Buscar

TRABALHO HIST DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
				 FACULDADE DE DIREITO
						CURSO DE DIREITO
 Atividade - DATA: 11/11/2017
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO 
MONITORA MARIA LUISA TOMASI
Nome do Acadêmico: __________________________________________________ RGM: _____________
A partir do texto de Luiz Viana Queiroz intitulado Direito no Brasil Colônia e dos apontamentos feitos em sala de aula, responda as questões a seguir:
1) Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão "homem bom" dizia respeito a:
homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;
senhores de engenho e proprietários de escravos;
funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;
homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.
2) Por ter uma cultura multiforme, o Direito brasileiro também teve formação de justaposição, em que as condições particulares de cada povo (portugueses, índios e negros) foram respeitadas, sem imposição dos padrões de um sobre o outro. 
Esta afirmação está: 
( ) Correta			( x ) Errada
Extraia do texto 2 ou 3 trechos que justifiquem sua resposta (indicando a página, o parágrafo e o início e final da frase):
Parágrafo 8, pag:3
Parágrafo 5, pag 3 
3) Sobre o Direito português e o sistema jurídico adotado pela Coroa Portuguesa na Colonização do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
A Estrutura Judiciária colocada pelas Ordenações Afonsinas contava com Magistrados Singulares e Tribunais Colegiados de segundo e terceiro graus de jurisdição, sendo que o mais alto cargo da Justiça era exercido pelo rei.
As Ordenações Afonsinas tinham muita influência do Direito Canônico, muitas vezes, inclusive, tem-se a utilização da palavra “pecado” como sinônimo da palavra “crime”.
A Casa de Suplicação (ou Tribunal de 3o Grau) estava ligada diretamente ao poder real português. Ela exercia funções judiciárias e também conhecia das petições de mercês (benefícios), perdões e qualquer outra solicitação do rei.
O capitão mor do Brasil, Martim Afonso de Souza, tinha alçada para julgar, no cível e no crime, até a pena de morte, inclusive, só cabendo recurso se o réu fosse oficial de justiça. 
4) “Portugal iniciou seu “caminho constitucional”, um tanto tortuoso é verdade, depois da situação gerada pela invasão da França Napoleônica e da transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil.” (CASTRO, 2013, p. 291)
Em relação às Constituições Portuguesas, assinale a alternativa correta:
Houve a aprovação do projeto de Bases da Constituição Portuguesa após a eleição dos deputados para as Cortes Extraordinárias Constituintes em 1821, mas o poder inglês nunca permitiu a promulgação da Constituição.
A Constituição brasileira de 1824 foi inspirada na Constituição portuguesa de 1822.
A Proclamação da República Portuguesa ocorreu em 1910 e uma nova Constituição foi promulgada em 1911. Tudo isso ocorreu antes da Proclamação da República no Brasil.
A Constituição Portuguesa de 1976, vigente até hoje, substituiu o texto constitucional de 1933 e reinstalou a democracia em Portugal. 
5) Leia as asserções a seguir:	
A primeira Constituição do Brasil (1824) foi outorgada por D. Pedro I e, apesar de todas as críticas, acabou por ser assimilada por imposição.
					 		PORQUE 
Na Colônia o direito esteve a serviço do empreendimento capitalista na Metrópole. Na esfera pública, o direito servia para concentrar o poder público no rei, e na esfera particular, para concentrar o poder privado nos senhores do açúcar.
Acerca dessas afirmações, é CORRETO afirmar que:
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras.
As duas afirmações são falsas.

Continue navegando