Buscar

trabalho de Psicologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia Aplicada
	ATIVIDADE AVALIATIVA 02
1. Leia os artigos 170 e seguintes da Constituição Brasileira que se referem à “organização do trabalho e do trabalhador” e responda:
• Como você entende os preceitos constitucionais do Título VII – “Da Ordem Econômica e Financeira” sobre os Princípios Gerais da Atividade Econômica?
• Qual é o cerne em torno do qual gira toda questão da organização econômica que a Constituição Federal propõe?
• Tendo como ponto de partida os preceitos constitucionais e os conteúdos destas aulas, analise e interprete o que estes Princípios da Constituição Federal asseguram a todos no que se refere à Dignidade, valorização do trabalho humano?
• Considerando o que você leu nos artigos da Constituição brasileira, quais são alguns dos grandes desafios que a sociedade brasileira precisa vencer no que se refere aos trabalhadores, à produção, circulação e distribuição de bens gerada pela tecnologização?
*Os preceitos constitucionais do Título VII, diz respeito à “redução das desigualdades regionais e sociais”, contudo a centralização do capital em um grupo, principalmente sendo ele o grupo que controla e domina o mercado acentua cada vez mais as diferenças sociais, pois pressupõem a formação de trabalho assalariado, trabalhadores destituídos nos seus meios de produção, tornando-os dependentes dos donos do capital. Não há, portanto, igualdade de oportunidades o que faz com que a diferença entre as classes se acentue cada vez mais.
*No Brasil encontramos um grande número populacional que sempre esteve a margem da sociedade. Não ser incluído é um fato do passado, e que é passado de geração para geração. Uma Sociedade marginalizada pelo ponto de vista econômico e social, onde trabalhadores sejam eles assalariados ou autônomos vivem com rendimentos baixíssimos, ou melhor, sobrevivem, levando uma vida precária e sem proteção social, onde uma parte da sociedade e considerada potencialmente perigosa.
*O principal ponto da Constituição Federal constitui em assegurar a todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social e o preceitos da Constituição Federal deveriam assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, ou seja, uma sociedade livre e igualitária, onde todos deveriam ter acesso ao mínimo, mas na realidade, dura e crua, isto se torna apenas meros artigos da constituição.
2. O que significa o termo Revolução Industrial? Quais foram seus principais desdobramentos e impactos no campo tecnológico, econômico, social e cultural?
Pode-se conceituar Revolução Industrial como sendo um fenômeno de forte impacto social. Sabe-se que houve atividade industrial anteriormente embora “tosca” artesanato, manufatura, indústria, mas é a partir deste ponto específico da História, que surge a substituição do trabalho do homem pela agilidade da máquina. 
Os efeitos da substituição na manufatura (trabalho manual) pela manufatura (trabalho do homem manobrando aparelhos complicados) trouxeram uma carga hereditária ostensiva para a vida em sociedade. Deste ponto, surgiram revoluções na demografia, na agricultura no Comércio, nos transportes e principalmente nos princípios empresariais de administração com relação à inovação da produtividade. Passado todo o período que distancia a Revolução Industrial da Revolução Tecnológica constata-se que ambas fizeram surgir fortes mudanças no panorama mundial. O papel das duas está centrado exatamente no “divisor de águas” e desta maneira no fator promotor da divisão entre beneficiados e beneficiadores
Portanto, a Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários, de atender a demanda em expansão. A administração deve tão somente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa moderna, graças principalmente ao avanço tecnológico e descoberta de novas formas de energia, substituindo o modo artesanal por um industrial de produção.
1. Do texto de Marx é possível estabelecer a Compreensão que toda força produtiva é uma força adquirida, o produto de uma atividade anterior?
R: Sim, pois toda e qualquer força de produção é advinda de alguma atividade anterior, sendo as terras, máquinas, mão-de-obra forças de produção, o homem éa principal força produtiva, que usa da sua força para controlar ou transformar a natureza, ou o meio em que vive, ou ate a sociedade, no contexto atual. O texto de Marx deixa claro que a liberdade humana é “mera utopia”, pois se olharmos ao nosso redor e abrirmos os olhos da mente e por sua vez procurarmos ser “seres pensantes” observamos que vivemos em tempos cada vez mais críticos e difíceis de manejar.
É nítida a situação de miséria e desigualdade social que muitos ainda sobrevivem em nossos dias. Vivemos debaixo de regras, normas e leis impostas pela sociedade. Temos que andar mediante elas para não sairmos do contexto. Então passamos a viver debaixo do desenvolvimento social.
Então iniciamos o processo de produção bem como reprodução, através do trabalho gerindo todas as áreas de nossas vidas, constituindo assim nossa vida social, cultural e intelectual.

Outros materiais