Buscar

PROVA PARCIAL DE CONSULTORIA INTERNA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA PARCIAL DE CONSULTORIA INTERNA
1: Abaixo estão descritas algumas da etapas que compõe um trabalho de consultoria, exceto:
R: Implementar ações sem o conhecimento do cliente.
2: Uma consultoria de qualidade levará em conta:
R: As condições reais da empresa e do mercado.
3: Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
R: Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
4: Todas as respostas estão relacionadas a Consultoria Artesanal, exceto uma:
R: Consultoria onde existe um modelo pré-estabelecido para ser aplicado em qualquer cliente
5: empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência. Pode-se afirmar que o objetivo de um processo de diagnóstico em consultoria é : I - possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim orientar o rumo das ações, apontando soluções para os problemas encontrados. II - avaliar o funcionamento da organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento; III - analisar preferencialmente os fatores externos para elaboração de plano de ações de melhoria. Está CORRETO o que se afirma em:
R: I e II.
6: Conforme já vimos em uma das aulas, existem vários tipos de consultorias. Dentre elas, as consultorias interna e externa. A decisão de utilizar uma ou outra, ou ambas, parte da análise de suas vantagens e desvantagens, dos objetivos, além da celeridade dos resultados que se pretende. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente uma vantagem da consultoria interna de RH:
R: Proporciona a maior aproximação da área de RH com os seus clientes, identificando suas expectativas, carências e atendendo-os com mais eficiência e eficácia em tempo real.
7: Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
R: Focada em atingir os objetivos estratégicos com visão global e ação local
8: A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
R: Isenção e Discrição é algo necessário.
9: A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
R: Centralização das decisões no RH.
10: Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo:
R: Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo;
11: Em relação à atuação da consultoria:
R: Pede competência em estabelecer uma relação de ajuda
12: Apresentamos três afirmativas sobre o papel do consultor interno de RH. Leia com atenção! I O consultor interno de RH também atua como um agente de mudança na empresa II Os assuntos de racionalização do trabalho (O&M) também são pertinentes à CIRH III O consultor interno de RH precisará exercer empatia ao atender seus clientes internos. Na sequência de alternativas de respostas apresentadas, sinalize aquela que indica a(s) afirmativa(s) absolutamente correta(s):
R: As afirmativas I, II e III estão corretas
13: É correto afirmar que:
R: A Consultoria associada é praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional
14: A consultoria autônoma possui como características básicas ser realizada por:
R: Profissional qualificado que atua de forma independente, sem vínculo empregatício com a organização-cliente.
15: A descentralização das políticas e dos procedimentos de gestão de RH se faz com a diligente atuação da Consultoria Interna de RH. Assim, podemos afirmar que essa atuação tem levado os dirigentes e colaboradores das áreas funcionais a:
R: obter ajuda consistente na resolução das dificuldades setoriais.
16: São objetivos da consultoria interna, exceto:
R: Tomar decisões estratégicas
17: Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
R: Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
18: Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
R: Estratégico
19: Define o que a organização pretende ser no futuro, onde ela deseja chegar, que tamanho almeja ter¿. Esta definição refere-se a:
R: Visão
20: Alguns aspectos positivos decorrentes da implantação da consultoria interna de Recursos Humanos estão listados abaixo. Assinale a alternativa que NÃO indica um desses aspectos.
R: Resistência a mudança.
21: Entende-se por Consultoria Interna de Recursos Humanos:
R: Um modelo de descentralização e compartilhamento dos processos de RH
22: As etapas de ação de uma consultoria organizacional são respectivamente:
R: investigação de informações, constatação de causas, estudo de alternativas viáveis, proposição de soluções , assessoramento
23: É um tipo de Consultoria praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Estamos falando da:
R: Consultoria Associada
24: Assinale a resposta certa em relação aos tipos corretos de modalidades de consultoria:
R: Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, externa e interna.
25: Um dos motivos para que as empresas modernas implantem a consultoria interna é:
R: O aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários
26: São objetivos da consultoria interna, exceto:
R: Tomar decisões estratégicas
27: Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
R: Focada em atingir osobjetivos estratégicos com visão global e ação local
28: É sabido que papel do RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, mas, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Para muitos autores, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Assim, os objetivos da atuação da Consultoria Interna de RH deverão ser:
R: Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando a empresa para o futuro.
29: Em nossa disciplina Consultoria Interna de Recursos Humanos, dentro dos conceitos abordados, é pontuada em toda sua extensão, a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. Diante desta informação, assinale a única questão que melhor responde sobre o papel do consultor interno de Recursos Humanos.
R: O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
30: Segundo Luiz Augusto Mattana da Costa Leite (CMC e Vice- Presidente do IBCO), em artigo publicado na HSM Online e no IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Interna, observa que o Consultor educa, não ensina! E estabelece a seguinte narrativa: "As organizações estão incorporando, crescentemente, conceitos e processos de aprendizagem em suas práticasgerenciais e operacionais. O trabalho do consultor se dá a partir de, pelo menos, quatro dimensões que têm relação direta com aprendizagem:relação de ajuda, mudança, intervenções e implementação com autonomia decisória do cliente." Assinale a única alternativa que não corresponde plenamente ao enunciado.
R: a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; o colaborador deve estar pronto, apto a desenvolver sua função e não depender da organização da aprendizagem (learning organization);

Continue navegando