Buscar

APOL 1 2 E SIMULADO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
A Revolução Industrial se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII e se disseminou por toda a Europa durante o século XIX.
 Sobre a Revolução Industrial e sua importância para a formação da sociologia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Significou apenas a introdução e a criação de novas tecnologias, sem maiores consequências para a ordem social.
	
	B
	As inovações tecnológicas desse período ficaram restritas apenas ao âmbito da produção, não possibilitando maiores implicações sociais.
	
	C
	Possibilitou a melhora das condições de vida dos trabalhadores, já que a produção de mercadorias cresceu muito.
	
	D
	Promoveu um grande número de transformações econômicas e sociais, fortemente ligadas ás inovações tecnológicas.  
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 01 p. 27.
A alternativa correta é a que descreve que a Revolução Industrial promoveu um grande número de transformações econômicas e sociais, fortemente ligadas às inovações tecnológicas, como novas fontes de energia e a mecanização dos processos de produção. 
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra.  Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
 Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I - As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente;
II - As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social.
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico;
V  Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções.
São verdadeiras as seguintes afirmações:
 Nota: 20.0
	
	A
	II e V
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 01, p. 33 a 35.
A segunda e a quinta afirmações são corretas.  As duas revoluções acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo.
 
	
	B
	III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I e II
Questão 3/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
O objeto da Economia é o estudo dos fenômenos que envolvem a escassez, uma vez que Economia obriga a escolha de alternativas e distribuição de resultados. Nesse aspecto, assinale a alternativa correta em relação a escassez:
Nota: 20.0
	
	A
	A escassez se refere somente a recursos “em extinção”.
	
	B
	A escassez dos bens materiais e imateriais não está associada à sua própria demanda.
	
	C
	A escassez está relacionada a situação de recursos limitados em contraposição às necessidades humanas ilimitadas.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA “C”, de acordo com a rota aula 01, tema 01:
“Economia obriga a escolha de alternativas e distribuição de resultados;  A escolha demonstra a escassez: recursos limitados contrapõem necessidades humanas ilimitadas.”
	
	D
	A escassez que é o objeto da Economia não envolve as necessidades e serviços públicos.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Com o advento da ciência, a maneira como os homens viviam em sociedade, as relações que estabeleciam os distúrbios, e os problemas ocorridos em suas vidas passaram a ser alvo de uma abordagem científica. Considere as seguintes afirmações sobre o conceito de sociologia:
I  Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, mas não aborda as interações entre os indivíduos.
II O seu estudo deve servir também para construir uma nova visão da realidade social.
III. Aborda a relação do indivíduo com a coletividade, procurando perceber a maneira como se dão as interações na vida coletiva.
IV Já é uma ciência pronta, isto é, já tem todo o seu referencial teórico desenvolvido e não existem divergências na interpretação dos dados sociais.
São verdadeiras as seguintes afirmações:
 Nota: 20.0
	
	A
	II e III
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 01, p. 16 a 24.
A segunda e a terceira afirmações estão corretas. Sociologia é a ciência que estuda a interação do indivíduo com a sociedade, as relações que ele mantém, a sua inserção na coletividade. (p. 23-24). É uma ciência relativamente recente se comparada com outras ciências (p. 16).
	
	B
	I e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III e IV
Questão 5/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Há um conceito que ilustra a ideia das escolhas conflitivas (trade-off) em toda tomada de decisão, pois ao fazermos uma escolha temos que renunciar a outras.
Exemplificando, pode-se afirmar que para cada real do salário que se gasta com roupa, é um real a menos que poderia ser gasto com qualquer outro item.
Portanto, as escolhas trazem consigo um beneficio e um custo.
Assinale a alternativa que embute o conceito de escolhas conflitivas.
Nota: 20.0
	
	A
	Custo de Alavancagem
	
	B
	Custo Operacional
	
	C
	Custo de Oportunidade
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "C", de acordo com o material disponibilizado na aula 01, tema 01, página 08 do material para impressão.
A natureza dos problemas econômicos reside na constatação de que os recursos disponíveis são escassos e as necessidades humanas ilimitadas, superando o volume de bens e serviços disponíveis para satisfação destes desejos, o que leva a escolhas conflitantes.
	
	D
	Custo Financeiro
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
A sociologia pode ser definida, de forma simples, como a ciência que estuda a sociedade. Ela é produto da tentativa de compreensão da realidade social com base na ciência e na razão. Que pensador citou pela primeira vez o termo sociologia para designar o estudo sistemático da sociedade?
Nota: 20.0
	
	A
	Émile Durkheim
	
	B
	Auguste Comte
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "B", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 02, p. 48 e 49.
Auguste Comte é o criador do termo sociologia, citado pela primeira vez no quarto tomo de sua obra Curso de filosofia positiva, de 1839. 
	
	C
	Karl Marx
	
	D
	Nicolau Maquiavel
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais.
A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica.
 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e V
	
	B
	II, IV e V
	
	C
	I, II e V
Você acertou!
ALTERNATIVACORRETA "C", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 02, p. 44 e 45.
As afirmações corretas são a I, II e V. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo e abrangem a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza e contemplam a física, a química e a biologia. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica .
	
	D
	II, III e IV
Questão 3/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
A ação governamental, utilizando os instrumentos da macroeconomia, visa atenuar as desigualdades sociais e corrigir os desequilíbrios econômicos, através de dois objetivos básicos:
Assinale a opção que contém esses dois objetivos
 
Assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base
Nota: 20.0
	
	A
	Controle do Câmbio – Reservas de Mercado
	
	B
	Balanço de Pagamentos – Contas Públicas
	
	C
	Crescimento/Desenvolvimento - Estabilidade Econômica
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "C", de acordo com o material para impressão disponibilizado na rota da aula 03, página 04.
"A ação governamental, utilizando os instrumentos da macroeconomia, visa atenuar as desigualdades sociais e corrigir os desequilíbrios econômicos, através de dois objetivos básicos: - Crescimento/Desenvolvimento - Estabilidade Econômica"
	
	D
	Inflação – Estruturas Oligopolizadas
Questão 4/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
A forma de atuação da política governamental para atenuar desníveis econômicos pode ser de duas maneiras: Indireta e Direta.
Indireta: Seus objetivos nesta forma de atuação, visam corrigir desvios de mercado, como: expansão ou contração da economia (aumento/diminuição de juros); criação de subsídios setoriais; regulador de mercados com políticas de estímulo.
Direta: Seus objetivos visam resultados de curto prazo atuando em: fixação de preços (preços controlados); monopólio de mercados (energia, correios, etc); fixação de salários mínimos (aumentar poder de compra); criação de privilégios econômicos (proibição/incentivo às exportações).
 
A finalidade das ações governamentais é atingir objetivos de curto e longo prazo.  Dentro as opções abaixo, conforme material disponibilizado, assinale aquela que possua dois (02) objetivos de Longo Prazo.
Assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
Nota: 20.0
	
	A
	Equilíbrio de balanço de pagamentos - Equilíbrio dos preços e inflação
	
	B
	Equilíbrio do emprego - Equilíbrio dos preços e inflação
	
	C
	Crescimento econômico – Equilíbrio do balanço de pagamentos
	
	D
	Distribuição de renda e de riqueza - Desenvolvimento econômico
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a página 4 do material para impressão disponibilizado na rota da aula 03.
"São ações governamentais de Longo prazo:
• Crescimento econômico
• Distribuição de renda e de riqueza 
• Reduzir a desigualdade regional e de renda e riqueza 
• Desenvolvimento econômico "
Questão 5/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Para corrigir desvios na economia e promover o crescimento e o desenvolvimento, o governo utiliza os instrumentos de atuação da política macroeconômica. Dentre as questões abaixo, uma contém os instrumentos;
Assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
Nota: 20.0
	
	A
	Instrumentos Fiscais  - Instrumentos Regulatórios - Instrumentos Cambiais
	
	B
	Instrumentos Cambiais  - Instrumentos Regulatórios- Instrumentos Sociais
	
	C
	Instrumentos Fiscais  - Instrumentos Monetários  - Instrumentos Cambiais 
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "C", de acordo com o material para impressão disponibilizado na rota da aula 03, página 6
"Os instrumentos de ação da Política econômica são: Instrumentos Fiscais  - Instrumentos Monetários  - Instrumentos Cambiais"
 
	
	D
	Instrumentos Sociais  - Instrumentos Monetários  - Instrumentos Cambiais
DISCURSIVAS – SIMULADO 
Questão 1/5
Weber é um dos grandes a utores clássicos da sociologia, sendo sua grande contribuição a redefinição acerca do objeto de estudo da sociologia, que até então tinha sido definido por Durkheim como sendo o fato social . Neste sentido, o que é aç ão s oci al para Weber?
A ação socia l é a le itur a da s oc iedade a pa rtir do co mportame nto individual, em que no s sa orientaçã o é uma escolha pessoal, e não uma imposição do grupo. O ponto inicia l da inve s tiga çã o de Weber é justamente a ação social, sendo essa a conduta humana, dotada de sentido e justific ativa elaborada de forma subjetiva. Para Weber, a sociologia é a ciência que busca compreender e interpretar a ação dos indivíduos nas diferentes situações coletivas em que se dão essas ações e, portanto, justificá- las em seu desenvolvime nto e consequência, procurando apreender a regular idade do modelo, dos co stumes e da s situaç õe s de inter es se , como exemplo des s es co mportamentos há as ma nif es taç ões da moda, o c ons umo de alimentos, as aç õe s partidá ria s entre outros .Segundo a definição de Webe r, a ideia de ação social é uma das ma is impor tante s da soc io lo gia. Ele a define como conduta humana (ato, omissão, per miss ão ou tolerância ), que tem sentido com o co nteúdo subjetivo por parte de quem a pratica , norteando os pr óprios intere s s es no s compo rtamentos individuais, tendo em vis ta o ato, prese nte, pa ss ado e futuro de outros ou como esses outros podem interferir nos compor tamentos indivi duais .Stolduny, Luc iano. R ota de Apre ndizagem – Aula 4 - So cio lo gia Organizacional. Página 3
Questão 2/5
Para marx o trabalho não é condição de liberdade, mas o contrario disso, o homem para ser livre deve trabalhar para si, pois o trabalho alienado desumaniza. Nesse Contexto o que é Alienação?
A alienação em relação ao produto do trabalho. Este é o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto, ao mesmo tempo, se gera a riqueza do capitalista.
Quando o produto está feito, só resta ao trabalhador exigir um salário no fim do mês. Este tipo de alienação é aquela que o programador passa após terminar uma rotina para um dado sistema administrativo de uma empresa. Após modificar aquele software, realizar transformações para adaptá-lo ao cotidiano da empresa que o adquiriu, ele não pode reivindicar o produto do trabalho como algo dele. A modificação foi um serviço garantido pelo contrato entre empresa contratante e empresa contratada (e entre empregador e empregado).
O exemplo clássico é o da linha de produção, em que o trabalhador não se reconhece no produto final e nem mesmo sabe seu destino. O produto final é do empregador e ele deverá realizar sua venda ou qualquer outra coisa, afinal, é seu e só seu – em suma, o produto final não é ontologicamente de ninguém, é um ser independente, um objeto estranho à “natureza” de qualquer indivíduo que trabalhou nele.

Continue navegando