Buscar

AV ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503167331)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reportagem publicada na Revista Exame destacada a seguir: Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como fornecedores e clientes. ¿São vários os motivos para parcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até simplesmente cortar custos¿, afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas. É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto para dividir custos e riscos. A parceria pode ser entre concorrentes ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos que seguem. Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a uma nova região pode inviabilizar a investida. Convidar outra empresa ajuda a dividir os custos. Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muito com atividades que não são sua especialidade, como transporte. Aliar-se a um especialista pode ser uma saída. Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros e incertos por natureza. Para reduzir os custos, cada vez mais empresas criam projetos para prospectar novas tecnologias. Fonte: SIMÕES, R. O inimigo virou sócio. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1019, p. 109-110, 27 jun. 2012 (adaptado). Após a leitura da reportagem, considere a seguinte situação hipotética: ¿Três fabricantes de produtos distintos ¿ uma de adereços e utilidades femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de produtos diversos com design não convencional ¿, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas.¿ De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s):
		
	 
	II, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	I, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503196398)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmativas abaixo e em seguida faça a correlação das respostas com as letras que respondem a questão. I - Afirmativa: A estratégia no nível organizacional operacional está associada às grandes decisões tomadas em uma organização, como operacionalizar os resultados pretendidos. II - Afirmativa: A estratégia no nível organizacional tático geralmente constitui-se em decisões para operacionalizar as grandes decisões. III - Afirmativa: Os aspectos da estratégia no nível tático estão diretamente relacionados às tarefas individuais, ligadas às decisões cotidianas e seu impacto, em teoria, reduz-se no curto prazo.
		
	
	I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Falso
	 
	I - Falso; II - Verdadeiro; III - Falso
	
	I - Verdadeiro; II - Verdadeiro; III - Verdadeiro
	
	I - Falso; II - Falso; III - Falso
	
	I - Falso; II - Falso; III - Verdadeiro
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502564605)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estratégia de Liderança em custo possibilita às empresas condições para se defender contra novos entrantes PORQUE A estratégia de liderança em custo proporciona uma barreira de entrada pela economia de escala e vantagens de custos. Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503105940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia que não deve ser contemplada em termos de Estratégia Empresarial é:
		
	
	A estratégia deve ter foco no futuro, ou no longo prazo.
	
	A estratégica deve levar em consideração, prioritariamente, o ambiente externo, com o ambiente interno sendo importante, porém secundário, em relação ao ambiente externo.
	
	A estratégia deve buscar diferenciação em relação aos concorrentes, com o intuito de ser criar vantagens competitivas adequadas.
	 
	O conceito de estratégia é aplicável somente a empresas.
	
	Estratégia e tática são conceitos distintos, porém complementares.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503202793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cristóvão foi convidado para integrar a equipe condutora do planejamento estratégico de uma determinada organização e ao dar o ponto de partida para os trabalhos, estabeleceu o seguinte roteiro: I Definição da missão e propósitos da empresa. II Elaboração do diagnóstico estratégico. III Definição de objetivos e formulação de estratégias. IV Avaliação da estratégia. V Implantação da estratégia. Objetivando auxiliá-lo, estabeleça as fases que ele deve seguir para que o trabalho desenvolvido tenha um sequenciamento lógico e consequentemente maior chances de êxito.
		
	 
	II, I, III, V e IV
	
	V,I, IV, III, II
	
	III, II, IV, I e V
	
	II, I, V, III e IV
	
	II, I, III, IV e V

Outros materiais