Buscar

revisão av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Da família a comunidade a educação existe difusa em todo comum sociais, entres em contábeis praticas dos mistérios de aprender, primeiro sem classes de alunos sem livros e sem professores especialistas, mais adiantes escolas, salas e professore e métodos pedagógicos. A parti da leitura desse trecho apresente a definição de educação difusa. O que é educação difusa? O que é educação? 
R: Não tem como escapar da educação difusa pois é passada de geração a geração desde que nascemos, é o modo de vida dos grupos sociais que criam e recriam, entre tantas invenções de suas culturas, em sociedade. Uma forma de educar colonizando produzindo e praticando para que elas se reproduzam o saber que atravessa as palavras da tribo, regras de trabalho, artes, religião, artesanato. 
É uma educação que temos em casa, começa na África estudando ao ar livre observando os fenômenos da natureza. É uma educação que o pai nos transmite ensinado como se comportar na sociedade, religião e etc.
2-Segundo Maria Lucia Arruda, somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. De acordo com o texto a cima aponte a importância do estudo da história para compreensão dos fenômenos educacionais.
R: História é fatos de uma mudança de comportamentos na sociedade. É documentar as mudanças e fatos que aconteceu.
Fazer um pequeno texto sobre a mudanças
3-Sobre a situação do oriente antigo não podemos afirmar que a princípio... o que não é: qual alternativa está incorreta:
R: Havia uma educação única para todos da sociedade.
4- A grande invenção da época medieval foi a universidade, que tinha como modelo de ensino, uma educação doutrinária. Marque a opção em que este modelo de ensino está evidenciado.
R: um modelo de ensino doutrinaria é Escolástica 
No apogeu da Escolástica (século XIII), o principal expoente foi: 
R: São Tomas de Aquino;
5- Um profissional educador ao entrar no mercado de trabalho é contratado por uma escola religiosa, que mantém estruturas tradicionais de ensino. Sabendo disso, este profissional se dispõe a adaptar sua prática ao projeto pedagógico da escola. Sendo assim, qual será sua atitude pedagógica? 
R: Estruturando seu planejamento tendo como base os conteúdos disciplinares, fundamentado na Concepção da filosofia clássica e dando a este conteúdo o caráter confessional exigido pela instituição.
6- A política faz parte das nossas vidas, somos seres políticos. Aristóteles afirmava que o homem é por natureza um animal político, a partir das afirmações é coerente que:
R: Nós somos políticos por natureza, não depende das relações sociais. Somos seres políticos por necessidade de vivermos com os nossos semelhantes.
7- Na sociedade escravista grega o homem rico tinha a possibilidade de desfrutar do tempo livre, privilegio daquele que não precisava trabalha para sua própria sob existência. Em função dessa permutativa surgia a escola como:
R:Era um lugar onde eles desfrutavam o ócio. Só os ricos desfrutavam do seu tempo livre.
8- Analise as afirmativas a respeito da escola nova:
Tudo que era mais libertador, as aplicações de novos princípios pedagógicos, a criação de escola pública.
Aula 9 e 10
9- Perguntas de um trabalhador que lê: "Quem construiu a Tebas das sete portas? Nos livros constam os nomes dos reis os reis arrastaram os blocos de pedra? (...) A grande Roma está cheia de arcos de triunfos. Quem os levantou? (...) O jovem Alexandre conquistou a Índia. Ele sozinho? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu, além dele? Uma vitória a cada página. Quem cozinhava os banquetes da vitória? Um grande homem a cada dez anos quem pagava suas despesas? Tantos relatos. Tantas perguntas". (Bertold Brecht 1898, 1956). No poema, há uma forte crítica a uma determinada maneira de se encarar a História. Assinale a única opção coerente com o pensamento de Bertold Brecht: 
R: Brecht mostra afinidade com a concepção marxista ao apontar a importância dos anônimos na Construção da história. 
10- Quais características podem ser apontadas como comuns a civilizações antigas orientais nos campos da educação? Didática
R: educações tribais, educação na Grécia antiga, depois veio a mudança das escolas com o catolicismo, a queda de tudo isso. Hoje é uma educação formal voltada para o cientifico 
11- Qual é a importância da dialética para a educação grega?
R: o cara que se mantinha atualizado em cima de histórias de guerra de quem ganhou a guerra. Era literalmente a expressão que ele tinha para contar fato de história. Não tinha escritas.
12- Sobre a história da educação, quais das alternativas abaixo estão corretas:
Possibilita a interpretação sobre os diferentes processos educativos desenvolvidos nas sociedades. V
Cresceu diretamente atrelado com o campo de ensino. V
É uma ciência focada no estudo da organização das escolas em todos os tempos. F
É ramo da história que surgiu no século XX. F
Em quanto disciplina a história da educação surgiu FINAL no século XIX. F v
R: As sociedades que surgiram antes da escrita já modificavam a natureza, produziam cultura e, portanto, produziam história.
13- O ensino ocorria através do aprendizado mnemônico dos textos sagrados com aulas ao ar livre. O mestre, que não abusava dos castigos físicos, era venerado e respeitado, estabelecendo uma relação afetiva com o discípulo¿ O texto acima caracteriza a educação de uma civilização que também ficou caracterizada por ter uma educação que conformava a população a aceitar sua origem e as tradições ligadas as mesmas. A civilização em referência é:
R: Índia. Modelo de ensino indiano.
14- A sociedade romana se baseada numa organização social desigual, assim como muitas sociedades da civilização antigas evidencias era percebida na distribuição de bens, alguns eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos políticos. Considerados cidadãos romanos possuíam muitas riquezas e escravos. Marque um X 
R: é uma sociedade patrística. 
15- Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a principal característica da cultura pedagógica que começou a ser desenvolvida na Europa século XVI ao XVIII, analisar abaixo
R: Modelo de ensino especifico para crianças. Ensino fundamental voltado para criança.
16- Século XVIII é considerado o século das luzes onde a nação humana passa a ter uma centralidade na interpretação do mundo. Analise as afirmativar abaixo.
Muitas das ideias proposta pelos filósofos, foram abandonadas no período contemporâneo. Não é vdd
Diversos pensadores iluministas confiriam a importância central a educação para civilização. Sejamos conscientes e coerentes.
R: era o séc. Que todos os pensadores iluministas confiram a importância central 
Iluminista
No século XVIII, a Europa viveu um momento de grande efervescência cultural e ideológica: o Iluminismo. Pensadores como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot, entre outros, produziram importantes obras centrando suas críticas na sociedade do Antigo Regime e suas estruturas políticas (o Absolutismo), econômicas (o Mercantilismo) e religiosas (o dogmatismo da igreja Católica).
O modo de pensar e ver o mundo focado na racionalidade e nos princípios liberais vai ganhar cada vez mais adeptos em toda a Europa.
Acreditava – se que a razão seria o instrumento capaz de “iluminar” o caminho dos homens, conduzindo – os a uma era de novos conhecimentos e de progresso para as sociedades e estados.
1.Valorização da razão. 2. Valorização da investigação.3. A crítica ao absolutismo,e aos privilégios da nobreza e do clero. Desde Locke, no século XVII, chegando até Rousseau, as teorias contratualistas procuravam justificar a legitimidade do poder a partir de um pacto entre os homens. 4. A defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei. 5. Economia: crítica ao intervencionismo do Estado mercantilista. Defesa das ideias liberais
Na França o Iluminismo atingiu seu apogeu na luta contra a monarquia absolutista, no movimento que ficou conhecido como a Revolução Francesa. Nesse momento o debate acerca dos direitos humanos se fortaleceu, e se concretizou através do texto da Declaração dos Direitos do Homem. O lema dos revolucionários franceses era IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE. Iluminismo.
Hoje, neste século que é a aurora da razão, alguma cabeças de hidra do fanatismo ainda renascem. [...]Qualquer um que busque a verdade se arrisca a ser perseguido, devemos permanecer ociosos nas trevas? Ou acender uma tocha na qual a inveja e a calúnia acenderão as suas? Quanto a mim, creio que a verdade não deve esconder-se destes monstros, muito menos abster-se de alimento com medo de se envenenar (VOLTAIRE).
“Amai a infância, favorecei as brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto”. “É na desproporção entre os nossos desejos e nossas faculdades que consiste em a nossa miséria. Um ser sensível cujas faculdades iguais as sem os desejos seria um ser absolutamente feliz” “A primeira educação deve ser previamente negativa. Consiste não em ensinar as virtudes ou a verdade, mas em proteger o coração contra o vício e o espírito contra o erro” Jean-Jacques Rousseau
“Fiz ver que a única paixão que nasce com o homem, o saber, o amor de si, é uma paixão em si mesma indiferente ao bem e ao mal, que se torna boa ou má a não ser por acidente e segundo as circunstâncias nas quais se desenvolve”. “Se quiserdes prolongar pela vida inteira o feito de uma boa educação, conservai ao longo da juventude os bons hábitos da infância, e, quando nosso aluno for o que deve ser, fazei com que seja o mesmo em todos os tempos; eis a última perfeição que vos está dará vossa obra.
Os iluministas defendem a escola LAICA (não - religiosa) e UNIVERSAL.
Educação seria obrigação do Estado.
Ensino elementar gratuito e obrigatório.
Ênfase no ensino das línguas vernáculas.
Crítica à educação de base humanista.
Ensino orientado para o estudo das ciências e de técnicas.
Valorização de atividades práticas.
Estava declarado, assim, o conflito entre a fé e a razão. O Estado português, ainda centralizado nas práticas mercantilistas e no absolutismo monárquico, vai entrar em choque com a Igreja Católica em função da existência de interesses econômicos e ideológicos conflitantes. Além disso, o governo português, no século XVIII, era do Despotismo Esclarecido, quer dizer, apesar de manter o modelo de monarquia absoluta, buscou-se uma série de conselhos que visavam uma melhora na administração, baseados em ideias Iluministas.
17- A educação dessa civilização tem como base os princípios religiosos e morais do seu povo, bem como a educação para o trabalho. O texto anterior caracteriza a educação dos: 
R: educação Hebreus, era a educação para o trabalho.
18- Assinale a afirmativa que apresenta pressupostos para a formação dos profissionais da educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).
R: A formação de docentes para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é exclusividade dos Cursos de Pedagogia. 
19- Nas comunidades primitivas a educação tinha um objetivo diferente dos seus dias atuais. A sobrevivência era um dos objetivos primordiais. Dentro desse contexto nota-se a ausência de uma figura significativa, ao processo educativo o professor, o papel do professor era exercido:
R: Tinha a falta do professor e a educação era exercido pelos pais, pelos mais velhos, pelos tios, era uma educação tribal, pelos mais sábios, pelos sacerdotes.

Continue navegando