporam o espíritos de pessoas já mortas.
-vassoura: Usada como meio de transporte pelas bruxas, a vassoura é outro elemento simbólico muito associado a essas feiticeiras. Simboliza o poder feminino e a limpeza de pensamentos e energias negativas.
-vela: A vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos que vinham visitar os seus familiares.
-aranha: A aranha é um animal símbolo do Halloween. É a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologia, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria.

Outros materiais