Buscar

psicopatologia avaliando o aprendizado 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503242276)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente afirma que uma pessoa, normalmente de destaque social ou de grande importância, está perdidamente apaixonada por ele e irá abandonar tudo para ficar como paciente.
		
	
	Delírio de negação de órgãos
	
	Delírio hipocondríaco
	
	Delírio de culpa
	
	Delírio de ruína
	 
	Delírio erótico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503242278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente crê com convicção extrema que tem uma doença grave, incurável e que irá morrer brevemente.
		
	 
	Delírio hipocondríaco
	
	Delírio de negação de órgãos
	
	Delírio de culpa
	
	Delírio erótico
	
	Delírio de ruína
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503703770)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ambrósio, 60 anos, pedreiro de ofício, referia tremores generalizados com início há cinco horas. Quadro iniciou com tremor na mão direita, generalizando após algum tempo. Negava episódios semelhantes prévios. Mal-estar e fraqueza associados. Há três dias sem ingerir bebida alcoólica, manifestando desejo de parar de beber. Durante a internação paciente evoluiu com amência, alucinações visuais e piora dos tremores. Com seis dias de internação paciente apresentou piora do quadro, com obnubilação simples, hipotensão, piora do padrão respiratório e febre. Feito o diagnóstico de pneumonia. O quadro psicopatológico de Ambrósio nos sugere um diagnóstico de:
		
	
	paratimia;
	 
	delirium tremens;
	
	transitivismo;
	
	sitiofobia.
	
	negativismo;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503733636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde criança Doug desobedecia a seus pais e professores. Chegou a cometer alguns delitos na escola, mas não foi pego. Um colega que estava com ele foi expulso da escola. Na adolescência roubou um carro para viajar. Seus pais conseguiram livrá-lo da cadeia, prometeu se cuidar iniciando uma terapia que abandonou em poucos meses; mas seus pais nunca souberam disso e continuaram pagando por ela. Não se formou na faculdade, era inteligente, mas faltavam demais as aulas. Quando estava prestes a ser expulso, conseguiu que uma funcionária da administração alterasse algumas notas para poder freqüentar um curso de férias e recuperar minimamente sua situação. Mas decidiu ir esquiar em Aspen, com uma namorada rica que havia conhecido há pouco tempo. Casou-se com ela alguns meses mais tarde e começou a trabalhar na firma do sogro. Inteligência e simpatia não impediram que fosse pego numa fraude com cheques da firma. O sogro não quis fazer uma acusação formal, cobrindo os desfalques, mas exigiu a separação do casal. Doug mudou de estado e iniciou um romance com uma mulher mais velha, que começou a lhe dar dinheiro para montar uma clínica geriátrica, mas o projeto não saiu do papel. Nessa época, abriu um escritório e começou a ter um caso com a secretária. Quando a mulher descobriu teve um ataque de fúria e a espancou, ela deu queixa na polícia, mas ele conseguiu mais uma vez fugir do estado. Que transtorno de personalidade melhor diagnostica esse caso?
		
	
	a) Transtorno de personalidade histriônica
	
	c) Transtorno de personalidade anancástica
	
	d) Transtorno de personalidade esquizóide
	 
	b) Transtorno de personalidade anti-social
	
	e) Transtorno de personalidade paranóide
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503403124)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nos quadros neuróticos, o paciente:
		
	
	tem crises repetidas de raiva e agressão
	 
	sente-se descriminado por todo mundo;
	 
	queixa-se de sintomas psicológicos e/ou somáticos, mantendo contato com a realidade;
	
	apresenta alucinações;
	
	perde totalmente o sentido da realidade de consumo.

Continue navegando