Buscar

AULA 3 PROC CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 3
1 - Como se procede ao cálculo da coisa julgada ilíquida, para a obtenção da quantia certa destinada à execução? Quais as modalidades de liquidação procedimental da coisa julgada ilíquida previstas na Lei nº 13.105/15 (NCPC)?
Resposta : O cálculo procede-se através da liquidação, já que a obrigação não precisará estar revestida de certeza e exigibilidade apenas, sendo necessário a liquidez desta, segundo Alexandre Câmara, não se trata da liquidação da sentença em si, e sim, a obrigação é que deverá revista pela liquidez.
Assim, podemos indicar duas modalidades de liquidação, sendo: por arbitramento ou por procedimento comum( quando há que alegar fato novo ou produzir provas).
O autor Alexandre Câmara, dispõe sobre essas 2 modalidades, ressaltando que o objeto da cognição é limitado, em qualquer dos dois casos, à determinação do quantum debeatur, não havendo possibilidade em se rediscutir o que já foi ou poderia ter sido discutido na decisão judicial, conforme Art.509, parágrafo 4º CPC/15.
2 - Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), indique a alternativa que não contempla título executivo extrajudicial:
 a) o crédito de auxiliar de justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial;
b) a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
c) a nota promissória;
d) o crédito decorrente de foro ou laudêmio.
Resposta: letra a

Outros materiais