Buscar

PA VII Estudo de Caso Leiria Portugal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Seminário – Estudo de Caso
REQUALIFICAÇÃO URBANA
O exemplo da intervenção Polis em Leiria - Portugal
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: PA VII - Profª Ana Barbosa
Grupo: Adriana Canettieri 
Bárbara Felix
Natasha Belgo
Nayara Motta
Rafael Monteiro
Resumo 
As preocupações com as cidades e o ambiente urbano assumiram grande visibilidade sobretudo a partir da segunda metade dos anos 80 (século XX), no contexto dos novos paradigmas de desenvolvimento. 
As políticas urbanas têm como papel fundamental a reorganização e reestruturação do tecido urbano de forma coerente, equilibrada e sustentável e o melhoramento do ambiente.
Assim emerge uma nova visão de cidade, em que a qualificação e integração dos distintos espaços de cada cidade contribuem de forma decisiva para uma dinâmica funcional urbana mais inclusiva, coerente e sustentável.
A requalificação urbana visa a melhoria da qualidade de ambiente e de vida nas cidades, e envolve a articulação e integração de diversas componentes 
A adopção e implementação de programas urbanos (como, por exemplo, o Programa Polis) revelam a importância da reutilização de infra-estruturas e equipamentos existentes em detrimento da construção nova e a reutilização de espaços urbanos (abandonados ou degradados) com o objetivo de melhorar as suas condições de uso e ocupação. 
O território, o patrimônio e o ambiente têm de assumir o papel de elementos estratégicos e decisivos que contribuem para a promoção um novo paradigma de mudança baseado no planejamento e na sustentabilidade. 
Através do planejamento torna-se possível (re)pensar as cidades em função das características físicas e dos elementos simbólicos que estabelecem uma ligação com o passado e despertam sentimentos de pertencimento. Além do planeamento, é importante destacar a requalificação urbana como processo planejado que pretende a valorização e competitividade das cidades, a salvaguarda e a valorização de elementos (humanos e naturais) considerados fundamentais para a construção e a percepção da imagem, e para a consolidação da identidade individual ou coletiva. Atendendo às novas territorialidades, o património assume-se como um componente decisivo e estratégico na requalificação urbana e, deste modo, uma dimensão fundamental para a qualificação e a valorização da paisagem urbana.
“Os espaços urbanos revelam, na sua natureza artificial, a marca que identifica um modo de vida, de habitar, de trabalhar, uma forma de recreação e de deslocação que deixa, no desenho da cidade e em cada época, o retalho da sua utopia!” 
(SOCIEDADE LEIRIAPOLIS, 2007, p. 21).
O Programa Nacional de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental das Cidades (Polis38: 2000-2006), foi criado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º26/2000, do dia 15 de Maio, e inspirou-se no projeto urbano Expo`98. 
O Polis, em articulação com Programa Operacional do Ambiente (POA) e Programas Operacionais Regionais (POR`s) pretendem reforçar a identidade das cidades, através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental
O Programa Polis pretende desenvolver um conjunto de intervenções consideradas exemplares, com base em parcerias, especialmente entre Governo e Câmaras Municipais, que possam servir de referência para outras ações a desenvolver pelas autarquias locais. 
Sobre a Polis
Deste modo, foram delimitados quatro objetivos específicos para as intervenções Polis
 O território é o protagonista ativo do processo de desenvolvimento, objeto de intervenções é também seu agente, na medida em que assume uma dimensão integrativa capaz de tornar possível e perfeitamente aceitável o estabelecimento de compromissos entre as políticas de combate à precarização, marginalização, exclusão sociais e políticas de promoção da competitividade territorial. 
Porém, os territórios nem sempre corresponderam da melhor forma às necessidades da população, tendo crescido de forma acelerada, desregrada e irracional, em torno de elementos simbólicos (exemplo de um castelo, uma igreja) que “entram” na morfologia urbana e atribuem uma imagem a um território bem como influenciam no planeamento urbanístico
O patrimônio como elemento dinâmico e decisivo na requalificação urbana
Leiria
Leiria é considerada o centro de um território com uma unidade geográfica estruturante definida pela bacia hidrográfica do Rio Lis e Lena. De um ponto de vista histórico, essa é, efetivamente, a sua área de influência mais marcante. 
Denota-se que o sucesso e importância de Leiria resultavam das atividades econômicas praticadas na época, bem como também devido à sua centralidade numa escala regional e nacional. A centralidade da cidade de Leiria favoreceu o desenvolvimento de indústrias diversas, da própria cidade e da sua região.
	A área de intervenção do Programa Polis compreende o centro histórico de Leiria e os espaços envolventes ao rio Lis. O centro histórico de Leiria, corresponde à área que se desenvolveu desde o castelo (vínculo à função defensiva) até ao rio (maioritariamente na margem esquerda), ou seja, trata-se de um espaço urbano antigo, densamente ocupado e caracterizado por ruas estreitas, tortuosas e sem saída. Os edifícios nesta área destacam-se pela sua regularidade em termos estéticos e morfologia, conferindo uma malha urbana irregular, típica das cidades ligadas ao tempo medieval.
A expansão da cidade de Leiria fez-se ao longo do percurso natural do rio. Porém, nos finais do século XX, constatou-se que o rio Lis foi perdendo o estatuto de linha de água estruturante para o desenvolvimento morfológico e económico da cidade através de um abandono geral e até de um desrespeito das suas características como elemento natural. No final do século passado, a cidade cresceu de “costas voltadas” para o seu rio” (SOCIEDADE LEIRIAPOLIS, 2007, p. 23). 
Programa Polis em Leiria
O programa consistiu na criação de novos espaços públicos e na requalificação dos já existentes. Entende-se por “devolver o rio” permitir que a população usufrua dele e dos espaços públicos com a qualidade que lhes é merecida retribuindo a importância, que desde sempre lhes foi devida” (SOCIEDADE LEIRIAPOLIS, 2007, p. 17).
 Este programa permitiu a criação de espaços verdes ao longo do espaço urbano sabendo que proporcionam uma melhoria na qualidade ambiental, bem como a construção de percursos pedonais e cicláveis. Por outro lado, apoiou intervenções na vertente de lazer e de recreio nas áreas adjacentes ao rio e, deste modo, revalorizar o rio e a paisagem urbana. 
Programa Polis em Leiria
Para a execução do programa de cidades (POLIS), foi necessário elaborar instrumentos de gestão para alcançar a correta intervenção e gestão dos recursos e potencialidades do território. Neste sentido, foram elaborados quatro planos a fim de materializar os objetivos e onde se desenvolve e concretiza propostas de organização espacial, definindo com detalhe a concepção da forma de ocupação e servindo de base aos projetos de execução das infraestruturas, da arquitetura dos edifícios e dos espaços exteriores.
Estruturação do Programa
O Programa Polis é a expressão de maior visibilidade desta prioridade, com larga representação territorial e consideráveis meios financeiros envolvidos. A aplicação do Polis em Leiria contribuiu para harmonização dos espaços com o rio e modificou o paradigma e as vivências da população através da criação de novas atividades, de recreio, de estadia e de lazer na cidade e no espaço urbano de Leiria. Fato que permitiu uma melhoria na qualidade de vida e na saúde bem como tornou a cidade mais inovadora, competitiva e atrativa, o que fez com que aquela região anteriormente relatada como esquecida ou sem o valor que possuía no surgimento da cidade, retomasse sua valorização.
Conclusão
Bibliografia
file:///D:/USUARIO/Downloads/TESE%20de%20Ana%20Marina%20Silva.pdf
http://www.parqueexpo.pt/conteudo.aspx?caso=projeto&lang=pt&id_object=580&name=Polis-Leiria
http://www.parqueexpo.pt/conteudo.aspx?caso=projetos&lang=pt&id_class=206&name=Programa-Polis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais