Buscar

Caso concreto 01

Prévia do material em texto

O aluno deverá assistir ao filme “Desmundo”, que é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias.
 
Também  propõe-se que se assista a dois breves vídeos apresentados pelo historiador Boris Fausto, disponíveis na internet, nos seguintes endereços eletrônicos: 
http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ
http://www.youtube.com/watchv=s1yk9k0XoOE&feature=related
Resenha do Filme Desmundo 
O filme Desmundo (2003) de Alain Fresnot é baseado na obra de Ana Miranda. Retrata a realidade do Brasil Colônia em meados do século XVI, abordando varias questões acerca do contexto da época (linguagem, religiosidade, sexualidade, obediência e escravidão), dando ênfase a situação da mulher, esta é abordada na narrativa da personagem Oribela, uma das orfãs enviadas de Portugal, tendo como objetivo o casamento com os colonizadores.
O filme começa com a chegada das órfãs ao Brasil, estas foram mandadas a pedido dos Jesuítas para se casarem com os colonizadores evitando assim a miscigenação com a raça indígena, de modo que eram obrigadas a se entregar para o escolhido. Oribela, uma jovem religiosa, filha de um mercador de origem cristã portuguesa, ficou muito contrariada com a situação e acabou ofendendo de forma bem grosseira seu pretendente Afonso Soares D'Aragão, depois de ser castigada pela sua superiora foi obrigada a casar com Francisco de Albuquerque, homem rude e autoritário. Então ela muda-se para a propriedade de Francisco, um engenho de açúcar, onde residia também a mãe e uma irmã deficiente mental. 
Ao passar dos dias aumenta mais e mais a infelicidade de Oribela, e depois de ser violentada fisicamente e sexualmente por Francisco devido a uma crise de ciúmes por causa do Mercador Ximeno Dias, ela decide fugir com um sonho de voltar para Portugal. Mesmo desorientada e sem rumo, ela consegue chegar à praia onde avista um barco e pede por socorro, e acaba prestes a ser estuprada, mas Francisco a encontra a tempo e termina por matar os homens e a leva de volta. Oribela passa a viver um inferno, oprimida por Francisco, vítima de torturas físicas e psicológicas, obrigada a ceder às investidas sexuais do marido e vivendo como uma prisioneira.

Continue navegando