processo civil
1 pág.

processo civil

Disciplina:Questão Sgbb6 materiais60 seguidores
Pré-visualização1 página
Antônio Silva, funcionário público, ajuizou ação em face do município de Jacarezinho, alegando que o Plano de Cargos e Salários de sua categoria profissional, estabelece como critério de progressão, níveis de escolaridade diferenciados e isso violaria o princípio da isonomia e o artigo 39, §1° da CRFB, eis que para o exercício do cargo exige-se apenas nível médio. Diante dos fatos, requereu seu reenquadramento na forma da Lei Municipal n. 388/2011, realizando de forma imediata a majoração de seu salário-base. O magistrado em sentença julgou procedente o pedido de Antônio. Inconformado, o ente público recorreu alegando, dentre outros motivos, que os requisitos estabelecidos na lei municipal são constitucionalmente válidos. O órgão colegiado, por unanimidade, acordou em suscitar o incidente processual cabível. Indaga-se: Qual incidente processual enquadra-se na hipótese? Explique e fundamente a sua resposta.
Resposta - A coisa julgada sobre a questão prejudicial incidental dependerá de remessa necessária, Assim, poderá provocar os embargos de declaração que tem como objetivo sanar uma omissão, contradição ou obscuridade na decisão impugnada; ar t. 535, CP C. E ainda devera observar os demais pressupostos para a incidência do duplo grau obrigatório.

Na hipótese é cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver: I - simultaneamente efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito e risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica. II - efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão de fato e de direito. III - risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item III está correto.
c) Os itens II e III estão correto.
d) Apenas o item II está correto.

Quando o resultado do julgamento do recurso de apelação não for unânime deverá o Presidente do respectivo órgão fracionário do respectivo Tribunal:
a) dar prosseguimento ao julgamento considerando a extinção do recurso de embargos de infringentes;
b) deverá sobrestar o julgamento do recurso até a resolução da divergência pelos Supremo Tribunal Federal;
c) deverá instaurar incidente para resolução da divergência instaurada no julgamento do recurso;
d) inadmitir o recurso de apelação que originou a divergência.
posta: A coi sa julgad a sobre a q ues tão pre j ud i ci al i ncid ental dependerá de
Re sposta: A coi sa julgad a sobre a q ues tão pre j ud i ci al i ncid ental dependerá de