Buscar

Tecnicas para Coleta de Dados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Diadema - FAD
Pesquisas da Realidade Contemporânea
Técnicas de Coleta de Dados.
Pesquisa
Pesquisar também é planejar. Passos ou etapas devem ser percorridos dentro do contexto de uma avaliação precisa das condições de realização do trabalho, a saber: 
a) tempo disponível para sua realização;
b) espaço onde será realizado;
c) recursos materiais necessários; d) recursos humanos disponíveis.
Pesquisa
A pesquisa, como atividade científica completa, é mais do que isso, pois percorre, desde a formulação do problema até a apresentação dos resultados, a seguinte sequência de fases: 
preparação da pesquisa: seleção, definição e delimitação do tópico ou problema a ser investigado; planejamento de aspectos logísticos para a realização da pesquisa; formulação de hipóteses e construção de variáveis; 
trabalho de campo (coleta de dados); 
Pesquisa
c) processamento dos dados (sistematização e classificação dos dados); 
d)análise e interpretação dos dados; 
e)elaboração do relatório da pesquisa.
Pesquisa Quantitativa x Qualitativa
Pesquisa quantitativa: 
considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão etc.).
Pesquisa qualitativa:
 considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números
Perguntas Abertas e Fechadas
perguntas abertas:
 são livres (“Qual é a sua opinião”?). Permitem que o informante responda livremente. Nesse caso, a análise dos dados é difícil, cansativa, demorada.
perguntas fechadas ou dicotômicas:
 são limitadas, apresentam alternativas fixas (duas escolhas: sim ou não etc.). O informante escolhe sua resposta entre duas opções apresentadas. 
perguntas de múltipla escolha: são perguntas fechadas, mas apresentam uma série de respostas possíveis. 
Perguntas de múltipla escolha
São perguntas fechadas, mas apresentam uma série de respostas possíveis. Nos casos de múltipla escolha, os respondentes optarão por uma das alternativas, ou por determinado número permitido de opções. Ao elaborar perguntas de respostas múltiplas, o pesquisador se depara com dois aspectos essenciais: o número de alternativas oferecidas e os vieses de posição.
perguntas com respostas escalonadas: são perguntas de múltipla escolha, nas quais as opções são destinadas a captar a intensidade das respostas dos entrevistados. As perguntas escalonadas são dadas por um nível de frequência ou hierarquia em que são enumeradas; conforme a pergunta, o entrevistado responde quanto à intensidade
Entrevista
A entrevista é a obtenção de informações de um entrevistado sobre determinado assunto ou problema. A entrevista pode ser: 
- padronizada ou estruturada: é quando o entrevistador segue roteiro preestabelecido. Ocorre a partir de um formulário elaborado com antecedência. Com a padronização, podemos comparar grupos de respostas;
 - não padronizada ou não estruturada: não existe rigidez de roteiro; o investigador pode explorar mais amplamente algumas questões, tem mais liberdade para desenvolver a entrevista em qualquer direção. Em geral, as perguntas são abertas; 
Algumas sugestões de planejamento da entrevista:
quem deve ser entrevistado: procure selecionar quem realmente tem o conhecimento para satisfazer suas necessidades de informação; 
- plano da entrevista e questões a serem perguntadas: prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer;
pré-teste: o pré-teste refere-se ao teste do questionário (entrevista) em uma pequena amostra de entrevistados, com o objetivo de identificar e eliminar problemas potenciais. 
Diante do entrevistado
 - estabeleça uma relação amistosa e não trave um debate de ideias;
não demonstre insegurança ou admiração excessiva diante do entrevistado 
seja objetivo, pois entrevistas muito longas podem se tornar cansativas para o entrevistado; 
procure encorajar o entrevistado para as respostas; evite que ele se sinta falando sozinho; 
- anote as informações do entrevistado, sem deixar que ele fique esperando sua próxima indagação enquanto você escreve; 
- caso use gravador, não deixe de pedir sua permissão para tal. 
Lembramos que o uso do gravador pode inibir o entrevistado;
Coleta de dados
Chamamos de “coleta de dados” a fase do método de pesquisa, cujo objetivo é obter informações da realidade. Nessa etapa, definimos onde e como será realizada a pesquisa. Será definido o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretendemos tabular e analisar seus dados. É a fase da pesquisa em que reunimos dados através de técnicas específicas. 
Amostra
De modo geral, as pesquisas sociais abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-lo em sua totalidade. Por essa razão, nas pesquisas sociais, é muito frequente trabalhar com uma amostra, ou seja, com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando um pesquisador seleciona uma pequena parte de uma população, espera que ela seja representativa dessa população que pretende estudar.
Amostra
Amostra é parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou um plano. Refere-se ao subconjunto do universo ou da população, por meio do qual estabelecemos ou estimamos as características desse universo ou dessa população. A amostra pode ser probabilística e não probabilística.
População (ou universo da pesquisa)
É a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo. A definição da população-alvo tem uma influência direta sobre a generalização dos resultados. Portanto, o pesquisador deve se preocupar com o tamanho e a qualidade da amostra, entendida como “um subconjunto de indivíduos da população-alvo”, sobre o qual o estudo será efetuado.
Coleta de Dados
Os dados que devem ser extraídos da realidade, pelo trabalho do próprio pesquisador, são chamados de dados primários. Recebem essa designação por se tratarem de informações em “primeira-mão”, ou seja, por não se encontrarem registrados em nenhum outro documento. Podemos utilizar os dois tipos de dados em uma pesquisa. 
Coleta de Dados
O que vai determinar a opção por um ou por outro tipo é a: 
- disponibilidade de dados adequados e confiáveis; 
- credibilidade das fontes desses dados; 
- compatibilidade dos dados disponíveis com os objetivos do pesquisador que deseja reutilizá-los.
Questionários e entrevistas
Ambos constituem técnicas de levantamento de dados primários e dão grande importância à descrição verbal de informantes. Os dois apresentam vantagens e desvantagens que o pesquisador deve levar em conta no momento em que estiver escolhendo a técnica a ser aplicada no seu projeto em particular.
Questionário
O questionário é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante (respondente). O questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Se sua confecção for feita pelo pesquisador, seu preenchimento será realizado pelo informante ou respondente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais