Buscar

Resumo do trabalho de memória e aprendizagem.

Prévia do material em texto

Resumo:
O presente trabalho embasado nos estudos de aprendizagem e memória tem como objetivo analisar se o teste com as brincadeiras do boliche irá obter resultados mais elevados em sua assertividade após a realização das mesmas, assim apresentar o poder do jogo de boliche para auxiliar aumentar o quesito de aprendizagem nas crianças em seu contexto escolar. O presente trabalho tem como intuito de comprovar, a eficácia da inserção de brincadeiras como o boliche na rotina de aprendizagem das crianças dentro das escolas e assim colaborar com a sociedade e a ciência.
A brincadeira do boliche exerce poder na cognição possibilitando novas aprendizagens, o jogo tem como benefício o aumento da concentração após a apresentação da didática exercendo assim, influência sobre a aprendizagem uma vez que a concentração foi aprimorada, potencializando o desempenho.
Alguns estudos que utilizaremos nesta pesquisa nos traz menção de como utilizar os jogos matemáticos no auxílio da aprendizagem infantil. A aprendizagem é um processo relevante, pelo qual adquirimos competências, habilidades e conhecimento, com todo esse sistema que a aprendizagem representa, analisaremos a influência deste na construção da ciência matemática através dos jogos infantis.
O objetivo dessa pesquisa é conhecer os processos didáticos para assegurar a aprendizagem entre crianças de 6 a 8 anos.
Se realizará com 2 grupos composto por 4 crianças sendo o primeiro o grupo controle e o segundo o grupo experimental a qual este terá estímulos facilitadores da aprendizagem (jogos). Será apresentado ao grupo experimental o jogo
Boliche” as crianças jogaram e contaram o somatório de pontos obtidos com números móveis em seguida farão duplas para realizar a subtração de seus pontos individuais, será realizada três rodadas.
No grupo controle tradicionalmente será dada uma breve explicação sobre a atividade proposta que será um exercício de subtração e adição com lápis e papel.
A pesquisa foi realizada no Colégio ouro preto em Nova Iguaçu com alunos de 5 e 6 anos do infantil 3, para a realização as crianças foram divididas em dois grupos o controle e experimental. No grupo controle estavam um número de crianças iniciando a aplicação da pesquisa, foi chamado o grupo controle para realizar quatro contas com 2 operações matemáticas (soma e subtração) foram distribuídos os materiais necessários para realização o teste 
No grupo experimental foi proposto um jogo de “Boliche” onde todos os 6 participantes jogaram 2 partidas, foi entregue números moveis para realizarem o somatório dos pontos obtidos para que logo após realizar a soma dos seus pontos o ganhador seria quem ficasse com mais pontos. Depois foi pedido para eles fazerem duplas e com a ajuda dos números móveis realizar a subtração dos seus pontos com o colega ao lado que era sua dupla. Duas maneiras didáticas diferentes na aprendizagem de matemática uma da forma tradicional e a outra com a inserção de jogos e pudemos então notar que sim, a inserção de jogos ou brincadeiras na didática escolar melhora o desempenho e aprendizagem dos alunos.
Palavras chaves: Aprendizagem, boliche, crianças, jogos.

Continue navegando