Buscar

INCLUSÃO SOCIAL DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Prévia do material em texto

INCLUSÃO SOCIAL DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Projeto... apresentado à Coordenação do Curso de Pedagogia da Faculdade..., como requisito para avaliação.
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA...............................................................................................4
2 PROBLEMATIZAÇÃO.....................................................................................4
3 HIPOTESES ....................................................................................................4
4 OBJETIVOS.....................................................................................................4 
4.1 OBJETIVO GERAL.......................................................................................5
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.........................................................................5
5 REVISÃO DE LITERATURA...........................................................................5
6 METODOLOGIA..............................................................................................5 
APÊNDICE ........................................................................................................15
2
PROJETO INCLUSÃO SOCIAL DA FAMILIA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pela relevância do tema e a sua contemporaneidade e frequência com que é abordado em debates da educação, neste intuito temos como pontos crucias a criança, família, e a escola, contudo nenhum estudo pode ser realizado separando estes pontos como elementos estanques e sem interferência do contexto sociocultural. 
 A problemática ora levantada tem sido alvo de diversos estudos, e todos apontam aspectos distintos nos seus meios e fins, e contribuem diretamente na mudança cultural da comunidade escolar e dos núcleos familiares envolvidos direta ou indiretamente na pesquisa. 
A presença da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos na visão de professores é de fundamental importância, se não para a consecução de “ótimas notas”, para o desenvolvimento da dimensão de segurança e equilíbrio cognitivo afetivo da criança.
A família é de grande importância na vida do aluno.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
QUAL O DESEMPENHO DO ALUNO COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA?
Diante das situações encontradas nas escolas os profissionais da área cobrar mais a presença dos pais na escola.
No campo das políticas educacionais, a família é apontada como fonte e solução de problemas educacionais.
3 HIPOTESES
Acreditamos que a participação dos pais na educação escolar dos filhos tem sim efeito positivo sobre o rendimento escolar dos mesmos, de forma que esses alunos mostram melhor desempenho escolar, que aqueles cujos pais não participam ativamente da vida escolar do filho.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno.
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; 
Analisar como a família vê a escola;
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
5 REVISÃO DE LITERATURA
Na ultimas décadas nos deparamos com mudanças no campo do comportamento familiar, as mulheres foram à busca de uma atuação no mercado de trabalho, levando em consideração a sua liberdade e partição econômica no orçamento familiar e com isso desempenham vários papéis para conseguir conciliar a função acumulada por conta dessa escolha de ser mãe, esposa e profissional.
A sociedade moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Nunca na escola se discutiu tanto como hoje assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. 
Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente presentes na vida escolar. 
Diante desses desafios, as famílias e a crianças encontra-se em constantes conflitos com as atitudes comportamentais para conseguir se enquadra no contexto da sociedade que ao mesmo tempo cobra uma resposta das famílias, mas que também é responsável por todas as alterações que acontecem no contexto social.
Hoje a falta de tempo é um dos fatores que afasta as famílias da escola nas cidades, na área rural é à distância. No entanto, essa realidade não pode servir de desculpa para a falta de contato. 
É extremamente importante para a criança quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola. Isto pode ser feito, perguntando o que a criança fez na escola, vendo seu boletim e, sempre que possível, comparecendo às reuniões de pais e mestres. A escola deve deixar claro para os pais a importância dessas e outras atitudes, desde as primeiras reuniões.
Desde a mais tenra idade, a criança se desenvolve plenamente quando estimulada e incentivada, buscando alternativas de ação, pois a conduta familiar e escolar propicia relações sociais e individuais. Dessa forma, ela terá maior oportunidade de assimilar a realidade, seja através da liquidação de seus próprios conflitos, das compensações de necessidades insatisfeitas ou de novas alternativas de busca.
Para Gokhale (1980), a família não é somente o berço da cultura a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. A educação bem-sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família. 
Essa mesma sociedade é aquela que cobra alterações e descrimina as chamadas regras de sobrevivência no convívio social e que contribui para a formação do cidadão. A família é a principal responsável por proporcionar o desenvolvimento educacional e comportamental do individuo em fase desenvolvimento humano.
Escola e Família esquecem que essa vida é uma via e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente aqueles com quem convivemos e amamos. 
 Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.
Segundo Lancam: a importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Pois ao longo da sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir a casa/indivíduo, relativizando o poder da família (LANCAM, 1980 apud BOCK, 1989, p. 143).
Partindo da ideia que a família é a base para qualquer ser humano, não fazendo referência aqui somente à família com laços de sangue, mas também as famílias construídas através de laços afetivos. 
Defini-se família como um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construírem algo e de se complementarem. E é através dessas relações que os seres humanos tendem a tornarem-se mais afetivos e receptivos, eles aprendem a viver o jogo da afetividade de maneira adequada. Mas para que essa adequação ocorra é preciso que haja referências positivas, responsáveis encarregados de mostrar os limites necessários ao desenvolvimento de uma personalidade com equilíbrio emocional e afetivo. 
Para as crianças e adolescentes, as referências são pessoas, palavras, gestos que irão proporcionar a formação da identidade. Por isso, crianças e jovens que estabeleçam vínculos de harmonia nos seus momentos de decepções, e que possam receber carinho, atenção e compreensão irão desenvolver uma identidade sadia, conseguindosuportar frustrações até o momento adequado para realizar seus desejos. 
No momento em que escola e família conseguirem estabelecer uma parceria na maneira como irão promover a educação de seus educando/filhos, muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula, serão aos poucos superados.
É extremamente importante que a família tenha comprometimento, envolvimento com a escola, gerando assim, na criança/adolescente um sentimento de amor, fazendo sentir-se amparado e valorizado como ser humano. 
Segundo Içami Tiba, ensinar é transmitir o que você sabe para quem quer saber, portanto é dividir sua sabedoria. Mas é uma estranha divisão que não segue as leis matemáticas, porque você divide, mas não perde o que era seu, pelo contrário, pode ganhar o que nem lhe pertencia. Ensinar faz o mestre rever seus próprios conhecimentos com possibilidades de atualizá-los. Os sentimentos de gratidão, admiração e respeito do aprendiz alimentam a alma do mestre. Portanto, ensinar é também trocar (TIBA, 1996).
Portanto, é necessário lembrar que a tarefa de cuidar de maneira adequada de um ser em formação é extremamente difícil, pois requer que os educadores tenham capacidade de trabalhar com os conflitos gerados pela impulsão dos jovens em direção à satisfação rápida, às necessidades biopsíquico-sociais de cada momento. 
A escola atual, de modo geral, apresenta maior disponibilidade em aceitar um relacionamento mais próximo com os pais. Tanto a escola, quanto a família nos dias de hoje deverão procurar tornar a criança/adolescente apta a assumir responsabilidades, tomar decisões, aprender qualquer ofício, desenvolver suas habilidades, como também orientar o educando/filho na medida em que demonstre necessidade. 
A escola necessita de uma aproximação com a realidade do aluno e da própria comunidade na qual ela está inserida, e o apoio e a coesão familiar podem proporcionar as crianças uma estrutura equilibrada e sadia, para crescerem e tornarem-se cidadãos conscientes de seu papel na sociedade sendo capazes de interagir e intervir na realidade. 
No livro "Professora sim, Tia não", Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos.
Portanto, a participação dos pais na escola é importante para a escola e, mas principalmente para o filho. Pais e escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior. A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança.
Segundo Paulo Freire (1999 p. 18), “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se opção é progressista, se não se está a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não se tem outro caminho se não viver a opção que se escolheu. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que se diz e o que se faz".
Podemos então observar que a relação família verso escola requer, dos professores uma tomada de consciência de que, as reuniões baseadas em temas teóricos para falar só dos problemas dos educando como, por exemplo, as notas baixas, não proporciona um início de parceria, a escola deve buscar construir por meio de uma intervenção elaborada e consciente a criação de espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, instituindo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições (família-escola).
Na Constituição Federal do Brasil Artigo 205º, nos mostra que o papel dos pais é de grande relevância na educação dos filhos, entende-se por educação o processo de construção e formação da criança como cidadã, de acordo com o Art. 6° da LDB é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores a partir dos 6 anos de idade do Ensino Fundamental. Este dever não se limita apenas a esta atribuição, pois no Art. 1° o seu papel ganha uma maior dimensão mediante a este princípio: A educação abrange os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa e nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais e ainda, os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores.
E também no Parágrafo único do Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), diz que "é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais", ou seja, trazer as famílias para o convívio escolar já está prescrito no Estatuto da Criança e do Adolescente o que esta faltando é concretizá-lo, é pôr a Lei em prática. Família e escola são pontos de apoio ao ser humano; são sinais de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais significativos serão os resultados na formação do educando/filho. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. 
Para tanto, Escola e Família precisam resgatar a tradicional parceria e, em nossa opinião, isso só pode ser feito se os erros do passado forem relegados ao segundo plano e um processo de confiança mútua for reconstruído.
6 METODOLOGIA
Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica pelo motivo que recorreu ao uso de materiais como livros, revistas, artigos, publicações avulsas e imprensa escrita, e visita a escola, para conhecer melhor o ambiente estudado em busca do conhecimento de alguns problemas existentes na mesma, com relação à falta da participação frequente dos pais dos alunos, e a partir daí foi iniciada estratégias para a montagem do projeto.
Os dados levantados na pesquisa bibliográfica trazem reflexões, argumentações, interpretações, análise e conclusões de autores, e a partir, deles, buscou-se uma correlação com a realidade do tema em estudo onde se constatou que a relação escola e família são imprescindíveis, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança/adolescente. 
Na escola visitada foi proposta a realização de reuniões periódicas entre os pais e a equipe docente abordando temas específicos. 
A organização de palestras abertas às famílias e à comunidade acerca das questões contemporâneas, definidas pela direção pedagógica e a coordenação, e por fim será realizada uma panfletagem com algumas dicas sobre como os pais podem se interar sobre a vida escolar de seu filho. 
7 RESULTADOS ESPERADOS
A EEEFM Profº “Manoel Abreu”, localizada na Av. Benevenuto Zorzanelli no bairro de Bebedouro, onde procuramos nos interar sobre a participação da família junto à escola e a vida escolar de seu filho, nos relatou a pouca participação dos pais e o quanto faz falta essa interação entre pais e escola.
A escola vive momentos difíceis, com alguns alunos, pois sua localização é muito próxima a uma parte do bairro onde o consumo de drogas é intenso, sendo assim nos propusemos a elaborar nosso projeto na conscientização dos pais sobre a importância da sua participação na vida escolar de seu filho.
Após a realização do projeto espera-se que a escola registre um aumento na participação dos pais em todos esses encontros, além de ter bons resultados com os alunos no melhoramento do comportamento e das notas.
A parceria Família e Escola sempre foi um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança ou jovem adolescente. Não há como negar que uma família quando se descuida do desenvolvimento escolar de seus filhos, estes apresentam queda acentuada nos resultados obtidos dos boletins bimestrais.
É preciso, portanto, que a família, seja ela que composição tiver, cumpra os seus deveres e que a Escola faça valersua proposta pedagógica como meta, para que ambos possam atingir seus objetivos na formação dessas crianças e jovens adolescentes.
É possível, enfim, conclui-se que a participação dos pais na carreira escolar de seu filho é, sim, imprescindível, mas, ao mesmo tempo, é necessário que este envolvimento seja um envolvimento de qualidade, ressaltando que o essencial é a qualidade do tempo em que os pais se envolvem com a escola e não apenas a quantidade de tempo em que eles fazem isso. Um envolvimento saudável é o que causa o sucesso escolar do aluno.
8 CRONOGRAMA
	
Atividades
	Ano
	
	
	
	Set.
	Out
	Nov
	Pesquisa Bibliográfica
	 x
	 x
	
	Montagem do Projeto
	 x
	 
	
	Coleta de dados
	 x
	 x
	
	Análise dos dados
	 
	 x
	
	Redação do Projeto
	
	 x
	 x
	Entrega do Projeto
	
	
	 x
8 ORÇAMENTO 
	Confecção 100 Panfletos 
	 R$ 43,45
	Impressão e encadernação do Projeto
	 R$ 11,00
	Total gasto
	 R$ 54,45
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL, Estatuto da criança e do adolescente ECA. Brasília, Distrito Federal: Senado, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 
FREIRE, Paulo, Professora sim, tia não. Editora Olho d´Água 1997 – SP.
GOKHALE, S. D. A família desaparecerá? In: Revista Debates Sociais. Nº 30, Ano XVI. Rio de Janeiro, CBSSIS, 1980. 
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.

Continue navegando