Buscar

Teoria do Estresse

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria Do Estresse
Aldecir dos Santos – D07BED-7 
Amanda dos Santos – D06JII-2 
Danilo Silvério – N803GA-7 
Kaiany Macedo – N813EH-5 
Marcela Appolinário – C97HBH-3 
Natália Ulisses – N852FJ-4 
Soraya de Souza – C98FBH-6 
Wilma Freire – D03105-8 

O que é o Estresse?
 O estresse é uma tensão provocada por situações que criam reações físicas ou psicológicas fora do habitual, provocando um estado ansioso no organismo.
 Os fatores que desencadeiam o estresse podem se manifestar com qualquer estímulo, podendo este ser externo ou interno, desestabilizando o equilíbrio dinâmico do organismo (homeostase).
 As fontes do estresse são os estressores, definidos como "qualquer evento que confunda, amedronte ou excite a pessoa". Tais eventos são estímulos que podem ser de origem interna ou externa ao indivíduo. 
 As fontes externas do estresse são mais fáceis de perceber e compreender do que as fontes internas. Estas, muitas vezes, necessitam da intervenção de profissionais da área de saúde mental para sua compreensão.
Fontes do estresse

3
Estímulos internos:
 São as manifestações do mundo interno da pessoa (cognições, modo de ver o mundo, crenças, valores, características pessoais, etc.)
Estímulos externos:
 Já os estímulos externos são situações que interferem no modo de vida de um indivíduo, como conflitos, desemprego, mortes, doenças, entre outros.

Sintomas

Conforme o nível de estresse diminui, os sintomas começam a desaparecer. Porém, quando esse nível não diminui, o estresse pode causar doenças graves, como hipertensão, lúpus, depressão, surtos psicóticos, câncer, entre outras. 
 Fase de alerta: O individuo necessita de mais força e energia para poder enfrentar o que esta exigindo dele mais esforço. A sensação interna causa o desiquilíbrio, ocorrendo quebra da homeostase. 
 Fase de resistência: Nessa fase o indivíduo busca o reequilíbrio do organismo. O gasto de energia necessário gera cansaço excessivo, o que causa problemas de memória. O lapso sinaliza que ultrapassou a capacidade de se adequar a situações presentes.
Fases do desenvolvimento do estresse.

 Fase de exaustão: é uma fase de alarme onde a resistência é quebrada. Problemas psicológicos surgem, como a depressão, e a exaustão física se manifesta em forma de doenças. 
 Fase de quase-exaustão: O organismo não consegue resistir às tensões e nem restaurar a homeostase interior. Nessa fase, os momentos de calma e desconfortos, cansaço e ansiedade oscilam. 
 O estresse crônico se diferencia daquele estresse comum por não ter término. A doença tem se tornado cada vez mais normal na sociedade atual, devido ao modo como as pessoas são forçadas aos extremos no seu dia-a-dia. Ficar constantemente nesse estado pode trazer sérios efeitos colaterais para a sua saúde, como perda de cabelo, hipertensão, obesidade e úlcera.
Estresse crônico

Aspectos psicológicos

Psicoterapias
Práticas de relaxamento
Exercícios físicos
Boa alimentação
Tratamentos médicos (medicação)
Tratamentos

maior compreensão sobre fatores externos e internos;
não ficar se recriminando por erros cometidos;
procurar sempre ter uma visão otimista;
conhecimento dos seus limites;
evitar o excesso de qualquer coisa que sobrecarregue sua mente;
Como prevenir?



Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando