Buscar

HDB Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você lembra que no Império o voto era censitário? Pois é... Porém, nos Capítulos 4 e 5 do nosso Livro Didático, você poderá perceber que na República as coisas mudaram e a Constituição de 1891 consagrou o chamado "voto universal", que em princípio aumentaria a possibilidade de que os representantes do povo fossem legítimos representantes da vontade popular. Pois é, mas parece que não foi bem assim na chamada "República Oligárquica". Feitas estas considerações, responda as perguntas abaixo:
a) O que é o voto de cabresto e o que é curral eleitoral?
R: Voto de Cabresto é quando faz o controle pelo uso da força, uma pressão coercitiva, pelo coronelismo, forçando os seus comandados a votarem em seus candidatos específicos de cada região.
Curral Eleitoral é onde o coronel tem o controle dos eleitorados em determinados local, espaço onde o coronel exerce o controle sobre o voto.
b) Por que razão, a adoção do voto universal na Constituição de 1891 não possibilitou a eleição de autênticos representantes da vontade popular?
R: Só podiam votar homens alfabetizados, somente 3% da população participava da eleição (1891), somente a Elite.
c) É possível afirmar que o chamado "voto de cabresto" ainda seja utilizado em pleno Século XXI? Justifique sua resposta.  
R: Sim este controle coercitivo continua existindo, através das milícias, mídias, tráficos que impõem seus candidatos na hora das votações.

Continue navegando