Buscar

avaiação epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	Aluno: LILA ALVES DE MELLO
	Matrícula: 201402503245
	Disciplina: SDE0245 - FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
		Quest.: 1
	
	
	
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
	
	diminuição da cobertura vacinal
	
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	
		2.
		Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
		3.
		A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
		4.
		Tem-se como um exemplo de Prevenção Secundária:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade
	
	
	A reabilitação de paciente pós acidente vascular encefálico
	
	
	A reabilitação paciente pós infarto do miocárdio
	
	
	O rastreamento de câncer de colo de útero
	
	
	A imunização
	
	
		5.
		De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
		6.
		Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	Promoção da saúde.
	
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	
	Formulação de hipóteses.
	
	
	Problematização.
	
	
		7.
		Analise as afirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
	Somente a I está correta.
	
	
		8.
		Assinale a alternativa FALSA:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	
		9.
		As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
	
	
	As variações das doenças no transcorrerdo tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.
	
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	
	
		10.
		As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre.
	
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	
	
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros

Outros materiais