Buscar

Modelo Portfolio Inclusao Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Mesa Digital Playtable.
Por: Simone de Fátima Chagas RU 1807404 
Silvia Raquel de Castilho Galina RU 1807416 
Pólo – PAP União da Vitória 
Data: 07/09/2017
	
Fonte: gamereporter.uol.com.br
Primeira mesa digital com jogos educativos no Brasil usado por crianças da rede pública faz um grande avanço na melhoria de qualidade do ensino do Paraná. Foi na cidade de General Carneiro que encontramos relatos da satisfação na nova tecnologia inventada iniciando com alunos aos 3 anos de idade da Educação Infantil até o ensino Fundamental.
A mesa ensina e diverte as crianças, trabalham com várias disciplinas como matemáticas, ciências, artes, história entre outros. 
Crianças precisam se divertir, aprender e estimular o seu desenvolvimento através de sua própria linguagem que é a brincadeira relata um gestor da Escola Monteiro Lobato senhor Euclides Pinheiro:
- Devem-se trabalhar interagindo com várias crianças ao mesmo tempo, com socialização das mesmas inclusive crianças com diferentes deficiências tais como Autismo, Surdez, Síndrome de Down TDA/H, Deficiências motoras, Hiperatividade. Defcit de atenção... A idéia surgiu da união entre dois grandes empreendedores da cidade de Blumenau-SC que são Marlon Souza (Diretor Executivo) e Jean C. Gonçalves (Diretor Comercial).
Segundo o gestor o mesmo pesquisou muito sobre o assunto nas redes sociais antes de optar pela idéia sugerida pelos demais professores.
A Mesa Digital é vista como uma plataforma de jogos, a idéia é a brincadeira prevalecer junto do conhecimento que irão adquirir.
O material é resistente e colorido de plástico utilizado em playgrounds, parece um grande tablet, mas a tela é mais sensível funcionam com o comando dos dedos ou pincéis, as mesas não têm um custo muito barato, pois algumas chegam a custar até 11 mil reais, há uma possibilidade de obter a aquisição com desconto subsidiado pela empresa preenchendo o formulário do programa oferecido pela Playtable, desde que comprove a deficiência com laudos médicos e outros documentos das crianças que necessitam. Nas cidades catarinenses as mesas digitais já fazem muito sucesso principalmente nas crianças que tem alguma deficiência, pois ela é muito fácil de utilizar são cativantes, seus aplicativos são bem variados e desafiam a criança a superar seus limites avançando de acordo com seu desempenho, trazendo grande benefício para o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos especiais, e agora aqui no Estado do Paraná não esta sendo muito diferente dos demais. 
A Playtable foi projetada por professores especialistas em várias áreas a Ludopedagogia, é o que há de mais moderno em termo de ferramenta pedagógica e atraí os alunos para a sala de aula promovendo um novo jeito de aprendizado interagindo com o mundo digital.
 Na educação infantil tem vários jogos e aplicativos, mas o preferido das crianças é o aplicativo de pintura disponibiliza uma biblioteca com desenhos e diversas atividades para exercitar a coordenação motora desenvolvem a linguagem artística através da pintura são variadas as ferramentas como, lápis, para preenchimento total da tinta, pincel simulando uma pintura a óleo ferramenta textura, carimbo e balde de tinta para grandes preenchimentos, e uma aquarela com 19 cores diferenciadas, simplesmente proporcionando um ambiente novo para ser explorado com muitas funcionalidades. A criança desenvolve a ludicidade dentro de uma linguagem divertida e dinâmica interagindo na atividade.
Os educadores devem desenvolver outras atividades utilizando as vantagens do aplicativo, como exercícios trabalhando as cores. 
Utilizando os pinceis formas geométricas, exercícios de coordenação para letramento e alfabetização, exercício de raciocínio como jogos tradicionais (jogo da velha, jogo da forca).
 Já no ensino fundamental tem a tabuada divertida é um aplicativo que trás a ludicidade para resolver os cálculos de multiplicação, ao brincar são desafiados a repor as joaninhas nos seus lugares, conforme as equações são 46 opções diferentes para brincar, divididos em três níveis de dificuldade, incluindo tabuadas de1 á 10.
Ao entrevistar algumas mães de alunos especiais, as mesmas relatam experiências vivenciadas por eles com a mesa digital Playtable, e segundo elas as crianças tiveram um desenvolvimento positivo através do conhecimento adquirido. Nas escolas que freqüentam a maioria se destaca através dos jogos disponibilizados da mesa e as mães falam da satisfação de ver seus filhos aprendendo brincando e interagindo com os demais colegas. Isso é uma felicidade no dia a dia das crianças e familiares já que as mesmas sentiam falta de ferramentas tecnológicas para desenvolver seu modo de pensar e agir e fazer cálculos. 
Bem como todos sabem a tecnologia esta cada vez mais avançada e presente na vida de todas as pessoas, mais do que nunca no dia a dia destas crianças e adolescentes a serviço da inclusão.

Continue navegando