Buscar

atividade comunicação oficial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jaqueline Luz 2º ano de Secretariado Executivo
Atividade Avaliativa Comunicação Oficial.
01) De acordo com os conhecimentos adquiridos durante este ano em sala de aula e demais fontes de aprendizado, Descreva qual é, ou será, a importância em conhecer as regras e formas de Redação Oficial para a sua vida profissional em sua área de atuação?
Conhecer as regras e as formas da redação oficial, assim como colocá-las em prática é de extrema importância ao profissional de secretariado executivo, o domínio da redação oficial é uma das principais ferramentas dos secretários, mesmo quando este não trabalha em órgãos públicos, já que mesmo em outros ambientes organizacionais há o contato com procedimentos da Administração Pública.
02) A Redação Oficial é muito utilizada para divulgar os Atos Oficiais do Estado para ele mesmo e também para toda a sociedade. A cerca dos conhecimentos de Atos Oficiais, quais são em sua opinião, os exemplos de Correspondência Oficial mais utilizados na Administração Pública? 
Cite pelo menos 03 exemplos. 
Acredito que as correspondências mais utilizadas pela Administração Pública, sejam: os ofícios dirigidos tanto ao Serviço Público, como também as organizações privadas e aos cidadãos. As resoluções que são deliberações ou determinações para estabelecer normas regulamentares, as portarias que visam estabelecer instruções sobre a organização e funcionamento do serviço público e os decretos que são atos de competência exclusivas dos Chefes do Executivo destinados a prover situações gerais ou individuais.
03) Como dever ser elaborado (os caminhos e/ou dicas) para se ter uma boa redação, seja ela oficial ou comercial? E o que deve ser evitado para a confecção da mesma?
Uma boa redação deve seguir os caminhos da impessoalidade, clareza, concisão, coesão, correção gramatical, formalidade e uniformidade, sempre garantindo a compreensão da mensagem pelo receptor. Devendo-se sempre evitar os jargões, formas muito rebuscadas, rodeios ou ambiguidades. 
04) Quais são os princípios da Administração Pública? Por que é importante a observância destes princípios na redação de textos oficiais?
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, são os princípios da Administração Pública. Sendo por meio destes princípios que a comunicação oficial transmite suas ideias de forma clara, facilitando a comunicação de forma que se torne o mais eficiente e eficaz possível, utilizando a língua de maneira que dará ao texto um caráter técnico, adequado aos procedimentos burocráticos e aos expedientes administrativos.

Outros materiais