Buscar

prev 3 AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503058229)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que
		
	 
	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para obtenção do benefício.
	 
	a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	o segurado que estiver recebendo benefício por incapacidade mantém essa qualidade durante seis meses após a cessação do benefício, independentemente do retorno à atividade remunerada.
	
	a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.
	
	o segurado facultativo tem um período de graça de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado por doze meses se comprovada a situação de desemprego perante o Ministério de Trabalho e Emprego
	 2a Questão (Ref.: 201503049713)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nos termos da legislação específica sobre o tema NÃO são considerados princípios e objetivos da Previdência Social:
		
	 
	uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	
	uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	 
	provimento das ações e serviços através de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único.
	
	cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição corrigidos monetariamente.
	
	previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional.
	 3a Questão (Ref.: 201503126294)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado empregado:
		
	
	O menor aprendiz, com idade entre 14 e 18 anos, sujeito a formação técnica-profissional metódica
	
	O trabalhador temporário contratado por empresa de trabalho temporário para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços
	 
	Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, com subordinação e mediante remuneração
	 
	O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria
	 4a Questão (Ref.: 201503049804)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Relativamente às condições instituídas para a aposentadoria do servidor integrante do Regime Próprio da Previdência Social, insertas na Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, é correto afirmar que
		
	 
	é vedada qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	
	permitida qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	 
	o tempo de contribuição que tiver servido de base para aposentadoria concedida pelo RGPS ou por outro regime próprio de previdência poderá ser contado para fins de aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social.
	
	o tempo de contribuição, para fins de aposentadoria, será comprovado mediante declaração pelo próprio segurado, na forma prevista na legislação em vigor.
	
	a aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde por período não excedente a doze meses.
	 5a Questão (Ref.: 201503118291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
		
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social, conforme artigo 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	 
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	A caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
	
	A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	 6a Questão (Ref.: 201503118286)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
		
	 
	No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	 
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	7a Questão (Ref.: 201502457234)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a assertiva correta: João, trabalha na empresa J.J.LTDA, percebendo a importância de R$ 4.000,00 mensais, e é casado com Maria que trabalha percebendo a importância de R$ 3.000,00 mensais, ambos segurados do RGPS. O casal têm um filho em comum de 2 anos de idade e João o pai invalido que depende economicamente dele. É correto afirmar que são dependentes de João:
		
	 
	Maria, o filho de 2 anos e o pai inválido.
	 
	Maria e o filho de 2 anos.
	
	Maria e o pai inválido.
	
	Pai inválido e o filho de 2 anosr.
	
	Filho de 2 anos.
		
	 8a Questão (Ref.: 201502495560)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
		
	
	pensão por morte e aposentadoria especial.
	 
	auxílio-reclusão e pensão por morte.
	 
	auxílio-reclusão e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
	
	aposentadoria por idade e auxílio-doença.
	 9a Questão (Ref.: 201502457243)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marcela, estudante de direito, resolveu se inscrever na Previdência Social como segurada facultativa em 01/12/2008. Em 01/12/2009 deixou de recolher os valores mensaisreferentes a Previdência Social. Ocorre, todavia, que Marcela em 01/02/2010 soube que estava com problemas de saúde e em razão de tal fato deveria ficar afastada com percepção de benefício previdenciário de auxílio doença. Pergunta-se: Nesta situação em análise, Marcela permanecerá com a qualidade de segurada:
		
	 
	06 meses.
	
	03 meses.
	
	Marcela não possui a qualidade de segurada, pois contribuiu com segurada facultativa.
	
	24 meses.
	 
	12 meses.
	 10a Questão (Ref.: 201502457823)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as opções e marque a incorreta quanto a contribuição previdenciária:
		
	
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo é de 20% sobre o respectivosalário-de-contribuição.
	
	A contribuição do empregador doméstico é de 12% sobre o salário-de-contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
	 
	Carlos advoga para diversas empresas na Justiça do Trabalho, sem manter vínculo de emprego, auferindo valores fixos mensais de cada uma delas. Nesta situação, o salário-de-contribuição de Carlos corresponde a soma de todas as remunerações recebidas, independente do teto limite de contribuição da Previdência Social.
	 
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo pode cair para 11% do respectivo salário-de-contribuição, desde que ele abra mão da aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	Não integram o salário-de-contribuição os benefícios pagos, na forma da lei, pelo RGPS, salvo o salário-maternidade.

Outros materiais