Buscar

4 Império Turco Otomano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 – Apresentar para a seção a história do Império Otomano que marcou a transição da idade média para a idade moderna.
O Império Otomano foi uma grande dinastia que existiu entre os anos 1299 e 1922, aproximadamente. Teve início com pequenas tribos turcas nômades, na região da Anatólia, atual Turquia. Estas tribos começaram a se desenvolver políticamente e econômicamente, além de iniciar uma natural expansão de sua religião muçulmana, pois segundo o Alcorão, os fiéis devem repassar seus ensinamentos, tornando outras pessoas fiéis, além de combater a influência de religiões estrangeiras. Com o tempo, alguns nomes começaram a se destacar nestas tribos. Uma delas foi o de Otman I (1258 – 1324) que difundiu a sociedade turca de certa forma que esta se tornou um império, o império Otomano.
A partir deste período, sua expansão foi rápida, forte e eficaz. Buscando difundir a religião Muçulmana e, ao mesmo tempo, aumentar seus territórios. Acredita-se que esta expansão obteve seu conhecido sucesso graças à tolerância religiosa e cultural do império para com seus dominados, desta forma, muitos governos em decadência buscaram auxílio com os Otomanos, recebendo cuidados e, ao mesmo tempo, auxiliando no contingente militar e populacional do império. Algumas regiões da Europa, do Oriente Médio e do norte da África foram as primeiras vítimas de sua dominação, isto nos séculos XII, XIII e XIX. 
Posteriormente, no início do século XV contando com um exército misto, formado por diferentes nações, tais como sévios, búlgaros, gregos, romenos, croatas, árabes e turcos, das mais diversas etnias e principios religiosos, a expansão territorial tomou proporções gigantescas, dominando diversas outras áreas, inclusive, a capital do Império Bizantino, Constantinopla, que marcou, em 1453, o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Com esta dominação, inicou-se também uma nova dinastia no Império Otomano, onde as primeiras dominações, agora, ocorrem na Europa Ocidental.
Porém, com as primeiras defensivas nestas regiões, o Império começou a cair e lentas desagregações se iniciaram. Os povos dominados que auxiliavam o império começaram a se desenvolver independentemente, gerando uma instabilidade econômica na dinastia, além da retomada dos costumes e religiões destas nações vassalas, que tornaram as relações culturais mais complicadas.
No século XIX, as várias derrotas geraram cada vez mais instabilidade no império, até que no início do século XX, no ano de 1909, o sultão (imperador) Adbul Hamid II foi deposto, fortificando a independência dos países anteriormente dominados e, ao mesmo tempo, modernizando o que restou do Império Otomano. Porém, esta modernização aconteceu muito tarde, pois logo em breve algumas investidas Italianas e Francesas retardaram seu desenvolvimento, além disso, com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o Império se alia à Triplice Aliança, ou seja, aliada da Alemanha. 
Seus esforços, porém, não foram suficientes para aguentar as forças da guerra, entrando em extrema decadência e crise, quando em em 1923 o Império foi abolido, proclamando-se como a atual República da Turquia.
EXTENSÃO DOMINADA PELO IMPÉRIO OTOMANO:

Outros materiais