Buscar

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SLIDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Prof. Bruno César
Objetivo geral 
Conhecer os aspectos sociais, culturais e históricos que estão:
Presentes na Educação a Distância, enquanto modalidade de ensino; as diferentes ferramentas e formas de ensino aprendizagem, mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Justificativa - Apresentar as diferenças entre o estudar presencialmente 
Prática culturalmente consolidada em nossa sociedade e em sistemas educacionais –, como desenvolver e produzir conhecimento em ambientes virtuais e digitais, por meio de ferramentas e tecnologias de comunicação. Realizar um exercício de autoconhecimento e compreensão da Educação a Distância (EaD) das diversas formas de utilizar as ferramentas de estudo e comunicação. Descrever algumas das regras e preceitos que envolvem o AVA Blackboard (Ambiente Virtual de Aprendizagem), bem como estudar e estabelecer vínculos de relacionamento com os atores envolvidos no cenário educativo da EaD.
Trajetória a ser trilhada: o que é EaD? 
Fundamentos da Educação a Distância (EaD): o que é Educação a Distância; 
Histórico da Educação a Distância;
Políticas públicas para Educação a Distância no Brasil.
Trajetória a ser trilhada: esta é a UNIP Interativa! Universidade Paulista e UNIP EaD: histórico da Universidade Paulista e UNIP Interativa; 
Cursos de Ensino Superior ofertados à distância;
Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
Atores da Educação a Distância.
Trajetória a ser trilhada: aproveitar o mundo digital Ferramentas para estudar virtualmente: como escrever, pesquisar e desenvolver atividades na Web; 
Leituras e análises dos conteúdos digitais;
Avaliação à autoavaliação da aprendizagem.
Educação a Distância: primórdios
Idade Antiga (Grécia e Roma):
Envio de cartas e manuscritos que traziam informações pessoais e coletivas, transmitindo informações científicas e instrução. Idade Média (Alemanha): 
Surgimento da imprensa e distribuição de conteúdos via papel, substituindo os manuscritos.
Séculos XIX/XX: cursos livres de formação curta, (idiomas, atividades domésticas, etc.). Uso de cartas para interação. Séculos XX/XXI: inserção do rádio (Rádio Sociedade do Rio de Janeiro), televisão (Telecurso 2000), telefone e... Internet. Internet: unifica os meios de disseminação de informações num único suporte (tela digital). O Youtube é um exemplo de tutoriais e manuais digitais.
Moore (2008) – A EaD é dividida em cinco gerações: primeira: comunicação textual estrita (correspondência); segunda: rádio e televisão, disseminando saberes e conteúdos; terceira: universidades abertas e treinamentos para empresas ou pessoas de uma determinada localidade;
Moore (2008) – A EaD é dividida em cinco gerações: quarta: interação a distância em tempo real, usando áudio e videoconferência; quinta: o ensino e o aprendizado online, em classes e universidades virtuais, baseadas em recursos mediáticos
Interatividade 
A respeito da EaD e a partir dos preceitos de Moore (2008), qual afirmação é incorreta? a) A primeira geração é marcada pelo uso da correspondência e troca de textos impressos. 
b) A segunda fase emprega a radiodifusão (rádio e televisão) para disseminar saberes e conteúdos. 
c) A terceira geração consiste em empregar práticas pedagógicas repetitivas e cansativas (“copiar a lousa”). 
d) A quarta fase possibilita a interação a distância em tempo real, em cursos de áudio e videoconferência. 
e) A quinta etapa consiste em “ensino e aprendizado online”, apoiado em recursos mediáticos (“http://www”).
Resposta (comentário) 
A terceira etapa indica a criação das Universidades Abertas e treinamentos para empresas ou pessoas de uma determinada localidade. Moore (2008): movimentos de entidades educacionais e empresas que buscam disseminar seus saberes, com intuitos variados.
Educação a Distância no Brasil: é legal? 
Práticas durante o século XX: cursos livres de instituições norteamericanas,( oferecendo formação técnica em atividades do comércio e indústria; discussões da oferta de Cursos de Direito (1920 – SP) e Radiodifusão de conteúdos (Roquette-Pinto – RJ); institutos técnicos, como o Universal Brasileiro e Monitor (1940/1950 – São Paulo e Rio de Janeiro); https://goo.gl/81GLNl.
Práticas variadas durante o século XX: Surgimento do Programa Nacional de Teleducação (Prontel), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), organizando diversos programas de EAD, no território brasileiro. Formação continuada de professores, em âmbito público (federal, estadual e municipal) e privado, desde os anos 60/70. O boom de tais atividades ocorre nos anos 90, em diante. Entre 1992 e 1994, o surgimento da Coordenadoria Nacional( de Educação a Distância (MEC) e do Sistema Nacional de Educação a Distância amadurecem um plano governamental para implementação da EaD em nosso país.
Práticas variadas durante o século XXI: A partir de 2004/2005 (dez anos depois), o artigo 80 da LDB, através do Decreto 5.622/05 legaliza a Educação a Distância, como modalidade de ensino. Em 2006, pelo decreto 5.800/06, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) começa a operar, oferecendo cursos de graduação, em todo território brasileiro. Nesta mesma década, diversas instituições de ensino superior privadas e comunitárias começam a desenvolver atividades a distância, dentre elas a Universidade Paulista/UNIP Interativa.
Universidade Paulista: 
Sua história A UNIP faz parte do Grupo Objetivo, atuante nas áreas de Educação e Mídia, em território nacional. Assim: 1972: Instituto Unificado Paulista (IUP), como Pedagogia, Comunicação Social (Jornalismo), Psicologia e Letras, reconhecidos pelo Decreto Federal n.º 77.546/76. Anos depois, outros cursos e institutos foram autorizados pelo MEC: Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP – 1975), Instituto de Odontologia Paulista (IOP – 1981).
Sua história 09/11/1988: publicação da Portaria Ministerial n.º 550, autorizando o funcionamento da UNIP, pelos cursos do IUP, IOP e IEEP. a UNIP é multicampi, atendendo em 12 unidades na cidade de São Paulo; no estado de São Paulo, 14 cidades são atendidas, como Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Santos, Bauru, São José dos Campos e demais localidades; 
Manaus, Brasília e Goiânia são capitais que também têm campi da UNIP. goo.gl/N5A3dU Universidade Paulista: sua história O Grupo Objetivo sempre utilizou ferramentas de comunicação à distância: 
as primeiras transmissões foram das aulas do Curso Pré- Vestibular Objetivo, para diversas unidades paulistas, via satélite; posteriormente, a reprodução de palestras e eventos, que ocorrem em seus campi, para todas as unidades da UNIP (Ciclo de Palestras); 
https://goo.gl/f4moH3 Universidade Paulista: sua história uso da televisão aberta, como Vestibulando e Vestibulando Digital; 
uso de materiais multimídia, como DVDs interativos para o Colégio Objetivo e Sistema Objetivo de Ensino; produção de jogos interativos, para Educação Básica (Colégio Objetivo) e Superior (UNIP – Simuladores de Jogos e Brinquedoteca); https://goo.gl/I6QHBr 
Universidade Paulista: sua história com o conhecimento adquirido e desenvolvido no ambiente digital, houve o crescimento do interesse de nosso corpo discente dos conteúdos disponibilizados em ambiente digital; assim, houve a necessidade e possibilidade de ampliar seu acesso a todos os demais alunos que também desejassem usufruir destes objetos educacionais digitais (Conteúdo Online – CO).
Interatividade 
A respeito da Educação a Distância, em nosso país, é correto afirmar que: 
a) Os Institutos Universal Brasileiro e Monitor surgiram nas décadas de 1940/1950, oferecendo cursos técnicos. 
b) O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) começa a operar no ano de 2005. 
c) Em 1991 é criada a Coordenadoria Nacional de Educação a Distância, pelo antigo Ministério da Educação e Cultura (MEC). 
d) Na década de 1930, ocorreram diversasdiscussões para a oferta do curso de Psicologia, na modalidade semipresencial. 
e) O artigo 80 da LDB, através do Decreto 5.622/04 legaliza a Educação a Distância, como modalidade de ensino.
Resposta (comentário) 1941: o Instituto Universal Brasileiro (IUB) foi um dos grandes divulgadores e utilizadores da EaD, no Brasil. Cursos de curta duração, enviando cartilhas e manuais para seus alunos, via correio. Os estudantes devolviam as atividades, mandando cartas para IUB.
UNIP Interativa: história Em 2004, a UNIP Interativa é credenciada pelo Ministério da Educação, a partir das Portarias 3.633 (09/11/2004) e 3.475 (22/10/2004). Dois anos mais tarde, iniciam-se as atividades pedagógicas e administrativas, ofertando cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. São duas modalidades: o Sistema de Ensino Presencial Interativo (SEPI) e Sistema de Ensino Presencial Interativo (SEI).
A UNIP Interativa está presente no Brasil, disseminando conhecimento e formação acadêmico-profissional, nas áreas de humanas, exatas e biológicas. São cursos reconhecidos pelo MEC e conceitos positivos no Enade, atendendo todos os aspectos legais e de qualidade na Educação Superior brasileira.
Atividades acadêmicas: presencial e a distância Para desenvolver as atividades do seu curso e de sua formação, existem diversas pessoas e setores envolvidos para auxiliá-lo. Presencialmente: estrutura do polo, com o tutor presencial e coordenador. 
A distância: Ambiente Virtual de Aprendizagem + Central de Atendimento + Telefone = equipe pedagógica e administrativa. goo.gl/dWyMzG Atividades acadêmicas: presencial atividades programadas, como: 
Ciclo de Palestras, Grupos de Estudos e Visitas Monitoradas, de acordo com as necessidades e ações de cada curso; avaliações formais, como: Provas (objetivas e discursivas), validação das Atividades Complementares, defesa de monografias (TC ou TCC), chats de orientação; tutor presencial, coordenador do polo e atendimento administrativo. goo.gl/XaJqhQ Atividades acadêmicas: a distância Contato direto e indireto (AVA, Central de Atendimento e Telefone): professor; tutor a distância; coordenação pedagógica do curso; administrativo EaD (Secretaria); setores de atendimento (Provas, Estágio Curricular, etc.); colegas de curso (seu polo e demais localidades). https://goo.gl/2VLAt3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a universidade em sua casa Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Blackboard): universidade em casa (material didático, teleaulas, ferramentas de interação, tutoriais, solicitação de serviços, etc); desenvolvimento flexível dos conteúdos programáticos e etapas acadêmicas, respeitando os processos estipulados, via calendários e manuais acadêmicos; interação com os diversos setores e pessoas envolvidas direta e indiretamente em sua formação acadêmica e profissional.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) reúne diferentes ferramentas operacionais: disciplinas (teleaulas, exercícios, fóruns de discussão); atividades acadêmicas de formação complementar (disciplinas optativas, palestras específicas, etc.); etapas pontuais dos cursos (atividades complementares, monografias, relatórios, estudos de caso etc.); relacionamento com o administrativo (inscrição em disciplinas, documentação, etc.) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a universidade em sua casa Plataforma Blackboard: Fórum de discussão (atenção à demanda solicitada e produção de opiniões, reflexões ou solução de situaçõesproblema). 
UNIP Interativa: Central de Atendimento (atendimento assíncrono dos setores administrativo e pedagógico da UNIP Interativa); Telefone (atendimento síncrono dos departamentos anteriormente citados. Fique atento ao funcionamento, pois segue-se o horário de Brasília).
Interatividade 
A UNIP Interativa inicia sua atividades acadêmicas, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, no ano de? 
a) 2004. 
b) 2005. 
c) 2006. 
d) 2007. 
e) 2009.
Resposta 
(A partir do segundo semestre de 2006, inicia-se a UNIP Interativa, com quatro cursos Superiores de Tecnologia e dois cursos de Pós Graduação Lato Sensu, no formato denominado Sistema de Ensino Presencial Interativo – SEPI).
Como estudar? Utilização das ferramentas de interação dos atores pedagógicos da UNIP EaD e os objetos educacionais disponibilizados: separar um espaço de tempo para( a realização das atividades exigidas pontualmente (sugere-se entre três a sete horas por semana); dedicar um caderno ou arquivo( digital que contenha as anotações realizadas ao longo das atividades, como diário de bordo;
fazer a leitura ou visualização dos arquivos propostos, bem como a pesquisa de livros, filmes e outros objetos indicados pelos professores e tutores; participação dos fóruns, realizando uma pesquisa pontual dos temas citados, unindo a teoria e a prática, se possível. interagir com os colegas por meio das ferramentas disponibilizadas pela instituição ou por meio das mídias sociais digitais. goo.gl/hL19xu 
Como estudar? Utilizar o contato com os tutores (a distância e presencial) como mediadores de leitura e compreensão dos blocos conceituais; ficar atento ao calendário e aos avisos postados pelos diferentes setores da UNIP Interativa. Sempre que houver dúvidas, entrar em contato com seu polo ou com o tutor do seu curso; marcar presença em suas atividades e também dividir com seus colegas aquilo que é diferente e peculiar em sua região, como forma de (auto)conhecer as diferentes realidades existentes. 
Como se relacionar? Há conselhos de etiqueta que circulam em redes sociais da Internet, mas de autoria anônima. Adaptamos alguns que podem fazer parte do EaD: nunca se esqueça: há pessoas do outro lado da “linha”, pois a interação é realizada por um equipamento impessoal; é fácil “esquecer” que existem pessoas “do lado de lá” e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse com elas. goo.gl/AxLyaU 
Como se relacionar? Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros. Você não é a única pessoa que se comunica na internet, mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão, “whats” ou endereços particulares; se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não o correio eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor. Um exemplo é ligar para seu tutor a distância. 
Como se relacionar? seja claro, breve e objetivo. Sempre! Assim, nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que, quanto maior for sua mensagem, menos pessoas a lerão; a maioria das pessoas na internet vai lhe conhecer somente a partir do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público-alvo; respeite direitos autorais (copyright); se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. 
Não utilize ideias alheias como sendo suas. 
Como escrever? É comum, ao escrever, produzir alguns parágrafos pequenos ou grandes demais. Isso faz com que os trechos tenham problemas de pontuação. Assim, duas dicas: um parágrafo “bom” tem, em média, cinco a seis linhas. Mais do que isso, quebre o trecho e, com o restante, forme novo parágrafo. E se for menos do que isso, é por que ele não está bem descrito ou extremamente telepático. goo.gl/sCMosX Como escrever? Além disso, uma boa sentença tem, em média, duas linhas. Mais do que isso, use o ponto final e comece nova frase, na mesma linha. Isso faz com que o leitor preste atenção e fique com menos informações extensas. 
Por fim, se bater a dúvida “o parágrafo” ou a “frase está boa?”, leia o trecho em voz alta. Se ficar cansado ou ofegante, é porque o texto está extenso. Evite a tentação de copiar trechos de livros e conteúdos presentes na internet, esforçando-se na proposta apresentada. Assim,faça sempre paráfrase e citação, por favor, respeitando a norma ABNT. 
Interatividade 
Das dicas apresentadas para estudar e relacionar-se à distância, está incorreta: 
a) Nunca utilizar dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Quanto maior for a mensagem, menos pessoas a lerão. 
b) Para saber se “o parágrafo” ou a “frase está boa”, é importante ler o trecho em voz alta. Se ficar cansado ou ofegante, é porque o texto está extenso. 
c) Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não o correio eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor. 
d) Evite a tentação de copiar trechos de livros e conteúdos presentes na internet, esforçando-se na proposta apresentada. 
e) Sempre que houver dúvidas, entrar em contato apenas com seu polo e não com o tutor a distância do seu curso.
Referências (dicas de leitura) LITO, Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org). “Educação a Distância: o estado da arte”. São Paulo: Pearson, 2009. LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. “O que e o quem da EAD: História e Fundamentos”. Curitiba: Intersaberes, 2013. MOORE, Michael Grahame. “Educação a distância: uma visão integrada”. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Revista Scitis. São Paulo: “Universidade Paulista (Unip Interativa) nº.1, set/2014”. Disponível em: http://www.unipinterativa.edu.br/scitis/edicoes/1edicao/ RIFKIN, Jeremy. “A era do acesso”. São Paulo: Makron Books, 2001.
�PAGE �
�PAGE �4�

Outros materiais