Buscar

Sociologia PROVA DISCURSIVA FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia, Filosofia e Ética
	Iniciado em
	segunda, 6 Nov 2017, 23:33
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 6 Nov 2017, 23:59
	Nota
	3,0 de um máximo de 3,0(100%)
Questão A
 O termo pós-moderno designa, genericamente, toda uma corrente de pensamento que tem em comum uma crítica à visão de mundo da Modernidade. Em uma sociedade secularizada, cada vez mais complexa e plural, com problemas sociais de dimensões mundiais, levanta-se a questão do consenso ético racional. Em relação ao pensamento ético contemporâneo, Russ (1999) ressalta alguns aspectos da Pós-modernidade que estão levantando reflexões sobre o futuro dos fundamentos da ética. De acordo com o material estudado, cite e comente com palavras próprias, 03 (três) Aspectos da Pós-modernidade, elencados por Russ (1999).
R =  1.o narcisismo é a constante do individual na atualidade voltado para si mesmo
        2.ausência de grandes sistemas filosóficos grandes sistemas filosóficos e a morte das ideologias trazem como consequência a ausência de uma perspectiva finalista de vida, a negação (niilismo) de valores como etapa espiritual, sem resposta à  pergunta “por quê?”, conforme refletia Nietzsche; é no topo desse
vazio que nasce a ética contemporânea, a do nosso tempo.
    3. o individualismo configura nossa Modernidade avançada; a sociedade um princípio ético que possua uma validez universal que cresce cada vez mas  nos dias de hoje. 
 Questão B
 Sustenta que a violência sofrida pelos jovens possui fortes vínculos com a vulnerabilidade social em que se encontra a juventude nos países latino-americanos, dificultando por conseguinte o seu acesso às estruturas de oportunidades disponíveis nos campos da saúde, educação, trabalho, lazer e cultura. O contingente de jovens em situação de vulnerabilidade, aliada às turbulentas condições socioeconômicas de muitos países latino-americanos ocasiona uma grande tensão entre os jovens que agrava diretamente os processos de integração social e, em algumas situações, fomenta o aumento da violência e da criminalidade. Em consequência, delineiam-se cenários críticos difíceis de serem enfrentados por políticas de efeito parcial. Disso decorre a necessidade de, por um lado, definir políticas para a juventude no contexto interativo das políticas globais de desenvolvimento e, por outro, fortalecer o capital social e cultural do jovem por intermédio de projetos ou políticas que viabilizem a sua inserção no conjunto dos esforços de cada país para superar e remover os entraves existentes. Torna-se necessário também um trabalho de efetiva sensibilização da sociedade e de seus recursos, objetivando a internalização de valores que deixam evidente que a juventude de hoje assumirá a liderança do continente no dia de amanhã e do que for feito hoje em prol de uma efetiva valorização do protagonismo juvenil, dependerá doravante, sob muitos aspectos, a direção das tendências que se delinearão nas próximas décadas. Diante do exposto e de acordo com o material estudado comente sobre a questão da responsabilidade social com a inserção de jovens nas  Organizações visando a diminuição da violência e vulnerabilidade social.
 Acho que a responsabilidades são de todos inclusive dos governantes, a uma grande necessidade de ter programas sócio educativo , pra nossos jovens   de baixa renda que moram em favelas espalhadas pelo nosso brasil , a falta de trabalho para o nossos jovens gera uma porta pra criminalidade, por isso a responsabilidade é de todos desde o cidadão comum aos governantes , responsabilidade social das empresas,  de pequeno e grandes portes, deveriam ter um sistema diferenciado de  tributação pra aumentar, as vagas de emprego ao jovens, que nunca trabalhou atualmente essa oportunidade é dada as empresas de grandes porte,  que é o jovem aprendiz  .

Continue navegando