Buscar

TRABALHO INTRODUÇAO DA ORGANIZAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
2
TRABALHO INTRODUÇAO DA ADMINISTRAÇAO
NOME: JAQUELINE DE SOUZA RAMOS MATRICULA: 201708138269
 
Anita Roddick
Ela é Anita Roddick, a polêmica inglesa fundadora de uma das maiores redes de cosméticos do mundo, a Body Shop.
 Anita deixou a presidência da Body Shop e agora ocupa somente uma cadeira no conselho da empresa. Portanto, tem menos influência nas contratações. De qualquer forma, isso não invalida o que ela, ao lado do marido, Gordon Roddick, tem conquistado nas últimas três décadas, desde a fundação da primeira loja da rede, em Brighton, no litoral sul da Inglaterra.
Hoje, existem 1 800 lojas em 55 países. Estima-se que a Body Shop venda um produto a cada 0,4 segundo para mais de 77 milhões de clientes em todo o mundo. Em 1998, uma pesquisa do jornal inglês Financial Times elegeu a marca como a 27a mais respeitada do globo.
Anita é, certamente, uma mulher à frente do seu tempo. Por isso, muitas vezes é radical em suas opiniões. Fala o que pensa, faz o que acredita. E no que ela acredita? “Minha visão, minha esperança é apenas esta: que muitos líderes enxerguem o papel decisivo das empresas na formação do espírito humano, não se limitando a produzir bens e serviços.”
Anita dá o exemplo. Colocou suas idéias em prática na Body Shop, abraçando causas que vão muito além do negócio. Brigou com empresas do porte da Shell para defender o povo Ogoni, que vivia no delta do rio Níger e teve suas terras arruinadas por causa da exploração de petróleo na área.
 “Nos últimos 25 anos, aprendi que o senso de comunidade é absolutamente vital para o sucesso.”
As propostas de Anita são ousadas. Mas é por ter a coragem de defendê-las e por tentar aplicá-las em sua própria organização que ela tem conquistado cada vez mais espaço — a empresária viaja o mundo dando palestras e visitando empresas. Enquanto lançava seu livro Meu Jeito de Fazer Negócios (Negócio Editora) no Brasil, no mês passado, já escrevia outro.
Na verdade, as idéias da empresária não são absolutamente novas. Ao contrário: a postura ética e socialmente responsável está na pauta de organizações mundo afora já há algum tempo e ganhou ainda mais destaque depois de crises como as ocorridas com as gigantes americanas Enron e WorldCom. Mas o caminho a ser percorrido ainda é longo.
A The  Body Shop Anita não fazia propaganda de seus produtos e aproveitava as vitrines de suas lojas para promover a proteção à natureza e a defesa do meio ambiente. Na busca de matérias-primas para seus produtos, Anita Roddick foi parar na Amazônia. Lançou uma linha de produtos à base de castanha-do-pará e aproveitou os índios e a Floresta Amazônica para promovê-los. Seus críticos, inclusive a organização não-governamental Survival International acusaram-na de faturar em cima dos índios dando-lhe uma participação irrisória nas vendas.
Contrária à ditadura da beleza e ao padrão estético anoréxicos das passarelas da moda, Anita lançou uma linha de produtos para gordinhas. O símbolo era Ruby, uma boneca inspirada nas mulheres do pintor flamengo Pieter Paul Rubens, do século 17, uma época em que magreza era sinal de tuberculose.
Além de oferecer infra-estrutura aos funcionários na sede da empresa, Anita se preocupa em trazer a beleza e a alegria para o ambiente de trabalho. Por todos os lados do escritório há fotografias, gravuras e frases motivadoras. Nos jardins, uma réplica em escala natural da obra Les Déjeneur sur LHerbe, de Manet. Anita é uma empreendedora. E como ela mesma define, empreendedores odeiam hierarquia, organizações fechadas e planos de longo prazo. “Empreendedores são otimistas patológicos, visionários”, diz. Da experiência em trabalhar ainda jovem no Clifton Café, de propriedade de seu pai, aprendeu a prestar um bom serviço aos clientes.
Anita Roddick, que transformou seus ideais num negócio altamente lucrativo e politicamente correto, morreu de hemorragia cerebral aos 64 anos em 10 de setembro de 2007, depois de contrair hepatite C e desenvolver cirrose hepática, uma das conseqüências da doença. Pelo seu espírito de luta e coragem no mundo dos negócios, Anita é reconhecida internacionalmente como uma das empreendedoras mais influentes do seu tempo. O seu legado ficará para sempre.
FRASES DE ANITA RODDICK
“As empresas hoje têm responsabilidade global porque suas decisões afetam os problemas do mundo no que se refere a economia, pobreza, segurança e meio ambiente.”
“Se você acha que a moralidade é um luxo que as empresas não podem oferecer, tente viver em um mundo sem ela.”
“Se você pensa que é muito pequeno para causar impacto, tente ir para a cama com um mosquito.”
(Mensagem preferida de Anita Roddick, impressa na lateral dos veículos da The Body Shop)

Outros materiais