Buscar

Banner Pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Teoria Estruturalista 
Teoria Geral da Administração
Professor: Francisco Sávio
Curso: Administração
Equipe: Daiana Castelo 
Geilson Silva
João Pedro Nogueira 
Características básicas da organização na Teoria Estruturalista
De acordo com Chiavenato(2003,p.290) as organizações evoluíram por um processo de quatro etapas:
Da natureza;
Do trabalho;
Do capital;
Da organização;
Em uma consideração a Teoria Estruturalista, com seus pressupostos de aspectos e suas limitações, pode-se afirmar que é mias uma corrente do pensamento administrativo que trouxe a luz do conhecimento cientifico, uma análise e valioso conceitos utilizados para elucidação de problemas organizacionais.
A Teoria Estruturalista, como tudo na sociedade contemporânea, possui um processo dinâmico e de transição na busca constante do modelo ideal de teoria organizacional que resolva os impasses criados pelas organizações atuais.
Introdução 
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950 como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com seu ambiente, que é a sociedade maior. Daí, a sociedade de organizações caracterizada pela independência entre as organizações. Surge um novo conceito de organização e um novo conceito do homem: o homem organizacional que desempenha papéis simultâneos em diversas organizações diferentes.
Conceito
A teoria estruturalista tem como objetivo principal, o estudo das organizações, fundamentadas na estrutura interna e na interação com outras organizações, que são unidades sociais concebidas para cumprir e atingir objetivos específicos, mantendo relações estáveis a fim de viabilizar o conjunto de metas propostas.
A análise das organizações sob a ótica estruturalista é feita dentro de uma abordagem global e com a dualidade a dualidade que sua origem compreende; a organização que pode ser informal e informal e abrange os mais diversos tipos de organização, com o sistema de recompensa e sanções, materiais e sociais, centrados no comportamento organizacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando