Buscar

"O Mando"- Skinner -Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento Verbal, B.F. Skinner
Capítulo 3 
O Mando
No livro “Comportamento Verbal”, Skinner faz uma análise profunda sobre o comportamento verbal, apresentando conceitos e processos, bem como classificações, funções, o pensamento verbal, comunidade verbal, entre outros. A análise funcional do comportamento verbal é o estudo do comportamento verbal tanto do falante quanto do ouvinte em um ambiente específico. É feita de forma exigente, não superficial, destacando que nossa compreensão em uma análise “causal” deve ser avaliada pelo alcance de nossas previsões da ocorrência de casos específicos e da capacidade de produzir ou mesmo controlar estes comportamentos conforme a alteração das condições em que ocorrem.
A função do comportamento verbal é relacionada com a vida do homem em sociedade e as práticas culturais. Age sobre o ambiente e sofre as consequências da alteração provocada nele, como o reforço e a punição. 
Na segunda parte do livro, Skinner apresenta os operantes verbais, dentre eles: o mando, tato, ecóico, intraverbal etc. Especificamente no terceiro capítulo são abordadas as variáveis de controle, onde entra o “mando.”
O mando é um operante verbal que pode ocorrer de diferentes formas, ou seja, através dele a comunidade verbal pode dar ordens (- Deixe isto aí!), fazer pedidos (Me dê um copo d’água?)”, identificar os reforços necessários a outra pessoa (- Quer que eu desligue o ar-condicionado?), aconselhar, questionar, pedir atenção, entre outras coisas. Seu repertório é construído em situações em que o operante verbal emitido sob estimulação aversiva ou provação foi seguido de uma mesma consequência reforçadora. O mando especifica seu reforço e o padrão de resposta que este obtém depende da linguagem, ou seja, das práticas de reforço da comunidade verbal.
É importante destacar que o mando funciona principalmente em benefício do falante, enquanto outros operantes verbais funcionam principalmente em benefício do ouvinte. Exemplificando, em um mando por um pão, o verbalizador pode estar com fome, mas o ouvinte pode não estar.

Continue navegando