Buscar

Conceitos de Botânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOBOTÂNICA
	 1a Questão (Ref.: 201603544185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os metabólitos secundários dos vegetais origina compostos que não possuem uma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. Dentre essas funções podemos destacar exceto:
		
	 
	Fotossíntese e respiração
	
	Agentes alelopáticos
	
	Atração os insetos
	
	Defesa contra herbívoros ou microrganismos patogênicos
	
	Proteção para a luz UV e outros agentes físicos agressivos,
		
	
 2a Questão (Ref.: 201602728995)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o desenvolvimento das plantas, marque V para as respostas verdadeiras e F para as falsas:
		
	 
	O crescimento primário ocorre em todas as plantas.
	 
	O crescimento primário só ocorre nas plantas pequenas de até 1,0m.
	 
	O crescimento secundário é o espessamento de caules e raízes.
	 
	O crescimento primário e o secundário ocorrem desde que a planta sai da semente.
	 
	O crescimento secundário só ocorre nas árvores.
		
	
 3a Questão (Ref.: 201603465321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tradicionalidade de uso é uma forma de comprovação de segurança e efetividade de fitoterápicos permitida no Brasil desde a publicação da RDC nº 17/2000, que foi revogada pela RDC nº 48/2004, que por sua vez foi revogada pela RDC nº 14/2010, todas referentes ao registro de medicamentos fitoterápicos. Em todas essas normas era possível utilizar quatro formas de comprovação de segurança e eficácia de fitoterápicos: por meio de estudos não clínicos e clínicos, por dados de literatura, por registro simplificado ou por tradicionalidade. Porém, a população não tinha a informação sobre qual foi a forma utilizada para comprovação da segurança e eficácia quando o produto era registrado. A comprovação de segurança e efetividade por tradicionalidade de uso é uma forma preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e existe nas principais legislações internacionais, como da Comunidade Europeia, Canadá, Austrália, México e Brasil. A RDC 26/2014 e a IN 4/2014, quando referem-se a fitoterápicos, estão mencionando tanto o Medicamento Fitoterápico (MF) quanto o Produto Tradicional Fitoterápico (PTF). Marque, ent re as opções a seguir aquela que corretamente expressa a principal diferença entre essas duas classes:
		
	
	Tanto PTF, quanto MF necessitam ser registrados, porém apenas o PTF deverá apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, já que sua efetividade está baseada na tradicionalidade de uso.
	 
	o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	
	o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	
	o PTF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o MF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
	
	o MF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o PTF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
		
	
 4a Questão (Ref.: 201602897280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As células se associam de diferentes maneiras, formando unidades estruturais e funcionais denominadas tecidos. Os tecidos por sua vez, se agrupam formando unidades maiores de acordo com a sua função e posicionamento no corpo da planta, denominadas sistemas de tecidos. São três os sistemas de tecidos presentes em todos os órgãos, o que revela a similaridade entre todos eles. O sistema dérmico ou de revestimento; sistema vascular e sistema fundamental. Os sistemas de tecidos têm origem a partir dos meristemas primários durante o desenvolvimento do embrião, respectivamente a partir da protoderme, procâmbio e sistema fundamental. As características abaixo fazem parte de um tipo de tecido vegetal. Analise-as. I. É constituído de células vivas. II. Confere flexibilidade nos caules jovens, ao pecíolo das folhas e ao pedúnculo das flores. III. Promove a sustentação da planta. Com base nesses dados, é correto afirmar que o tecido correspondente é:
		
	
	Parênquima
	 
	Colênquima
	
	Felogênio
	
	Meristemas
	
	Esclerênquima
		
	
	
 5a Questão (Ref.: 201602710546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Zaack et al. (2001) estudaram os constituintes químicos do óleo essencial das folhas de Tilia cordata Mill., coletadas durante o inverno, de manhã, de indivíduos adultos de ± 10 anos de idade. Eles identificaram 43 substâncias diferentes, sendo 2 majoritárias. Os autores fizeram coletas dos mesmos indivíduos durante o verão, também pela manhã e fizeram a análise do óleo essencial. Nessa 2ª coleta, os autores identificaram 49 substâncias, sendo 3 delas majoritárias. Tanto no verão, como no inverno, todos os indivíduos coletados estavam em fase vegetativa. Os resultados dos teores dos constituintes dos óleos estão representados no gráfico abaixo.
 De acordo com o que se sabe sobre a produção de metabólitos secundários pelas plantas, e com base nas características fornecidas, aponte as possíveis razões para ter havido diferença entre o óleo essencial da amostra A e da amostra B.
		
	
	A sazonalidade e a fase do ciclo e vida (fenofase vegetativa).
	
	O ciclo circadiano e a fase do ciclo de vida (fenofase vegetativa).
	
	Apenas o ciclo circadiano.
	
	Apenas a fase do ciclo de vida (fenofase vegetativa).
	 
	Apenas a sazonalidade.

Outros materiais