Buscar

Caso Concreto 1 Direito Administrativo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I
Caso Concreto 1 - (OAB) Processual Civil. R.O.. MS. Descentralização do ensino. Escolas estaduais. Municipalização. Inércia do Executivo. Impetração de segurança. Legitimidade ativada Câmara Municipal. Precedentes. 1. (...). Afetados os direitos do Município 
e inerte o Poder Executivo, no caso concreto (municipalização de escolas estaduais), influindo os denominados direitos-função (impondo deveres), não há negar a manifestação de direito subjetivo público, legitimando-se a Câmara Municipal para impetrar mandado de segurança. 2. Recurso ordinário conhecido e provido.(STJ). Considerando a ementa acima, responda:
a) Qual a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro a respeito dos órgãos públicos? À luz dessa teoria, como se explica a manifestação de vontade do Estado (pessoa jurídica) através de seus agentes (pessoas físicas)?
Resposta: Teoria do órgão. A qual abandona as ideias de representação e de mandato e explica a relação entre o Estado e seus agentes por meio do princípio da imputação volitiva, uma vez que é a vontade do órgão público que se manifesta por meio de seus agentes. 
b) Sabendo que a Câmara Municipal é um órgão público, é possível que se lhe reconheça capacidade processual, como na decisão supracitada? Justifique, do ponto de vista da personalidade jurídica dos órgãos públicos e da jurisprudência.
Resposta: Em regra, os órgãos públicos não têm capacidade processual. Entretanto, a jurisprudência tem conferido capacidade processual a determinados órgãos para certos tipos de litígio. Essa capacidade só é conferida a órgãos públicos de status constitucional, para a defesa de suas prerrogativas e competências, quando violadas por ato de outro órgão.

Outros materiais