Buscar

Questões filosofia 1º sem ESTACIO RS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES PREPARATÓRIAS PARA AV2 DE CIÊNCIAS SOCIAIS
1. Entre os cinco continentes, onde se localizam os países mais desenvolvidos do globo? Por quê?
2. Assinale as principais características do pensamento de Hobbes conforme abordado em aula.
3. Assinale as principais características do pensamento de Augusto Comte conforme abordado em aula.
4. Estabeleça uma relação entre Hobbes e Augusto Comte.
5. O que é capitalismo? 
É um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do da era feudal.
6. O que é clientelismo?
Era um subsistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político. O que caracteriza o clientelismo é o sistema de troca; o cliente fica em total submissão ao patrão, independente de como este possui qualquer relação familiar, empregatícia ou de qualquer outro tipo com o patrão.
7. O que é comunismo?
É uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
8. O que é cultura? Como a cultura é transmitida?
Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. A vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo.
9. O que é fato social?
Consistem em maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo. Maneiras estas que são dotadas de coerção pela qual se impõem. São todas as maneiras de pensar, fixa ou não, capaz de exercer no indivíduo uma Coerção Exterior. 
10. O que é globalização?
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
11. O que é nepotismo?
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é a prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.
12. O que é paternalismo?
É um sistema de relações sociais e trabalhistas, unidos por um conjunto de valores, doutrinas políticas e normas fundadas na valorização positiva da pessoa do patriarca; uma modalidade de autoritarismo, na qual uma pessoa exerce o poder sobre outra combinando decisões arbitrárias e inquestionáveis, com elementos sentimentais e concessões graciosas.
13. O que é patrimonialismo?
É a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.
14. O que é positivismo?
É a crença na importância das instituições sociais como reguladoras da ordem, à medida que criadoras de um conjunto de crenças comuns a todos os homens. A visão positiva busca explicar os fenômenos – naturais/humanos – através de sua observação e da elaboração das leis imutáveis que os regem.
15. O que é socialismo?
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
16. Quais são as principais características de Max Weber?
O objeto de estudo de Max Weber eram as ações sociais dos indivíduos, que eram motivadas pelas causas racionais, afetivas ou tradicionais. Essas ações sociais resultariam na relação social, caracterizada pela reciprocidade de ações quando nasce então a relação social. A sociedade, para Weber, compreende diferentes esferas (econômica, política, religiosa, jurídica), cada uma com uma determinada lógica autônoma de funcionamento, cuja trama resulta das ações individuais.
17. Quais são os tipos de conhecimento e suas características?
Conhecimento através do senso comum: é reflexível, valorativo, assistemático, verificável e falível e inexato.
Conhecimento através da mitologia/religião: inspiracional, valorativo, sistemático, NÃO verificável, infalível e exato.
Conhecimento através da filosofia: racional, valorativo, sistemático, não verificável e infalível.
Conhecimento através da ciência: contingente, real/factual, sistemático, verificável, falível e probabilístico.

Outros materiais