Buscar

Lista de exercício da disciplina Manejo de abelhas sem ferrão - Flora, Própolis e Geoprópolis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
 CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
 NÚCLEO DE ESTUDO DOS INSETOS
 
Disciplina: Manejo e Conservação de Abelhas sem Ferrão
Semestre: 2012.2
Nome: 
Lista de Exercícios II
Interação Flora e Abelha Sem Ferrão, Própolis e Geoprópolis
A transferência de grãos de pólen dos órgãos masculinos aos órgãos femininos da flor caracteriza a Polinização, que foi uma importante adaptação evolutiva das plantas superiores. Comente sobre a importância da polinização para esses vegetais.
A polinização é um processo de grande importância para a vida dos vegetais, graças a esse processo as plantas conseguem gerar descendentes, podendo perpetuar as espécies por várias gerações, garantindo também a diversidade genética das plantas. 
Entende-se Palinologia como a ciência responsável pelo estudo dos grãos de pólen. Comente como essa ciência pode contribuir para a criação e manejo de Abelhas Sociais sem Ferrão.
A palinologia ajuda na caracterização morfológica dos tipos polínicos referentes a determinada espécie da flora encontrada em uma região. Dentro dessa ciência, encontram-se diversas áreas como a Melissopalinologia, responsável pelo estudo dos grãos de pólen presentes no mel, própolis. Com a finalidade de aferir as espécies de plantas utilizadas pelas espécies, além de informar ao produtor quais espécies de plantas podem potencializar a produção em seu meliponário. 
Descreva as diferenças entre os principais tipos de polinização: autogamia, geitonogamia e xenogamia.
As plantas autógamas são as que realizam preferencialmente autofecundação (acima de 95%). A autofecundação ocorre quando o pólen chega a fertilizar um óvulo da mesma planta. As plantas autógamas são caracterizadas pela homozigose. Uma população de plantas autógamas é representada por uma ou várias linhas puras.
Geitonogamia é um tipo especifico de autogamia, trata-se da fecundação de flores vizinhas pertencentes à mesma planta.
Xenogamia acontece em plantas dióicas, na qual as plantas possuem flores masculinas e femininas na mesma planta, porem não há fecundação.Também ocorre através da dicogamia, em que existe uma diferença na maturação dos estames e carpelos de uma determinada flor.
As plantas co-evoluiram com os seus agentes polinizadores, estabelecendo relações mutualísticas de sucesso através da troca de recursos e serviços. Comente sobre os atrativos florais utilizados pelas plantas para garantir a visita desses agentes polinizadores. 
Segundo estudos os organismos ou as populações que vivem no mesmo local, no tempo e no espaço, são sujeitos a interagirem uns com os outros. Sendo principal fator de interação os recursos (comida, bebida, etc) ou condições (clima, inimigos naturais, etc) em comum ou quando um é o recurso ou condição do outro. Insetos e plantas estão intimamente associados. Alguns insetos são vitalmente importantes para muitas plantas, assistindo na sua reprodução, através da polinização, ou na sua dispersão espalhando suas sementes. 
Entre plantas e insetos são possíveis diversas interações, os insetos são de fundamental importância para a polinização dos vegetais, como troca os vegetais produzem substâncias adocicadas, utilizam flores coloridas que servem como atrativo atraem as abelhas. Os insetos são atraídos por esses mecanismos que foram desenvolvidos pelas plantas e levam em seus pêlos o pólen. O pólen é importante para o desenvolvimento da colméia, pois é a fonte principal de proteína das abelhas, logo ao garantir o desenvolvimento da família à abelha também perpetuam a espécie vegetal.
O néctar e o pólen são os principais recursos florais coletados pelas abelhas, visto que são importantes fontes alimentares para estas. Descreva a importância desses recursos para a colméia com base na composição química desses recursos.
Estudos revelam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas (conforme mencionado anteriormente). O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedade antioxidante, antianêmica e auxiliar no tratamento preventivo da prostatite. Pode ser utilizado no tratamento de anemias profundas visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.
O pólen em sua maior proporção é composto por proteínas (16 a 40 %) contendo todos os aminoácidos conhecidos, assim como numerosas vitaminas, principalmente as vitaminas C, sendo a principal fonte de alimentação das abelhas.
O néctar trata-se de uma substancia aquosa, secretada pelas plantas, por meio de glândulas, e é uma importante fonte de energia para os polinizadores através de açúcares e solutos. A concentração e composição vária entre as espécies, sendo influenciadas pela idade da planta e de condições ambientais como a umidade, sendo que a composição de açúcar apresenta relação com a síndrome de polinização pelas preferências dos polinizadores
Qual a importância de se identificar e mensurar a flora meliponícola? Como essa identificação pode ser feita? 
Para se ter o conhecimento de quais as plantas presentes em seu meliponário, vai implicar na qualidade final dos produtos produzidos pelas abelhas. O conhecimento da flora pode evitar a presença de plantas tóxicas que poderiam levar a produção de mel tóxico.
Qual a importância da identificação da origem botânica e geográfica dos produtos das abelhas?
Tendo o conhecimento da flora, pode-se ter um planejamento das espécies de plantas a ser utilizadas, ter conhecimento sobre qual o tipo de mel de acordo com a florada, além de se possuir uma maior qualidade dos produtos de abelhas, contribuído para o desenvolvimento regional da atividade.
Qual a importância da própolis e da Geoprópolis para as abelhas? E para o homem? Identifique as semelhanças e diferenças destas substâncias.
O Própolis para as abelhas está presente em diferentes locais do ninho (parede interna, tubo de entrada, invólucro ou na superfície dos potes), servindo principalmente como defesa da colônia. Para o homem ele é utilizado na medicina. Já o Geoprópolis é constituído em uma mistura de barro com resinas, podendo haver outras substâncias na mistura,sendo utilizado pelas abelhas principalmente para delimitar espaços.
Quais as principais própolis produzidas no Brasil e quais as características que se destacam em cada uma? 
A própolis é conhecida, principalmente, por suas propriedades antimicrobiana, antioxidante, antiinflamatória, imunomodulatória, hipotensiva, cicatrizante, anestésica, anticâncer, anti-HIV e anticariogênica é uma substância resinosa, coletada pelas abelhas, de diversas partes da planta como broto, botões florais e exsudatos resinosos. A sua composição química é bastante complexa e variada, estando intimamente relacionada com a ecologia da flora de cada região visitada pelas abelhas. De modo geral, contém 50-60% de resinas e bálsamos, 30-40% de ceras, 5-10% de óleos essenciais, 5% de grãos de pólen, além de microelementos como alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês e pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B6, C e E.
	
 Por que é importante a formação de pastagens apícola/meliponícolas?
A flora apícola é o que se pode chamar de pastagem das abelhas, as abelhas recolhem das flores o néctar e o pólen, que vão alimentar a colônia. Conseqüentemente, boas fontes de pólen e néctar contribuem para aumentar a produção. Devido a isso, sempre que possível, o meliponicultor deve planificar a formação do pasto apícola antes mesmo da instalação do apiário. Existem plantas que produzem flores com elevada concentração de néctar, outras que produzem bastante pólen e outrasainda que fornecem igualmente pólen e néctar. Infelizmente, não existe um pasto apícola ideal. 
A partir daí, cabe ao produtor promover o melhoramento de sua pastagem, introduzindo variedades de maior valor apícola ou melipona, desde que adaptadas à região onde se situa a propriedade. Podendo usar culturas de médio porte e arbustivas, de alto potencial. Algumas são ótimas fontes de néctar e pólen que podem melhorar a alimentação das abelhas como o manjericão, manjerona, cosmos, guandu, colza, girassol, citros, frutíferas em geral, curcubitaceas, hortaliças etc. Pode ser de grande proveito até as plantas daninhas como excelentes fontes de alimento. Também é importante se cultivar próximo do Meliponário, plantas aromáticas e medicinais, pois seu aroma atrai muito as abelhas e diversificara ainda mais as fontes de alimento das colônias.

Outros materiais