Buscar

PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201503763420)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	
	Wallon
	
	Vygotsky
	 
	Augusto Comte
	
	Piaget
	
	Marx
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503249460)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	
	o estudo de História Política, num passado recente, produziu no seio da população brasileira um profundo desprezo pela ação política.
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	
	a preocupação com a História Política deve se encerrar, já que esta sempre foi o espaço de mera cronologia política das elites brasileiras.
	
	a necessidade da volta do ensino da História Política existe, desde que esta esteja preocupada com a formação moral e cívica dos alunos.
	
	a prioridade do ensino de História deve se voltar à História Imediata, por estar muito mais vinculada ao cotidiano dos educandos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503249465)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
		
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	um documento precisa se apresentar escrito e impresso para ser considerado como tal, por isso a televisão não tem valor para o estudo da história.
	
	um mundo dominado pela linguagem, dificulta a retenção de dados tão importantes para o estudo da história.
	
	um único modo correto de usar a televisão para os estudos de história é analisar os documentários apresentados por ela.
	
	uma linguagem como a da televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503159682)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
		
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	 
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503749190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora ao estudar os grupos sociais da escola apresentou a turma o organograma do colégio. Nele, através de um esquema feito com setas estão todas as pessoas que convivem dentro daquele espaço. Ao analisá-lo fez as seguintes perguntas: quem se relaciona mais diretamente com os alunos, a diretora ou os professores? Com quem, depois de bater o ponto o servente da escola deve se dirigir para saber o que fazer? Nessa atividade sobre o GRUPO SOCIAL ESCOLA ela está estudando, com as crianças, EXCETO:
		
	
	As regras de convivência entre os funcionários da escola
	
	A identificação dos elementos que trabalham na escola
	 
	O local de moradia dos funcionários
	
	A interdependência de funções entre as pessoas que convivem na escola
	
	O papel função de cada pessoa da escola
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503220807)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A História põe em destaque o conteúdo social da vida dos homens, criando condições para a compreensão das diferenças entre as sociedades humanas. Identifique a opção que melhor apresenta a correspondência entre História e a afirmativa em acima.
		
	
	Conteúdo escolar que estuda o fator humano e suas relações.
	
	Conjunto de saberes que utiliza fontes materiais e imateriais para a pesquisa.
	
	Área de estudo que analisa os processos históricos, personagens e fatos.
	 
	Ciência humana que estuda o homem em sociedade através do tempo.
	
	Área do conhecimento que se dedica ao estudo do comportamento humano.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503749223)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Trabalhando com o esquema corporal e com a lateralidade, a criança, ao entrar na escola já utiliza e expressa através do tato e de diversas formas de linguagem as relações espaciais de vizinhança (topológicas) . São elas:
		
	 
	Dentro, fora , ao lado;
	
	Norte, sul , leste;
	
	Direita, esquerda, vizinho;
	
	;Oeste , leste, embaixo.
	
	Em cima , embaixo , direiita.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503749201)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A percepção pela criança que o seu corpo tem dois lados e que eles se relacionam de forma diferenciada com o espaço, chama-se:
		
	 
	Lateralidade
	
	Esquema corporal
	
	Localização espacial
	
	Representação do espaço
	
	Descentração
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503280020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma turma de Educação Infantil havia dois  irmãos gêmeos  de 4 anos: o Eric e o Tomás.
A professora pergunta ao Eric:
- Quem nasceu primeiro?
Eric responde:
- O Tomás nasceu primeiro e depois eu.
A professora pergunta: 
-E quem é mais velho?
Eric responde:
- Eu , porque sou mais alto que o Tomás.
 
Nesse  exemplo  constatamos que, segundo Piaget,  o Eric está em relação a construção do conceito de  tempo,  no estágio:
		
	
	representativo, no qual devido  a função simbólica, o tempo é percebido pela linguagem.
	
	operatório, no qual se  inicia a compreensão do conjunto das relações temporais.
	 
	intuitivo ou pré operacional ,no qual  as intuições temporais estão ligadas ao egocentrismo.
	
	sensório motor,  no qual  existe um tempo prático, ligado às ações e experiências imediatas .
	
	Operatório concreto, aquele em que  se reflete o tempo através de um   exemplo prático.
 
 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503912833)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao chegar à escola a criança traz o conceito espontâneo do tempo ligado a sua própria vida e às suas vivências e experiências. Esse conceito espontâneo tem como referências, fatos ou ações da vida das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. A noção dotempo, nessa fase está sempre baseada em algum fato de sua experiência concreta: - a criança sabe que é domingo porque ela não vai à aula; - a criança acha que sua professora de trinta anos é muito ¿velha¿, porque trinta anos é um tempo que ela ainda não viveu. Algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
		
	 
	que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais.
	
	que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.
	
	que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado ¿ afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
	
	que compreender o tempo não demanda analisar itens abstratos em situações físicas e históricas. Mas apenas saber que" o que já passou, não volta mais."
	
	que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.

Continue navegando