Buscar

Dinheiro Eletronico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DINHEIRO ELETRÔNICO
	As Duas Faces do Cartão de Crédito
Francisca Cleiciane Freitas Moraes – 1807671 - Paragominas/PA
O Cartão de Crédito é uma revolução, pela enorme expansão do crédito que possibilita. Incentiva a circulação de capital e impulsiona as atividades comerciais e consequentemente o desenvolvimento econômico.
Felipe Gugelmin em seu Site TecMundo, elencou o Cartão de Crédito como uma das inovações tecnológicas e afirmou que “Embora atualmente seja comum encontrar pessoas que saem de casa sem nenhuma nota de dinheiro, até pouco tempo atrás isso seria impensável.
Criado em 1958 pelo Bank of America, o sistema de cartão de créditos conhecido como BankAmericard sofreu com diversos problemas de fraudes em seus primeiros anos de circulação. No entanto, a tecnologia prosperou e em 1976 mudou seu nome para Visa, marca muito conhecida em todas as partes do mundo”. 
Julio Cesar R. da Silva e Jorge Luiz K. Rodrigues, em seu trabalho intitulado: “Ondas Tecnológicas: O cartão de Crédito”, descrevem as vantagens de usar um: não exige provisão de fundos; o financiamento é facilitado; saques de emergência; ampla aceitação no comércio, inclusive no exterior. Mas, faz um alerta ao elucidar a filosofia dos cartões de crédito: Consumir antes, pagar depois, como quase toda inovação tecnológica, pode ser utilizado de forma a beneficiar seus usuários ou, se usado indevidamente, pode causar sérios danos a sua saúde financeira.
São consideradas vantagens também: dinheiro a salvo, com o cartão de crédito você tem acesso ao dinheiro com a proteção. Caso perca o cartão é só cancelar e pedir outro. Cartões eliminam as distâncias para realizar compras pela internet ou telefone. Crédito fácil, quando falta dinheiro no fim do mês, e precisa de crédito para comprar um produto ou pagar uma despesa de emergência. 
Entre as desvantagens do Cartão de Crédito estão: Juros das operadoras de cartão estão entre os mais altos praticados no mercado; Compras por impulso, pela facilidade que dá ao consumidor para comprar o que quiser na hora que quiser, o cartão de crédito pode torna-se um vilão. Fraude, apesar de o cartão ser um meio seguro de fazer transações financeiras, fraudes acontecem.
Conrado Navarro, Educador Financeiro, no Blog Dinheirama, adverte que o Crédito do Cartão funciona como uma ferramenta, é necessário prática e conhecimento para utilizá-lo bem. Elucidando na pergunta: O que aconteceria se deixássemos uma criança pequena se aventurar com um martelo e alguns pregos? Ela certamente se machucaria, simplesmente porque não está preparada para usar a ferramenta martelo para lidar com o produto prego. Algum problema com a ferramenta em si? Não. E com o produto? Também não. Fica óbvio, até para os que não têm filhos, que o problema não é a ferramenta, nem o produto, mas a falta de prática e conhecimento para usá-los.
Afirma que: “Indivíduos organizados frequentemente centralizam seus gastos no cartão de crédito”. Porque simplificam seus pagamentos e mantém datas estabelecidas para pagamento de suas despesas, pagando a(s) fatura(s) sempre em dia; Lançam estas transações em seu caderno (ou planilha) de controle financeiro e mantém à vista o saldo disponível para o restante do mês; Aproveitam os programas de recompensa (pontos, milhagem ou descontos) e acumulam benefícios depois usados nas férias, em viagens ou mesmo em novas oportunidades de consumo.
O Educador Financeiro faz o alerta: Como toda ferramenta, o cartão também tem seus problemas. Não por acaso, seu maior atrativo é também sua maior armadilha. As facilidades impostas pelo uso diário do cartão implicam em uma das mais altas taxas de juros cobradas no sistema financeiro mundial. Usar o crédito disponível e não honrá-lo integralmente no vencimento da fatura significa dar início a uma espiral perigosa de endividamento.
Conclui com “O cartão de crédito pode ser seu aliado? Pode. Pode arruiná-lo? Pode. A diferença? Educação financeira!”
A Tecnologia dos Cartões de Crédito
Figura 1: Transação com Cartão de Crédito. Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-cartao-de-credito/
No site Mundo Estranho, Thais Sant’Ana esclarece a tecnologia dos Cartões de Crédito. A Transmissão dos dados durante uma transação passa por várias empresas, conforme a figura 1.
As maquinas leitoras emitem um sinal à credenciadora, no Brasil as mais conhecidas são RedeCard e Cielo. Essas empresas gerenciam o cadastro de lojas que aceitam o cartão e oferecem tanto as máquinas leitoras aos comerciantes, quanto a tecnologia de chip ou tarja as emissoras do cartão. A credenciadora faz contato com a bandeira do cartão, como Visa, Mastercard, American Express, entre outros. Essa “marca” é que determina as regras do cartão, por exemplo, números de vezes que pode parcelar as compras, estabelece a aceitação local e internacional. E finalmente a bandeira contata o emissor do cartão. Este define benefícios, como programas de fidelidade. E autoriza a transação. A autorização da compra é enviada de volta pelo mesmo sistema. Em condições ideais, essa “ida e volta” não deve durar mais de um segundo!
Por trás dessa praticidade há muita tecnologia e controles operando sem que o cliente se dê conta.
Os cartões podem ser com Chip ou com Tarja Magnética. O chip tem uma capacidade de armazenamento maior que a Tarja. É mais seguro porque é um microprocessador que criptografa dados. A Tarja magnética, faixa escura cobre três linhas, cada uma composta de minúsculas barras magnetizadas, orientadas para o sul ou o norte e um código binário.

Outros materiais