Buscar

casos de empresaria compl. (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1: O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Resposta: A empresa é o objeto da atividade do empresário. O empresário é o sujeito que exerce a atividade de empresa, seja individual ou coletivamente, no caso de sociedade empresarial.Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos (trabalho, terra e capital).
Caso Concreto 2: Três esteticistas constituíram uma sociedade para explorar em uma clínica no Centro de Salvador, Resposta: Não, Caracteriza-se como uma sociedade simples pelo fato dos esteticistas exercerem suas profissões, prestando serviços da sua especialidade, ou seja, os sócios são os próprios profissionais que realizam a atividade fim da sociedade. 
Caso Concreto 3: Ana e Amaury, são casados pelo regime da comunhão total de bens. Ana tem 17 anos e deseja ser empresária individual e consulta você como advogado(a), sobre a possibilidade de realizar esta empreitada. No caso apresentado, Ana poderá ser empresária individual ?
Resposta: Ana poderá ser empresária individual, pois com o casamento, tornou-se plenamente capaz em razão de ter sido emancipada.
Caso concreto 4: Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, Resposta: O tipo está certo e o registro errado, pois é uma atividade empresarial. O registro da sociedade , que exerce a atividade economicamente organizada, deve ser feito na junta comercial do estado de São Paulo, conforme artigo 1150, cc
Caso Concreto 5: Antônia é sócia de uma sociedade empresária limitada, com sua irmã Adalgisa, Resposta: Náo. A sociedade é que ira responder com toda a força do seu patrimônio, pois possui responsabilidade patrimonial e processual. Art. 1052 a 1081 e 1150, CC
Caso Concreto 6: C & Cia Materiais de Construção Ltda. propõe execução Resposta: A teoria da desconsideração da personalidade jurídica autoriza o judiciário a ignorar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica quando vislumbrar a prática de ato fraudulento. Dessa forma é possível responsabilizar pessoal ilimitadamente os sócios pelas obrigações que caberia à sociedade. No caso em tela, a exequente comprova a existência de fraude perpetrada com o uso da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, sendo, portanto, objeto da desconsideração da personalidade jurídica nos moldes do art. 50 do CC
Caso Concreto 7: Carlos, sócio de uma sociedade em formação, ainda sem registro na Junta Resposta: A defesa da sociedade empresarial é só no sentido de que não assisti razão a Pedro, tendo em vista que proteção pretendida, somente ocorre após o arquivamento dos atos constitutivos na junta comercial, “ex vi “ (avistado) do disposto no art. 33, lei 8934 de 94, bem como art. 1163 e 1166, CC
Caso Concreto 8 : ANDRÉ e MAGDA são amigos de infância e tencionam constituir Resposta: Não pode. A lei veda a contribuição com prestação de serviços para formação do Capital Social da sociedade empresária. Só era possível na sociedade de capital e indústria, mas esta espécie de organizaçao societária não foi recepcionada pelo código civil.
Caso Concreto 9: Alexandre e Margarida são primos e tencionam constituir uma sociedade Resposta: De acordo com o artigo 1.005, CC, o sócio que a título de cota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde por evicção. 
Caso Concreto 10: Letícia e Paula são sócias de uma padaria em Jaú, Resposta: Sim. O artigo 1148,CC, tenta preservar a manutenção dos contratos necessários a exploração do estabelecimento.
Caso Concreto 11: Alexandre e Margarida constituíram uma sociedade ltda Resposta: Sim. Como dispõe o Art. 1021, CC, o sócio tem direito de fiscalizar os atos da sociedade e as respectivas contas. De acordo com os direitos e obrigações dos sócios.
Caso concreto 12: Quatro amigos de infância, após ganharem uma bolada na Mega Sena, Resposta: Sim. Neste caso, esta designação dependerá da aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não tiver sido integralizado ou de ⅔ no mínimo após a sua integralização
Caso Concreto 13: A sociedade existente entre os dois médicos Marina e Antônio, que exercem a medicina como atividade primeira, 
Resposta: A forma escolhida esta correta, mas a sociedade deveria ser registrada no registro civil das pessoas jurídicas,
Caso Concreto 14: Armando, desejando ter seu próprio negócio e não possuindo os recursos Resposta: O CC/02 reconhece, neste caso, a existência de uma sociedade, classificando-a como não personificada, denominando-a sociedade em conta de participação. Quem responde pelos atos é o sócio ostensivo, que aparece representando a sociedade.
Caso Concreto 15: A Sociedade Raymond & Gebara é uma Sociedade em Nome Coletivo. Resposta: Não. De acordo com o artigo 1113, a transformação independe de dissolução ou liquidação da sociedade. 
Caso Concreto 16: Determinada sociedade composta por dois irmãos Pedro e José é uma Resposta: De acordo com o parágrafo único do artigo 1033, com nova redação dada pela Lei 12.441/2011, não se aplica o inciso IV deste artigo, pois no caso de não ser reconstituída a pluralidade em 180 dias, o sócio remanescente poderá transformar o registro da sociedade em registro de empresa Individual ou EIRILI, não extinguindo portanto, a empresa. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1,5 Após regular tramite proc. foi declarada incapacidade relativa de Felipe empresário individual...
R. Não é lícito, ele poderá manter-se no ramo tendo alguém para assumir suas responsabilidades um curador (conforme regras do art. 874 do cc) o adv. Deve requere autorização em juízo.
1,5 Qual critério usado para aplicação do dir. empr. Em sua origem? R.O critério utilizado era o subjetivo o direito aplicável ea competência dos tribunais eram determinados pela qualidade do sujeito, que devia ser comerciante.
1,5 Marcelo e Aline, possuem bastante experiência na comercialização de art. Esportivos...
R.(A) de acordo com art. 998. Nos trinta dias subseqüentes a sua constituição, a sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no registro civil de pessoas jurídicas do local de sua sede.R.(B). a falta de registro da atividade econômica acarreta as seguintes conseqüências: perda da proteção do patrimônio pessoal dos sócios, impossibilidade de registrar a sociedade em órgãos públicos, como registro na receita federal e no INSS, cria a sociedade em comum, subdividida em de fato e irregular, proíbe a sociedade de requerer a recuperação judicial, pois mesmo sem o registro na junta comercial não impede o empresário de exercer sua atividade.
1,5 Lucas e Mário artistas decidem constituir sociedade para realização de peças de teatro...
R. Sim, Eles são empresários, mesmo com que diz o parágrafo único do art. 966 do cc. O objeto se distingue do escopo de suas profissões, nesse caso, a profissão artística não tem relação com a atividade principal do grupo, que é organizar a ocorrência de eventos de peças de teatro.

Continue navegando