Buscar

PCR NESTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMUNODIFUSÃO
A análise preliminar do resultado desta prática não demonstraram a formação de uma linha de precipitação, como era esperado da técnica. Isto, provavelmente, se deve a irregularidade da superfície em gel (ágar), erros na confecção dos poços e possíveis erros na pipetagem do antígeno e/ou anticorpo. Isto pode ter ocorrido, também, por não ter alcançado um equilibrio entre a quantidade de antigeno frente a quantidade de anticorpo. Não obstante, como não há como aferir a concentração de ambas substâncias, esta hipótese torna-se irrelevante.
A precipitação nada mais é do que a formação mais densa formada pelo antígeno, no caso a soroalbumina ao reagir com os anticorpos, que irão retirar a camada de solvatação precipitando complexos de formação antígeno+anticorpo. Esperava-se que, com a difusão dos anticorpos encontrando o antígeno, a linha de precipitação se formasse e torna-se visível pelo seu aspecto esbranquiçado, realçada no meio ágar. Este processo ocorrerá pois o antígeno possui diversos sítios de ligação com o anticorpo ao redor de sua estrutura, local conhecido como epítopo.
Aglutinação – Processo de tipagem sanguinea
A tipagem sanguinea consiste em um simples processo de colocar anti-corpos para determinadas proteínas conhecidas como A ou B. Essas proteínas estão na membrana das nossas hemácias e são de extrema importância em processos como doação sanguinea, onde um sangue com proteína não reconhecida pelo sistema imune do aceptor, pode gerar uma resposta imune e matar o indivíduo. O processo em si é chamado de hemaglutinação, no qual consiste em utilizar anticorpos para estes antígenos em específico e observar a presença de aglutinação. O nosso doador do sangue utilizado na prática, foi positivo para o antígeno B, o qual aglutinou ao ser adicionado um anti-B. 
Microprecipitação
Utilizamos capilares de vidro contendo antígeno e anticorpos. O capiliar utilizado apresentou, após determinado tempo de incubação, uma leve linha de precipitação esbranquiçada. Isto ocorreu indicando a presença de anticorpos específicos no soro para a ovalbumina algo que, em teoria, deveria de fato ocorrer já que os camundongos foram imunizados contra este determinado antígeno.

Continue navegando