Buscar

modelo de peça processual - Ação de obrigação de fazer com tutela antecipada de urgência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA … VARA CÍVEL DA COMARCA DE JOÃO PESSOA/PB
	CONDOMINIO SPARTACUS, sede, CNPJ nº neste ato representado por seu sindico NOME, nacionalidade, estado civil (existência de união estável), portador da carteira de identidade n°, expedida por, inscrito no CPF sob o n°, endereço eletrônico, residente e domiciliado na Rua, n°, bairro, cidade, estado por meio de seu advogado infra constituído que nos termos do artigo 103 do NCPC/15 informa com seu o endereço profissional na Rua, n°, bairro, cidade, estado endereço eletrônico vem perante V. Exa. apresentar 
	AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM TUTELA 
ANTECIPADA DE URGÊNCIA
	em face de FELISBERTO, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob o nº, carteira de identidade nº, expedida por, endereço eletrônico, telefone, residente e domiciliado na Rua, nº, bairro, Recife-PE, pelos fundamentos jurídicos que passa a expor.
	III – DOS FATOS
	Por meio de assembleia geral extraordinária foi aprovado a realização de obras de recuperação e manutenção do prédio localizado na Rua Rubi, n° 300, nesta cidade. O condomínio autor mantem-se em dia com a sua obrigação de dar andamento as referidas obras de forma responsável, no entanto no curso da realização da obra foi contatado o rompimento de tubulação de esgoto (barbará) da coluna do edifício, logo abaixo da unidade 501, propriedade do réu.
	Diante de tal situação a parte autora diligenciou a fim de contatar o réu, seja por meio de notificação ou por comunicação pessoal, contudo, o réu contrariando as expectativas mais razoáveis insiste em negar acesso ao apartamento, obstruindo o autor de realizar a devida manutenção.
	A recusa do réu em permitir a realização da obra coloca em risco os demais moradores e especialmente um idoso e um deficiente que residem na unidade 401. Além disso, a recusa do réu coloca em risco a saúde e a segurança da coletividade.
 
		
	
	IV- DOS FUNDAMENTOS JURIDICOS
	Diante dos fatos narrados resta evidente que a manifesta recusa do réu em permitir o autor a realizar as referidas manutenções da tubulação de esgoto do prédio coloca em risco a segurança dos demais condôminos. Nesse sentido, a conduta do réu ofende os deveres assumidos por todos os condôminos conforme dispõe o art. 1336, IV do Código Civil:
	“Art. 1336 - São deveres do condômino:
	IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.”
		
 	Por conseguinte, importa à parte autora zelar pelo bem estar da coletividade do condomínio bem como cumprir o disposto em assembleia Geral extraordinária que determinou a realização das referidas obras, conforme dispõe o art. 1.348, IV do Código Civil:
“Art. 1.348. Compete ao síndico:
IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;”
V- DA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE NATUREZA ANTECIPADA
	Na situação concreta o que deve ser evidenciado é que o Juízo de certeza não é necessário, mas o de verossimilhança, a luz do exposto pelo caso em tela, através da própria narrativa do autor é possível concluir-se que o interesse em risco revela-se como interesse que justifica o “direito de ação”, ou seja, o direito ao processo de mérito.
	Ademais, estando evidente o fundado temor do autor, espera deste nobre juízo a tutela de urgência, que caso contrário traria prejuízos irreversíveis aos condôminos do prédio. Há o interesse processual em obter uma justa composição do litígio, seja em favor de uma ou de outra parte, o que não poderá ser alcançado caso se concretize o dano temido.
	
	VI – DOS PEDIDOS
	Diante do exposto requer a Vossa excelência o seguinte:
A concessão da tutela de urgência de natureza antecipada obrigando o réu a autorizar o acesso ao seu apartamento pelos funcionários da empresa contratada pelo condomínio com o objetivo de serem realizados todos os procedimentos necessários para a recuperação da tubulação de esgoto imediatamente, sob pena de multa diária a ser arbitrada per este juiz;
A citação do réu, nos termos do artigo 249, NCPC, para querendo vir contestar a presente, sob pena de revelia e confissão;
No caso do indeferimento da tutela de urgência, seja o réu condenado em caráter definitivo a permitir o acesso ao seu apartamento pelos funcionários da empresa contratada pelo condomínio com o objetivo de serem realizados todos os procedimentos necessários para a recuperação da tubulação de esgoto, 
	d) Procedência de todos os pedidos formulados pelo autor e declarados por sentença, 
	e) Seja designada por este juízo a audiência de conciliação e mediação na forma do previsto no artigo 334 NCPC;
 	f) A condenação do réu ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, segundo o artigo 85 do NCPC.
	VII – DAS PROVAS
	
	Protesta pela produção de todos os meios de prova em direito admitidos.
	
	VIII – DO VALOR DA CAUSA
	Dá se o valor da causa de R$ 10.000,00 (dez mil reais)
 
	Nestes termos,
	Pede deferimento.
	Petrópolis,

Continue navegando