Buscar

Desafio Profissional 1º Semestre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA 
de São Bernardo do Campo
CURSO: PEDAGOGIA-LICENCIATURA (1º SEMESTRE)
DESAFIO PROFISSIONAL
Nome do aluno RA
Disciplinas Norteadoras:
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Tecnologias Aplicadas à Educação
Tutora EAD: Milena Farias Mendes
Apresentado á Anhanguera Educacional, como requisitos parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Educação e Diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação, sob orientação da tutora: Milena Farias Mendes
São Bernardo do Campo/ SP
2017
 SUMÁRIO
 1 INTRODUÇÃO	 3
 2 PERFIL SOCIO ECÔNOMICO DO COLÉGIO	 4
 3 JUSTIFICATIVA.	 5
 4 OBJETIVOS .	 6
 5 METODOLOGIA	 7
 6 CRONOGRAMA 8 - 13
 7 AVALIAÇÃO 14
 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 
	
1 INTRODUÇÃO
 		
 Hoje no Brasil temos uma população de jovens que, na maioria das vezes, encontra-se despreparada para o mercado de trabalho. Tal afirmação pode ser feita ao analisarmos a qualidade do ensino do país: as escolas não são preparadas para lidar com o tema trabalho.
Os alunos saem do Ensino Médio sem ter contato com experiências que poderiam colaborar com a decisão sobre sua carreira como, por exemplo, palestras de profissionais de diversas áreas que poderiam apresentar-lhes novas profissões, ou atividades voltadas a orientação vocacional, sem isso, acabam se matriculando em cursos técnicos ou de graduação os quais nem mesmo conhecem, escolhem através do que “ouvem falar”.
Devido a isso foi elaborado este projeto, com intuito de desenvolver uma proposta educacional e inovadora, envolvendo todos os profissionais inseridos na escola apresentada abaixo, bem como alunos, pais e outros interessados na educação dos nossos jovens.
O trabalho político pedagógico visa despertar interesse do educando, mais especificamente o educando do ensino médio que seja por falta de alternativas, seja por falhas no sistema educacional brasileiro, esses se encontram totalmente despreparados para os grandes desafios advindos da vida adulta principalmente aqueles que voltados ao mercado de trabalho.
  
3
2. PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DO COLÉGIO
      
 O colégio é localizado num bairro nobre da cidade de São Bernardo Do Campo e está ativo desde 1998, atende jovens de classe média a rica.
ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIVEIS
Comporta 1350 alunos divididos em 3 períodos;
15 salas de aula;
5 banheiros;
3 Quadras poliesportiva coberta;
2 Refeitórios, sendo um interno e outro externo (ao lado do pátio), Cozinha
Pátio;
Biblioteca;
Secretaria, Sala de Professores, Sala de Direção;
Sala de Vídeo, Sala de Informática;
30 professores (para atender os 3 períodos);
Média de 45 alunos por professor com 30 alunos por sala;
Cada disciplina possui um livro escolar, além de um livro de atividades e os alunos utilizam tablet em sala de aula para realização de pesquisas e complementos das matérias.
        
NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OFERECIDOS           
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ensino Médio (1º ao 3º ano).
 Devido a estatura e idade incompatível a gestão decidiu separá-los em 3 períodos, sendo assim, Ensino fundamental no período vespertino e ensino médio no período matutino e noturno.
4
3. JUSTIFICATIVA
   
 As profundas transformações ocorridas no mundo do trabalho estão provocando o aumento dos níveis de desigualdade, bem como a aparição de um novo fenômeno social: a exclusão de milhões de indivíduos da participação do ciclo produtivo. Neste contexto, os jovens têm sido os mais atingidos. 
 O jovem necessita ser preparado para sua vida na sociedade. Esse processo é realizado pela família, mas que também tem a inferência da escola. Dessa forma, percebe-se a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens e que ainda não estão preparadas para a vida social.    
 Visando a função principal da escola que é ensinar, neste contexto atual em que vivemos, ensinar significa ajudar o aluno a desenvolver suas capacidades intelectuais e reflexivas. A escola precisa preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho e para competir com os demais pelo sucesso. 
 Tendo em vista a diversidade de valores, crenças, culturas, ideologias e moral existentes no nosso país, o professor precisa considerar as características de cada um individualmente seja cultural, social ou moral deve buscar entender o contexto que seu aluno vive, a comunidade que reside. 
5
4 OBJETIVO
 Propomos um curso de “orientação profissional” no decorrer do ensino médio, onde será criado situação em sala de aula que instigue a escolha na vida do educando, tendo isso como função os auxiliar para definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizentes com suas habilidades e preferências, estimulando também a tomada de decisões, pois a vida no trabalho é repleta delas e na maioria das vezes somos forçados a pensar de forma rápida e objetiva. 
 A meta a ser alcançada é que os jovens conheçam vários tipos de profissões, valorizando todas elas, ampliando seu conhecimento de mundo e desenvolvendo o raciocínio, habilidades e a criatividade. A proposta deste projeto na escola é colocar o aluno a par do que acontece em cada profissão, para que possam estar conhecendo melhor cada uma delas.
 Este projeto se faz necessário primeiro pelo simples contato e pesquisa sobre as profissões e também o educando terá oportunidade de perceber o “para que” de estudar e buscar conhecimento, e que existe um grande objetivo por trás desta ação: o trabalho e a cidadania, que todos buscarão um dia.
6
5 METODOLOGIA
 O tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
 Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida, sendo que cada aluno terá contato com as diferentes profissões e poderá socializar suas preferências.
 Conversaremos sobre a importância das diferentes profissões, teremos palestrantes, psicólogos, excursão em instituição que oferece cursos, trabalhos em sala de aula.
7
6 CRONOGRAMA
1 COLEGIAL
1 bimestre
 Para os educandos que estão entrando no ensino médio, será dado um jogo de caça-palavra, onde o aluno deve achar sete profissões, depois deve ser escrito uma frase com cada uma das palavras que foi achada, além de que será pedido para eles pesquisarem em revistas, imagens sobre algumas profissões, recortar e colar as figuras selecionada, eles irão comentar o trabalho desenvolvido nas figuras selecionadas da revista e depois farão um cartaz com a colagem desses recortes.
2º Bimestre
 Érealizado um trabalho dentro da sala de vídeo, onde será passado um documentário sobre as profissões desde as eras antigas, é importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos. Por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias. Ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo profissional e das atividades humanas, é explicado que além da família, dos professores, dos funcionários da escola e dos amigos e conhecidos, muitas outras pessoas participam de nossa vida por meio de seu trabalho. O emprego é fundamental para a continuidade da vida e da sociedade. No final cada aluno deve fazer um relatório sobre o vídeo, dando sua opinião sobre o que foi visto.
3º Bimestre
 Nessa etapa, os alunos irão participar de um seminário, com duração de uma hora e trinta minutos, intitulado: “O Jovem no Mercado de Trabalho”. É falado sobre, a dificuldade que o jovem enfrenta na hora do primeiro emprego, o que as empresas procuram na hora da contratação, fala sobre o programa de aprendizagem, o que eles 
 8
oferecem para que os jovens possam se capacitar, e a contratação de um menor, além de 
informar qual a percepção do jovem em relação o mercado de trabalho, suas expectativas.
4º Bimestre
 A escola irá realizar uma excursão em uma instituição que oferece cursos profissionalizantes, chegando lá, um professor qualificado mostra os cursos que eles oferecem, assim como a oportunidade do primeiro emprego após a finalização do estudo, também é oferecido um programa de aprendizagem, onde os adolescente possam desenvolver sua aprendizagem com mais consciência do que representa o mundo do trabalho e para que a empresa parceira possa receber um aprendiz mais "familiarizado" com o funcionamento de uma empresa. Após a capacitação prévia, os jovens são encaminhados para a vivência prática e realizam atividades na empresa, com duração de seis horas diárias.
2º COLEGIAL
1º Bimestre
 No primeiro bimestre, do segundo ano do ensino médio a coordenação da escola, junto com a diretoria convida um psicólogo para dar um seminário aos alunos, todos que fazem esse ano letivo são levados ao pátio, onde o profissional abordará o assunto tema “ Descobrindo o seu talento profissional”. Ele irá passar para os educandos o que é o talento e qual a melhor maneira de descobrir, fazendo perguntas a si próprio como:
 - O que vem fácil para você?
 - Áreas sobre as quais os outros disseram para você -” eu gostaria de fazer isto tão bem quanto você faz”.
 -  O que você adora fazer (faria se não precisasse ganhar nada)? E o que detesta fazer?
 9
- Com que tipos de atividades você conviveu na sua família? - Que trabalhos você já fez? - Que livros você já leu e gostou de ler?
 Além disso ele pedirá para os alunos descrever seus hobbys e elementos que podem utilizar na carreira. Com tudo isso os jovens conseguiram levantar atividades das quais possuem talento.
2º Bimestre
 Para esse bimestre é realizada uma palestra, também no pátio, a diretoria junto com coordenação e professores trazem um palestrante de fora, onde o tema é Conquistando seu lugar no mercado de trabalho. Com duração de duas horas, é citado o novo perfil do profissional neste cenário globalizado, onde entram em destaque as relações interpessoais, trabalho em equipe, cooperação, o saber dialogar, formas de agir e ser, uma comunicação eficaz, é explicado também que o mercado de trabalho vem mudando muito rápido, graças a novos recursos, e com isso novas profissões surgem assim como novas exigências, é explicado como montar um currículo, o cuidado com as roupas a serem vestidas em uma entrevista.
3º Bimestre
 É aplicado por um professor responsável em cada sala. Os alunos são organizados em uma roda de conversa, é questionado a eles as seguintes perguntas: -O que é trabalho? -Para que as pessoas trabalham? -Quem trabalha em sua casa? -Você conhece alguém que não trabalha, ou seja, que está desempregado? - Quais profissões vocês conhecem? -Será que estudar também é uma forma de trabalho? - Qual será a importância de existir diferentes profissões? Os alunos conversam uns com os outros, expondo suas opiniões, depois é explorado através da internet, uma história em slides onde três crianças conversam sobre o que 
 
 10
querem ser quando crescerem, é solicitado que os alunos realizem a leitura da história individualmente e depois proponha a leitura coletiva. Ao final o professor questiona o 
que eles querem ser, o que faz esse tipo de profissional, e é refletido com eles o valor das profissões para a sociedade e a importância dos estudos para alcançar a profissão almejada.
4º Bimestre
 O professor irá escrever o nome de diferentes profissões em tiras de papel, sendo uma profissão por aluno. Depois sorteara uma para cada educando pesquisar em casa e se caracterizar para a próxima aula, para representar esse profissional. O jovem deve pesquisar juntamente a seus familiares a respeito da profissão que ele foi sorteado em sala. Exemplo: o aluno que foi sorteado com a profissão mecânico deverá pesquisar sobre o que um mecânico faz, onde ele trabalha, que materiais ele usa. Depois ele deverá selecionar uma roupa ou objetos para representar esse profissional na próxima aula, socializando com a turma suas descobertas. Depois que todos encenarem, eles são orientados a produzirem um texto descrevendo o profissional que representou e suas funções, bem como relatando sua opinião sobre a experiência vivenciada de encenar esse profissional.
3º COLEGIAL
1º Bimestre
 Inicialmente a atividade será realizada individualmente. Cada aluno escreve em uma folha as profissões que desejam seguir, em ordem de prioridade, por exemplo: um aluno que esteja em dúvida entre as seguintes profissões: professor, psicólogo, engenheiro... Então isso seria passado ao papel por ordem de prioridade e o porquê. Agora junto com outros colegas esse aluno teria que expor suas justificativas a respeito das suas escolhas, obviamente terão outros alunos que irão colocar a mesma profissão. Os alunos debateriam sobre as profissões e exporiam suas idéias a respeito delas em conjunto. Neste momento, o objetivo desta atividade é deixar os alunos se 
 11
expressarem acerca das profissões que escolheram aquelas com que se identificam, que acham melhores. É claro que haverá alunos bem mais informados sobre as profissões que escreveu no papel, porém a maioria ainda está presa às informações da mídia e a imagem que foi formada quando ainda criança
2º Bimestre
 A primeira atividade possibilitou aos alunos refletir sobre as profissões, de forma mais superficial. Agora é necessário que cada aluno busque o máximo de informações sobre as mesmas. A princípio o professor passa um filme que trate de assuntos relacionados ao trabalho, escolhas, mercado de trabalho, etc.. Eles devem buscar informações, em revistas, jornais, internet entre outros meios de comunicação, das notas necessárias para passar no vestibular dos cursos que escreveram no papel, bem como a concorrência; o tempo de preparação necessário para a profissão,vantagens e desvantagens, remuneração, condições de trabalho.
Provavelmente haverá um caos de informações. Após isso muitos jovens, se identificarão mais com umas profissões e menos com outras. Nesse momento fica mais forte a realidade do mundo de trabalho para eles. Novamente em sala eles irão trocar idéias entre si, agora com uma visão mais realista, dizendo se seu ponto de vista em relação ao bimestre passado mudou o que e motivo da mudança.
3º Bimestre
 Agora no terceiro bimestre e após a realização das atividades anteriores, com certeza os alunos estão mais seguros sobre as profissões e em ordem de prioridade, eles terão que escolher apenas duas de todas que escreveram no papel. É um momento de escolha, dúvida e medo. Após isso, a sala será divida em pequenos grupos. O debate será realizado em cada grupo de forma que as idéias dos alunos possam ser analisadas pelos próprios colegas do grupo. As informações sobre as duas profissões escolhidas serão analisadas cuidadosamente pelos membros do grupo de modo que se esclareçam ao máximo.
 12
4º Bimestre
 Agora no ultimo bimestre do ensino médio, na ultima etapa da atividade sobre profissões, os alunos terão que fazer a escolha final. Essa parte será desenvolvida da seguinte forma: - Cada aluno, deve escolher uma profissão dentre as duas, é uma decisão difícil. - Individualmente, com sua escolha efetuada é chegada hora de vivenciar um pouco desta realidade, então cada um deve fazer uma entrevista com um profissional que atue na área em que escolheu, isso é importante pois na entrevista, o estudante poderá tirar as dúvidas que circundam sobre sua futura profissão. - A entrevista poderá ser gravada, escrita, filmada, a maneira que o aluno achar ser melhor tanto para ele como para o entrevistado. - Em sala de aula, é realizado um debate entre alunos e professor de modo que sejam relembrados todos os processos anteriores para que mais uma vez, os estudantes possam refletir sobre sua escolha final. - Depois desse debate, é o momento deles apresentarem os relatórios da entrevista, cada um comentará sobre sua escolha final, enfocando como as atividades o ajudou e se foram relevantes. As atividades deste ano tiveram o objetivo de levar o aluno a uma reflexão mais detalhada sobre as profissões, o momento da escolha profissional, trabalho, indivíduo. Apesar de ainda ter alunos indecisos, com certeza tudo que eles vivenciaram irá ajudar a sua decisão ao fazer um vestibular e qual carreira seguir.
13
7 AVALIAÇÂO
 Quando os jovens ingressam no Ensino Médio, as tendências para a escolha de alguma carreira começam a manifestar-se um pouco mais objetivamente. Ao chega o momento de ingressar na universidade, para muitos jovens pode ser o início de um drama, primeiramente, quanto à escolha do curso, e, depois de feita a escolha, sentir que a opção foi a mais acertada. Caso a primeira escolha não tenha sido satisfatória, a solução é procurar outra opção de curso. Optar por uma carreira para seguir é uma tarefa não muito fácil para muitos, igualmente para adolescentes de 16 ou 17 anos. Nessa idade, são poucos os jovens que se conhecem o suficiente para tomar uma decisão certeira. Por isso, não raramente, muitos descobrem, já adultos, que gostariam de ter outra profissão. Então por isso a importância dos procedimentos que a escola realizou, para auxiliar o aluno. A Orientação Profissional é um processo científico que visa a facilitar a escolha profissional, ajudando o aluno a escolher uma ocupação e a conscientizar-se sobre os fatores que interferem na escolha.  A informação profissional oferece dados sobre as universidades, cursos oferecidos, especificidades de cada profissão e mercado de trabalho.
14
8 REFERÊNCIAS 
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Empreendedorismo e Gestão. SãoPaulo: Editora Atlas, 2010.
CILETTI, Dorene. Marketing Pessoal. São Paulo: Cengage Learning,2011.
LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa. Consultoria em Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
REIS, Ana Maria Viegas. Desenvolvimento de Equipes. Rio deJaneiro: Editora FGV, 2005. 
Luana Gaida, Samile Souza. SENAC Bento Gonçalves RS. Alunas do curso de Aprendizagem Administrativo.
Professor Felipe de Souza - Psicólogo Clínico e online, Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Professor no site Psicologia MSN.
Agranito , Laís de Castro. Uberlândia MG – Esc. De Educação Básica. 
Da Silva, Mariane Ellen. Uberlândia MG – Esc. De Educação Básica.
Martins, José do Prado. Caracterização da Escola. São Paulo: Atlas,1999.
Martins, José do Prado.Organização Geral da Unidade Escolar. São Paulo: Atlas,1999.
Antúnez, Serafín. Como Expressar a Estrutura Organizacional no Projeto Educativo da Escola. São Paulo: Cortez, 1997.
Vários outros assuntos foram obtidos pela internet, das aulas e palestras assistidas.
Também há alguns materiais desenvolvidos pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.
15

Continue navegando