Buscar

casos av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Líderes de movimentos separatistas brasileiros(...)
R:O Es tado bras ileiro a doto u como mod elo a fo rma fed er ati va. Os Es t ados fed erais n ão a dmit em a s epar ação da s ua u nida de f ed erat i va os membr os que qu e enteg ram a fed eraç ã o, nem m es mo de re giõ es que a gregam e m det er mina dos entes na fe der ação, em vi rtud e do p rinc ipio d a indi sol ubid ad e. A demais a C. F c oloc ou c omo c laus ul a pr etria ex pl ic ita a f orm a f ede rat i va d o E s tado, o que imp edi o us o d e eme nd as c onst it uc ionais que t em por fi m ab oli a f ed eraç ão. A s ituação vi vida pela Uni ão E ur op eia n ão g uar da delaçã o c om o Bras il, haja vis ta qu e , a união Eu ro pei a é uma co nfed eraç ã o de E st ad os inde pe nde ntes que se unir ão p ara a p rot eçã o c omerc ial ec o nom ic a, e da s egu ra nç a da re gião n es te c as o os E stados s ão independentes e soberano a dmitindo a saida da união da Europeia.
A cidade brasileira de Porumberá(..)
R: O procu ra do r de ve rá emi tir pa rece r tecnico in forma ndo ao go vern ador que , ap es a r de rel e va nte a idei a do aco rdo e nos poss ive is res ultad os favo rave is as popu la ções , ou m esmo nã o po de ocorre r. Co nforme a C.F com p ete a uniã o m anter rel a çõ es com Es tad os es trange iros e , es pec i ficamen te ao pres iden te da Rep ubl ica s ele bra r aco rdos in terna ci onais q ue de ve ram s e r s ubm e tidos o refere ndo do congress o na ciona l.
Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia ?(...)
R:A i nte rve nção ´´ Branca´´ , a rigor não ex iste o que te mos é inte rv enção i nf ormal ou formal. O caso aci ma atuação da uni ão sobre o Estado, caso se mate rali ze de corre da vol un tari edade do Es tado que, abrindo mão de sua autonomi a, admi te o controle fi n ance i ro do Es tado e xe rcido pel o gove rno fe de ral, se ndo a de cre tação d a i n terve n ção formal. A de cretação da in te rv enção se ri a o caminha j uri di camente corre to obedecidos os di spo si tivos da inte rv enção. 
No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma situação séria(...)
R: O cas o acim a ap res enta um a gra ve ame aça a ord em publ ica e a pa z s o cia l am eaça das em razã o de gra nde es tab i li dade ins tituci onal . Tais m otivos jus tificam a de cretação do Es tad o de defes a . Entre tan to o go ve rnado r do Es tado sel ebrando um conve n io adm i nis trativo com a un iã o pe rmitiu que fosse da s e gu ran ça da un iã o atuassem no Es tado. As m edid as adotad as pro du zi ram res ultad os s a tis fatori o e a fas tou a vig en cia do Es tad o de en cess ão.
Um integrante da polícia militar de determinado estado da Federação(...)
a)Sim , s e gun do a C.F o m i li tar com mais de 10 an os , fica rá congre gad o, pe rm an ecend o ju n to a corpo ra çã o . 
b)Nã o , os mil i tares do Es tad o s ã o forças au xil i a res e reserva s dos exe rci to apl icand o -l h e os di re i tos e ob ri g açõ es in e rentes aos m i litares das forças a rm ad as 
c)Sim , a j uris p rudê n ci a in terp re tou a an tin om ia cons titu cio n al e cons ide rou qu e o reg is tro da cand i datura , no cas o dos m ili tares s upi ra r a filha ção pa rtid aria .
d)Sim , n o caso ap resen tado o m ilitar possui 11 an os d e s ervi ços e, n a qual ida de de ag reg a do, o m ili tar con tinu a ativo . Sen d o assim som e n te pass ará a inativi d a de s e for elei to.
Jos é r es ol veu c a ndid atar -s e(...)
R:A ques t ão t rata da i mu nida de m aterial, o u s eja, a ga ra ntia da i n vio bilida de p or q uais qu er o pini ão d e pala vr as e votos , de ntro o u f or o do c on gr es s o, m as s empre em raz ã o do m a nd ato. No t ocant e a J os é, s uplent e de d eputa do n ão exi s t e t al pr er rog at i va. Send o ass i m, José res p on der á pel o c rime inj uria. 
Parlamentar, membro de um CPI(...)
R:Sim , con ti nua ra se r pro tegi do pel a imu n id ades parl amen tares , des d e d e qu e suas ações es tej a l i ga d as di re tamen te ao exe rci cio da ativi d ad e p arlam e n ta r, ha ja vis ta q ue as prerro gativa s pe rtence ao pod er le g isl ativo , lo g o as ações de vem s er pra tica das por pa rlam entar no exerci o d o m and ato.
O TCU ao julgar as contas da empresa estatal federal ENTREMAX(...)
R:A firm a tiva es ta erra d a. O TCU te m p o de res co ns tituci ona is pa ra j u lg ar as con tas de adm in is trado res d o dinh ei ro pu b li co, p o de ndo in clus ive a p l ica r s an ções adm i nis trativa s e n tre elas a m ul ta. Po r ou tro la do o TC U n ão te m o po d er pa ra apl ica r ap e nas res tritiva s a liberd ad es es te pod e r s om en te é exe rcid o pel os orgã os de pod e r jud icia ri o .

Outros materiais