A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
PROJETO DE ENSINO

Pré-visualização | Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ELOANA DE ALMEIDA VIEIRA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
VITÓRIA
2017
ELOANA DE ALMEIDA VIEIRA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo. 
Orientador: Prof Diego Barboza Prestes, Profª.Lilian Gavioli de Jesus e Profª Natalia Gomes dos Santos
VITÓRIA
2017
VIEIRA, Eloana de Almeida do(s) autor (es).O Lúdico na Educação Infantil e no 1° ano do ensino fundamental. Trabalho de conclusão de curso. 34 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) –. Universidade Norte do Paraná, Vitória, 2017.
RESUMO
 O projeto de ensino elaborado tem como tema o lúdico: o brincar na educação infantil e no 1° ano do ensino fundamental, onde o brincar é a principal linha de pesquisa, pois a brincadeira faz parte da vida da criança, sendo parte importante da construção cognitiva da mesma e quando a escola começa a fazer parte da vida dela, essa parte tão importante para seu desenvolvimento tem que acompanha- lá e continuar a fazer parte da vida dela como instrumento essencial para construção do saber, mas muitas vezes não é usada de forma a trazer um aprendizado significante e só é permitido na hora do intervalo sem um objetivo específico para agregar conhecimento. O objetivo desse projeto é fazer do brincar base para o aprendizado, desenvolver o convívio social, respeitar a natureza da criança entre outras que favoreçam a educação. Os conteúdos abordados são linguagem oral e escrita, matemática, ensino da natureza e sociedade, música e artes. As atividades se desenvolverão no 2º semestre, sendo uma vez por semana, com recursos recicláveis, jogos, brinquedos e material escolar e a avaliação consiste em um portfólio para comparação dos resultados com o bimestre anterior. O referencial teórico baseia-se na construção do conhecimento, físico, cognitivo e social através de conceitos lúdicos, incluindo jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, reforçada teoricamente por autores como: Piaget: trabalha com o jogo pela assimilação ou acomodação, Vygotsky que vê no jogo a possibilidade de sempre estar numa zona pela busca do novo, Kishimoto que todo material pode ter o seu valor lúdico.
Palavras-chave: Lúdico. Escola. Jogos. Socialização. Criança.
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................................. 5
2. Revisão Bibliográfica..................................................................................7
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino................................22
3.1.Tema e linha de pesquisa........................................................................22
3.2. Justificativa..............................................................................................23
3.3. Problematização......................................................................................24
3.4. Objetivos..................................................................................................25
3.5. Conteúdos...............................................................................................25
3.6. Processo de desenvolvimento.................................................................27
3.7. Tempo para a realização do projeto........................................................28
3.8. Recursos humanos e materiais...............................................................29
3.9. Avaliação.................................................................................................30
4. Considerações Finais.................................................................................32
5. Referências................................................................................................33
INTRODUÇÃO
 O presente projeto tem por objetivo apresentar algumas constatações e problematizações que envolvem o tema lúdico na construção das aprendizagens de crianças da Educação Infantil e no 1º ano do ensino fundamental.
 O tema foi escolhido por acreditar-se que na infância o brincar é intrínseco à constituição do ser criança. Através do brincar os pequenos são capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens. Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. 
 Na brincadeira a criança se solta, deixa sua liberdade e sua criatividade fluírem podendo assim descobrir-se como pessoa. Isso, porém, ocorre de forma sistematizada, quando há a participação do professor como mediador do processo, dialogando com a criança e criando situações de jogos e brincadeiras que mobilizam saberes e promovem a construção de novas aprendizagens.
 A ludicidade (com jogos e brincadeiras) deve fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil e do 1° ano do ensino fundamental. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do lúdico pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder. 
 Partindo destas ideias, buscou-se realizar este projeto com o objetivo de verificar como são trabalhados os jogos e brincadeiras na educação infantil. Especificamente, objetivou-se investigar a relevância do lúdico no desenvolvimento da criatividade, do equilíbrio, da coordenação e da comunicação dos alunos. A efetivação do estudo deu-se por meio de observações realizadas durante os estágios supervisionados.
 Desse modo, ao elaborar o presente projeto, buscou-se saber qual seria o melhor meio de introduzir o lúdico no cotidiano da Educação Infantil e no processo de aprendizagem. Para isso, foi necessário conhecer a realidade dos educandos e propor atividades que despertassem seu interesse e suas aprendizagens.
 A escrita deste projeto foi organizada inicialmente pela apresentação dos encaminhamentos metodológicos que conduziram a pesquisa,elaboração, construção seguidos pela fundamentação teórica na qual foram embasadas algumas ideias e constatações. Posteriormente foram trazidas as análises das observações realizadas e também das contribuições dos professores, direção da escola e alunos. Finalizando, apresentam-se as considerações que retomam a questão que originou esta proposta buscando respondê-la a partir da realização do respectivo projeto.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. A Infância e as Brincadeiras
 Para iniciarmos o seguinte estudo buscam-se as contribuições de Piaget (1973), onde o mesmo desta que se verifica o desenvolvimento humano que se realiza através de estágio, de fases, na mesma ordem para todos os indivíduos que possuem o mesmo desenvolvimento normal, e passam por essas fases, podendo até mesmo variar as idades.
 Na atualidade as atividades lúdicas são usadas por toda a sociedade, porém antes do século XVI essas atividades não eram vista, logo porque a criança não era valorizada, a tinham como um adulto em miniatura. Sobre isso ÁRIES (1978) enfoca que no século XVII a arte Medieval não conhecia a infância, pelo fato de que não existia lugar para a criança naquele período. As crianças não tinham sua própria identidade e tudo que faziam era viver a vida de um adulto, não existiam brinquedos nem brincadeiras, a elas atribuídas.
 No catolicismo, as atividades lúdicas eram consideradas ociosas e geradoras de desvios. Também no período da revolução industrial as brincadeiras