Buscar

Atividade Estruturada Coleta Seletiva e sua importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A): MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: COLETA SELETIVA E SUA IMPORTÂNCIA.
 
ALUNA AUTORA DA ATIVIDADE: TAINAH DE JESUS SALSA FERREIRA
 DATA: 03/11/2015
COLETA SELETIVA E SUA IMPORTÂNCIA.
Atualmente estamos sofrendo bastante com a degradação do meio ambiente, muitas queimadas, desmatamento, morte de animais, poluição de rios e mares, enchentes em vários lugares... Só sabemos nos queixar de tudo que vem acontecendo, mas não fazemos nada para reverter esse quadro. 
Ouvimos falar de coleta seletiva, mas poucas pessoas sabem o que realmente significa e o objetivo dela. Chama-se de coleta seletiva um tipo de tratamento dado ao resíduo, que começa na fonte geradora com a separação dos materiais orgânicos e inorgânicos. Ao separarmos os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada. Permitindo assim, várias frentes de oportunidades, como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menos demanda da natureza; o aumento do tempo de vida de aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
Infelizmente essa coleta não acontece em todos os lugares, por exemplo, onde moro, as pessoas jogam o lixo na rua no dia que o caminhão passa recolhendo sem ao menos separá-los. Não sabem como é importante para saúde dos catadores e para o meio ambiente a utilização da coleta seletiva. 
Já pensou no trabalho que deve dar para separar os materiais recicláveis dos não recicláveis? Se usássemos a coleta seletiva, não perderíamos tanto tempo separando os materiais e nos sobraria tempo para reciclar e utilizar esses materiais para outros fins.
Acho que devemos mudar nosso jeito de pensar e agir em relação ao descarte de lixo. Sugiro a implantação e utilização das lixeiras coloridas para o correto descarte. Sugiro também que as pessoas colaborem um pouco mais na hora de descartar esses materiais, não jogando lixo pelas ruas, separando corretamente os materiais orgânicos e inorgânicos, a utilização de óleo de cozinha usado para fabricação de sabonetes artesanais... Pensando e agindo de maneira consciente estaremos ajudando a conservar um pouco mais o nosso planeta, estaremos zelando pela nossa saúde e de todos envolvidos na separação, reciclagem e reutilização desse materiais, estaremos gerando mais emprego e também estaremos economizando bastante.

Outros materiais