Buscar

trabalho de CP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Por uma pedagogia da participação popular
“Educar” o povo e o governo para trabalharem juntos!
1
Se não houver uma prática educativa que leve mudança aos costumes e aos valores subjetivos com relação à ação governamental, corre-se o risco de que ainda continue as pequenas práticas de “ajuda” mútua, ao invés de uma política democrática e educativa.
São projetos como o PAC, bolsa escola, bolsa família, entre outros ,que estagnam a população, fazendo assim esperarem apenas do governo sem realizar nada a respeito para gerar mudanças!
eles mesmos poderem ter feito algo para evitar essa situação!
Ultimamente a mídia tem se voltado apenas para mostrar uma imagem da prefeitura com base nas suas realizações e não com o intuito de motivar as pessoas promovendo uma atitude independente.
se não houver essa mudança interna, tanto por parte da comunidade como de cada indivíduo, a vontade política, de buscar a mudança social, se resumirá em uma utopia, prevalecendo assim a autoridade política.
A problemática se agrava cada vez mais pela falta de iniciativa por parte da população. O autoritarismos implantado, historicamente, na cultura brasileira faz com que as pessoas se afastem do governo inviabilizando o acesso entre a população e a administração pública
A união entre o governo e a população acarreta uma política publica melhor, gerando harmonia entre as partes! Porque juntos fazem a diferença.
Um dos problemas se da, quando mesmo a pessoa querendo mudar o curso do governo acaba se corrompendo e tornando-se mais um corrupto.
Essa insatisfação com a política pode ser expressada pelas manifestações que vão às ruas, greves e entre outros meios. E é muito importante que eles façam isso!
Muitos dos que estão na política acabam achando que o saber técnico, sobre a administração pública, só cabe a eles. Não esta dentro da sociedade para observá-la de perto e ver o problema realmente como é!
É preciso projetos de continuidade, mesmo após o fim do mandato do governante, tendo em vista assim sempre o bem estar comum da população!
Como Paulo Freire mesmo dizia que o grande conflito da ação política educativa é “pedagogizar o conflito”, o ato de introduzir a dimensão educativa nos espaços de participação popular, gerando um fator de crescimento político educativo.
Elemento essencial da política de participação popular é incorporar as dimensões pedagógica nas ações do governo
A participação popular vem crescendo!
Participação popular: um sonho possível!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais