Buscar

Av2- Avaliando Res Mat 2017/2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408991328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tubo de uma perfuratriz de poço de petróleo é feito de aço e tem diâmetro de 112 mm e espessura de 6 mm. Se o tubo estiver girando a 650 rpm enquanto recebe potência de um motor de 12 kW, determine a tensão de cisalhamento máxima no tubo.
		
	 
	1,75 MPa
	
	2,25 MPa
	
	1,15 MPa
	
	1,95 MPa
	
	1,45 MPa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409083306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere um triângulo retângulo ABC, com hipotenusa AB, base BC= 4cm e altura AC = 3cm. O momento de inércia deste triângulo (área) em relação ao eixo que passa pela base BC é dado por b.h3/12. Determine o momento de inércia deste triângulo em relação ao eixo que passa pelo vértice A e é paralelo à base.
DICA: Teorema dos eixos paralelos: I = I´+ A.d2
		
	
	15 cm4
	
	12 cm4
	 
	27 cm4
	
	36 cm4
	
	9 cm4         
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409108939)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exemplo de uma patinadora, ao abrir ou encolher os braços em um movimento de giro, observamos que:
		
	
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, menor resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante o movimento de giro, aumenta a velocidade de rotação.
	 
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, aumenta a velocidade de rotação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409015409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que apresenta a unidade que pode ser utilizada para expressar o momento de inércia de uma superfície plana:
		
	
	cm3
	
	 cm2
	
	MPa
	 
	cm4
	
	kg.cm
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408254539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às equações fundamentais da Estática, julgue as afirmativas a seguir:
		
	 
	a derivada segunda do momento fletor atuante numa seção S de uma viga reta, submetida a um carregamento a ela perpendicular, em relação à abscissa que define esta seção é igual ao valor da taxa de carga aplicada na seção S.
	 
	a derivada do momento fletor atuante numa seção S de uma viga reta, submetida a um carregamento a ela perpendicular, em relação à abscissa que define esta seção é igual ao esforço cortante nela atuante;
	 
	a derivada do esforço cortante atuante numa seção S de uma viga reta, submetida a um carregamento a ela perpendicular, em relação à abscissa que define esta seção é igual ao valor da taxa de carga aplicada na seção S com sinal trocado;
	 
	a derivada do esforço cortante atuante numa seção S de uma viga reta, submetida a um carregamento a ela perpendicular, em relação à abscissa que define esta seção é igual ao valor da taxa de carga aplicada na seção S;
	 
	a derivada segunda do momento fletor atuante numa seção S de uma viga reta, submetida a um carregamento a ela perpendicular, em relação à abscissa que define esta seção é igual ao esforço cortante nela atuante;
		
	 1a Questão (Ref.: 201408736974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concentração de tensões é um fenômeno complexo em que alguns trechos do material ficam sujeitos a maiores esforços quando, na região resistente, há uma variação das dimensões da seção transversal. Sobre este fenômeno, analise as afirmativas abaixo:
I) Não existe relação entre a variação das características geométricas da seção transversal e a intensidade da concentração de tensão.
II) O cálculo da concentração de tensão por meio das equações da teoria da elasticidade é sempre muito simples, razão pela qual nunca são usados ábacos para a determinação do índice de concentração de tensão.
III) Em geral, se a variação da seção transversal - como um furo, por exemplo - não ocorrer na região mais solicitada, não haverá mudança na capacidade resistente da peça.
Dentre as afirmativas acima, estão corretas:
		
	
	II
	 
	Nenhuma, todas estão incorretas.
	
	I
	
	III
	
	I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409003601)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a COLUNAS marque V ( verdadeiro) ou F ( falso):
		
	 
	Uma coluna acoplada por pinos sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção longitudinal que tenha o menor momento de inércia.
	 
	A carga crítica é a carga axial máxima que uma coluna pode suportar quando na iminência de sofre flambagem, essas cargas representam um caso de equilíbrio neutro.
	 
	Uma coluna acoplada por pinos sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que tenha o menor momento de inércia.
	 
	Colunas são elementos estruturais longos e esbeltos, sujeitos a cargas axiais.
	 
	Colunas são elementos estruturais curtos e esbeltos, sujeitos a cargas axiais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409083304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a seção reta de uma viga no plano xy. Sua área é A e o eixo y é um eixo de simetria para esta seção reta. A partir destas informações, marque a alternativa correta.
		
	
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será um valor positivo
	
	O produto de inércia I xy  desta seção pode ter um valor positivo
	 
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será zero
	
	O produto de inércia I xy desta seção pode ter um valor positivo
	
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será um valor negativo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409109940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a figura plana composta pelo quadrado (OACD) de lado 18 cm e o triângulo (ABC) de base (AC) 18 cm e altura 18 cm. Sabendo que o centroide da figura (OABCD) está na posição de coordenadas (9, 14), determine o momento inércia Iy em relação ao eixo y que passa pelo centroide da figura plana (OABCD).
		
	
	230364 cm4
	
	23814 cm4
	
	4374 cm4
	
	6840 cm4
	 
	11664 cm4
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408992631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas. I - O raio de giração é a raiz quadrada do momento de inercia da área dividido pelo momento de inércia ao quadrado; II ¿ O momento de inércia expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo; III ¿ o produto de inércia mede a antissimétrica da distribuição de massa de um corpo em relação a um par de eixos e em relação ao seu baricentro. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
		
	
	I e II, apenas
	
	I e III, apenas
	
	I, apenas
	
	I, II e III.
	 
	II e III, apenas

Continue navegando