Buscar

resulmo - GLOBALIZAÇÃO, ESTADO-NAÇÃO e IDENTIDADE BRASILEIRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GLOBALIZAÇÃO, ESTADO-NAÇÃO e IDENTIDADE BRASILEIRA.
O papel do Estado devido à globalização está mudando com o passar dos anos, pois esse conceito de Estado-nação está sendo reconfigurado e seu poder político, econômico ou militar redefinido. A atual globalização produz o enfraquecimento dos poderes do Estado. O Estado moderno está em plena fase de reconfiguração de seu papel e passa por uma séria crise de identidade, além de fazer perguntas se a globalização tem seu efeito ou deixa suas marcas na identidade de uma nação, ou de um povo.
Como ponto de partida, esclarecer que nacionalidade é um atributo conferido aos indivíduos, e às coletividades, assim, brasileiro tem haver com as pessoas e não com a nação Brasil. Do mesmo modo, cidadãos são aqueles que aproveitam dos direitos de cidadania. A identidade étnica e nacional é muito importante nos dias de hoje, visto que a modernidade esta em primeiro lugar, e não a globalização que promoveu a perda da identidade. Por isso, a importância das diferenças de povos, pois elas trabalham com raízes históricas. Assim, se por um lado o Estado moderno se enfraquece com a globalização, o nacionalismo e a identidade nacional não se enfraquecerão necessariamente se houver raízes étnicas na experiência histórica de uma nação.
Uma das formas mais comuns de identidade cultural é a identidade nacional, ela está inseparável no processo globalização que estamos vivenciando, os principais elementos formadores da identidade de uma nação são: uma língua comum, heróis nacionais, festejos tradicionais e populares, gastronomia típica, valores comuns e sentimento de pertencimento, ou seja, a cultura nacional. São justamente através de heróis, mitos, lendas, símbolos e celebrações, que são criados a identidade nacional e falsificada, por isso, que a identidade nacional é “uma comunidade imaginada”. Mas, o importante é destacar que a cultura nacional é importante para que o povo possa se identificar e possuir um sentimento que pertença a esta nação. O mais obvio na construção de uma cultura nacional é possuir um herói libertador. 
Portanto, são todos esses elementos da cultura nacional que constroem uma identidade nacional, é tudo aquilo que distingue um povo de outro, que pode ser suas experiências, seus traumas, seu idioma, suas culturas, enfim, o que dá significado a um povo.

Continue navegando