Buscar

14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia I - capítulo 14 (guilherme ferreira morgado)
	A função das artérias é transportar sangue em alta pressão, por isso elas têm fortes paredes. As arteríolas funcionam como condutos de controle pelos quais o sangue é liberado para os capilares, logo, elas têm uma parede muscular forte capaz de ocluir o vaso. A função dos capilares é fazer trocas entre o sangue e o líquido intersticial, assim as paredes são finas e possuem poros capilares. 
	As vênulas coletam sangue dos capilares; já as veias o transportam das vênulas para o coração. Pode-se considerá-las como sendo reservatórios de sangue, já que possuem uma área de secção transversal maior que a das artérias e que é inversamente proporcional à velocidade de condução do sangue. 
	À medida que o sangue flui pela circulação sistêmica sua pressão cai, sendo que a pressão na circulação pulmonar é menor, o que se deve à necessidade do pulmão de expor o sangue ao oxigênio. 
	Existem três princípios básicos: o primeiro é que a intensidade do fluxo sanguíneo é controlada precisamente em relação às necessidades do tecido, essas necessidades são monitoradas pelos microvasos que avaliam disponibilidade de oxigênio e de outros nutrientes, acúmulo de dióxido de carbono e de outros metabólicos. O segundo é o débito cardíaco controlado pela soma de todos os fluxos teciduais locais, ou seja, se aumentar o retorno venoso irá aumentar a quantidade de sangue bombeada. O terceiro diz que a pressão arterial é controlada de modo independente do fluxo sanguíneo local ou débito cardíaco, já que o sistema circulatório tem um sistema extensivo de controle da pressão sanguínea arterial. 
	O fluxo sanguíneo pelo vaso é determinado pela diferença de pressão entre as extremidades e o impedimento ao fluxo sanguíneo é a resistência vascular. Essa resistência surge pelo resultado do atrito entre o sangue e o endotélio. O fluxo sanguíneo é a quantidade de sangue que passa por um ponto em um determinado intervalo de tempo. 
	Quando o sangue flui de forma estável ele se organiza em linhas de corrente com camadas de sangue equidistantes, isso é chamado de fluxo laminar. Já no fluxo turbilhonar, o sangue flui em todas as direções do vaso. No fluxo laminar o fluxo pelo centro do vaso é maior que próximo às paredes, isso é chamado de perfil parabólico da velocidade do fluxo sanguíneo. Essa configuração ocorre porque a lâmina perto da parede sofre grande atrito do endotélio, já a do meio desliza sobre as outras lâminas. 
	Quando a intensidade/velocidade do sangue é muito elevada, ou passa por uma obstrução, o regime torna-se turbilhonar, formando redemoinhos. Sendo que os vasos com alta velocidade, natureza pulsátil, alteração súbita de diâmetro e grande diâmetro estão sujeitos ao turbilhonamento. 
	A pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue contra qualquer unidade de área da parede vascular. A intensidade do fluxo sanguíneo em todo o sistema circulatório é igual a do sangue bombeado pelo coração, ou seja, o débito cardíaco. A condutância é a medida do fluxo sanguíneo por um vaso sob dada pressão sanguínea. Sendo que pequenas variações do diâmetro do vaso provocam grandes alterações em sua capacidade de conduzir o sangue quando o fluxo é laminar.
	Tomando como base a lei de Poiseuille, o raio é a variável mais importante na determinação da velocidade do fluxo, já que é proporcional à quarta potência. Logo, as arteríolas, que podem alterar bastante o seu diâmetro, podem até mesmo interromper ou aumentar muito o fluxo sanguíneo. 
	A resistência vascular periférica é a soma das resistências das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Os vasos sanguíneos ramificam-se formando circuitos paralelos, o que permite que cada tecido controle o seu próprio fluxo e isso também facilita a condutância, pois gera novas vias. 
	Outro fator importante na lei de Poiseuille é a viscosidade do sangue, que é inversamente proporcional a sua velocidade. Sendo que a viscosidade do sangue é conferida pelos eritrócitos em suspensão e também pelas proteínas no plasma. 
	O aumento da pressão arterial aumenta a força que impulsiona o sangue e também distende os vasos, o que diminui a resistência vascular periférica, com isso aumenta o fluxo.

Outros materiais