Buscar

acetato de isoamila

Prévia do material em texto

Allana Batista
Experimento 5 – Síntese de Acetato de Isoamila
Desenhe o mecanismo da reação em meio ácido.
Comente o porquê da utilização de NaHCO3 saturado na extração e o porquê não se deve utilizar NaOH concentrado.
A utilização do bicarbonato de sódio é necessária para retirar o ácido acético do meio, garantindo a obtenção do produto puro, como mostra a Reação 1. A base adicionada também reage com o ácido sulfúrico (Reação 2), neutralizando-o e garantindo o meio básico.
No meio reacional, há presença de um ácido forte (H2SO4). Se adicionado base NaOH, uma base forte concentrada no meio reacional, ocasionaria uma reação muito forte e perigosa. Para evitar qualquer tipo de acidente, uma base fraca é mais aconselhável para reagir com um ácido forte concentrado.
Cite outros ésteres que possam ser encontrados na natureza e suas utilizações (lípídeos, gorduras,...); 
Ceras: São ésteres formados por ácidos carboxílicos e álcoois de cadeia longa, como a cera da abelha, que possui um componente ácido carboxílico de 26 carbonos e outro componente álcool de 30 carbonos. As ceras são comuns em seres vivos. As penas dos pássaros são cobertas com ceras que as tornam impermeáveis. Alguns vertebrados secretam cera para manter a pele lubrificada e impermeável. Os insetos secretam uma camada de cera à prova de água do lado externo de seu exoesqueleto. Ceras também são encontradas nas superfícies de certas folhas e frutos, onde servem como proteção contra parasitas, além de minimizar a evaporação de água.
Gorduras e óleos: Os triglicerídeos são substâncias nas quais os três grupos hidroxilas d glicerol são esterificados com ácidos graxos. Os triacilgliceróis sólidos ou semi-sólidos à temperatura ambiente são chamados gorduras. As gorduras são normalmente obtidas de animais e em geral compostas de triacilgliceróis com ácidos graxo saturados ou ácidos graxos com apenas um ligação dupla. Os triacilgliceróis líquidos são chamados óleos. De modo geral, os óleos são obtidos dos produtos vegetais, como milho, feijão-soja, olivas e amendoins. São primariamente compostos de triacilgliceróis com ácidos graxos insaturados que não podem se empacotar firmemente.
	Os organismos armazenam energia na forma de triacilgliceróis. Uma gordura fornece cerca de seis vezes mais energia metabólica que uma quantia igual de glicogênio hidratado, pois gorduras são menos oxidadas que os carboidratos e, em virtude de as gorduras serem apolares, elas não se ligam à água. 
	Os animais têm uma camada subcutânea de célular de gordura que funciona tanto como fonte de energia quanto como isolante. O conteúdo médio de gordura do homem é cerca de 21%, ao passo que o da mulher é cerca de 25%. Os seres humanos podem armazenar gordura suficiente para suprir as necessidades metabólicas do corpo durante dois ou três meses, mas podem armazenar carboidratos suficientes somente para suprir as necessidades metabólicas durante menos de 24 horas.
Referencias: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. Vol. 2, Ed. 4. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

Continue navegando