Buscar

Etica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2015.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos, denomina-se:
		
	
	
	
	 
	Moral
	
	
	Antiética
	
	
	Imoral
	
	 
	Bioética
	
	
	Amoral
	
	
	
		2.
		Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	 
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para:
		
	
	
	
	 
	não avaliar a natureza da ação.
	
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
	
	
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa.
	
	 
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	
	
	
	 
	meios extraordinários
	
	
	meios ordinários
	
	
	meios políticos
	
	
	meios de comunicação de massa
	
	
	meios publicitários
	
	
	
		6.
		Um conceito crítico em bioética é o de justiça retributiva, que exige que se pague o que é devido. Este conceito exige:
		
	
	
	
	
	negociação por violar a lei, podendo os que roubam se apropriar da metade do que foi roubado.
	
	 
	punição por violar a lei e obriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
	
	
	não roubar sob pena de ir preso, mas podendo ficar com o que oi roubado para si.
	
	
	premiação por violar a lei e desobriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
	
	 
	esperteza por parte do políticos, para driblar a lei.

Outros materiais