Buscar

slide portifolio pesquisa lançamento novo produto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO
.
1
Este trabalho destina-se ao lançamento no mercado de um novo produto alimentício, que possua poder saudável, consiga uma combinação de praticidade, qualidade e preço.
A Omega precisa expandir sua linha, lançando uma nova linha de produtos alimentícios saudáveis. Será necessário investir em maquinário, capacitação de funcionários, pesquisas, etc. o que gerou uma grande resistência do gerente de produção para fabricar o novo produto e isso tem causado conflitos entre as áreas. Mas a Omega tem como missão, gerar melhores condições de vida, através de técnicas de gerenciamento e pesquisa, buscando sempre a plena satisfação de seus funcionários. Tem como foco para os clientes que ele não é apenas consumidor e sim membro da família Omega. Então, o principal objetivo é planejar uma pesquisa que sustente a decisão da empresa, resolver os conflitos internos e assim lançar um novo produto com o objetivo de recolocar a empresa Ômega como destaque no mercado alimentício.
Introdução
2
1.1ALIMENTAÇÕES SAUDÁVEIS E SUAS TENDENCIA
Pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo. Isso corresponde a 8% da população do país.
	O crescimento da escolha por uma vida saudável entre homens e mulheres vegetarianos se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Neste grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.
	O ranking começa com São Paulo, que tem o maior número de vegetarianos. São mais de 792 mil pessoas, ou 7% da população. Porém, a capital do Ceará, Fortaleza, fica com o título de maior população vegetariana em relação ao total demográfico, com 350 mil pessoas, ou 14% de toda a população.
3
		Para Sheth et. al. (2001), o comportamento do cliente é definido como as atividades físicas e mentais realizadas por clientes de bens de consumo e industriais que resultam em decisões e ações, como comprar e utilizar produtos e serviços, bem como pagar por eles. A definição proposta de comportamento do cliente inclui várias atividades e muitos papéis que as pessoas podem assumir inclusive se por no papel de cliente.
		. Conhecer os clientes ajuda as empresas a planejar seus programas de marketing e, na verdade, ajuda-as a decidir se devem ou não estar promovendo o produto em primeiro lugar. 
		 Que valores eles estão buscando e como eles julgam e encontram esses valores no mercado. Assim, a pesquisa sobre o comportamento do cliente é fundamental para o sucesso de marketing. 
		Segundo Rocha (1999), alterações no comportamento dos consumidores são, muitas vezes, o resultado de adaptações a mudanças ambientais. Algumas dessas alterações poderão ser de caráter conjuntural, desaparecendo com a volta da situação anterior. Outras, contudo, são de caráter estrutural, modificando, em nível mais profundo, atitudes, crenças e comportamentos.
1.2 COMPORTAMENTOS DO CONSUMIDOR
4
1.3 MODELOS DE RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS
Mediação
	A mediação é um método em que ambas as partes escolhem um mediador por consentimento mútuo, para servir como um terceiro neutro e ajudar a encontrar uma solução. Em contraste com a arbitragem, o mediador não impõe uma decisão que deve ser respeitada por todas as partes, mas age como um guia para chegar a um acordo que será estabelecido por escrito e tem de ser respeitado pelas partes em litígio. 
	
Arbitragem
	A arbitragem é uma Resolução alternativa de conflitos em que as partes livremente escolhem uma ou várias pessoas (árbitro) para resolver a disputa submetem voluntariamente à decisão do tomador da decisão (sentença arbitral), rejeitando, assim, os procedimentos judiciais. 
No nosso estudo o modelo usado foi o de mediação
5
 1.4 RESULTADOS DO QUESTIONARIO
 Em relação à idade, 78% dos entrevistados possuíam mais de 30 anos. Esse resultado é semelhante ao obtido em uma pesquisa feita pelo Datacenso realizada no Sul e Sudeste do Brasil, citada por Stringheta e Muniz (2003). Esta pesquisa mostra que a maioria dos consumidores de alimentos orgânicos nessas regiões são adultos e idosos
	A maioria dos entrevistados respondeu que possuem renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (60%).
	Em relação ao nível de escolaridade a maior parte possui curso
superior completo (75%)
	Em relação aos meios de informação utilizados pelos entrevistados, a internet obteve 74% das respostas e o jornal 51%.
	Em relação a pratica de atividade física ou de algum esporte 55% responderam que praticam muito frequentemente 30% freqüentemente 10% as vezes e 5% raramente.
	Em relação ao consumo de alimento naturais 85% responderam que consomem.
	Em relação freqüência de consumo 80 % responderam que consomem muito frequente, 20 frequentemente.
	O principal motivo para o consumo de produtos orgânicos foi em 1° lugar por ser mais saudável com 75% das respostas e em 2° lugar por ter maior valor nutricional com 25% das respostas.
 
 
	
	
 
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
 Após estudar varias pesquisas realizadas a equipe de marketing formada por sete acadêmicos do curso de administração constatou uma deficiência no segmento de alimentos Naturais, faltava unir três fatores, praticidade, qualidade e preço. Entre as pessoas entrevistadas cerca de 90% dos consumidores eram das classes sociais A e B sendo assim pode-se perceber que era necessário um produto que fosse acessível para as classes sociais A e B mas que atingisse também a classes mais carentes. Foi neste momento que resolveu-se preencher essa falha no mercado consumidor. Pois a empresa tem como foco atender as necessidades diárias de alimentação e proteção ao organismo e do meio ambiente contra os insumos agrícolas , entrando na era da inovação da linha de alimentos saudáveis. Esse produto será exclusivo, um mercado que tende a crescer muito, pois possui uma procura muito grande entre as classes sociais A e B. Além de ser exclusivo, seu custo/benefício terá que ser inferior aos produtos existentes no mercado para poder atender as demais classes. Hoje comprar um alimento saudável para muitos o preço destes são inviáveis.  O produto possui um grande potencial de crescimento, Por isso, a empresa pensa em um produto prático, custo atraente e acima de tudo com qualidade. A empresa terá que contar com uma equipe treinada e especializada no ramo. Sendo ela uma equipe pequena, que facilita a administração, conduzindo os mesmos a desenvolver suas tarefas com resultados ainda mais satisfatórios. Uma das principais satisfações da empresa é manter-se sempre bem atualizada sobre o mercado e seus concorrentes. Apesar de ser uma marca nova, a empresa mostrará para seu público, a imagem da qualidade que pratica em toda a sua estrutura, além de contar com um S A C muito bem estruturado e treinado.
São nossos concorrentes diretos as outras empresas fabricantes de alimentos saudáveis, feiras etc. que a consideramos um exemplo a ser seguido. Mesmo existindo este nicho em potencial não se desenvolveu nenhum produto com estes fins, e a partir deste espaço deixado por elas é que pretendemos entrar e trabalhar acima de tudo com qualidade, atendendo sempre as necessidades do cliente (detectando falhas dos concorrentes)
Por ser um produto inovador, poderá demorar um pouco para cair no gosto do público alvo. A concorrência faz grandes investimentos financeiros em publicidade e já possui uma estrutura produtiva e logística ligada aos outros produtos que fabricam.
 A Omega tem como objetivo empresarial o aumento do faturamento no lucro líquido em um curto período.
Para atingir este crescimento, estamos definindo o seguinte plano de metas:
v     Abrir distribuidores e representantes nas regiões Sudeste com prazo de 1 ano;
v     Na região Nordeste/Norte prazo de 1 ano e meio;
v     Exportação para o Mercosul com prazo de 3 anos;
v     Aumento do quadro de funcionários na proporção
de 5%, sendo 2% dentro de 1 ano e mais 3% com prazo de 2 anos;
v     Lançamento para daqui a seis meses desta nova linha de alimentos.
 As metas de vendas foram estimadas por região, sendo iniciada (lançamento do produto) na região sul, onde através do estudo de marketing, foi constatado um grande número de interessados em conhecer e utilizar esse novo produto. 
 
	
	
 
A estimativa é de trabalhar este produto, avançando outras regiões trimestralmente como no exemplo abaixo:
 	
Região X Período de divulgação X percentual de aceitação
Ex. (estimativa):
Sul: 11/2017 a 01/2018 de 50% a 85%
Sudeste:12/2017 a 02/2018 de 60% a 90%
Nordeste 01/2018 a 003/2018 de 60% a 96%
Para que estes resultados possam ser alcançados a empresa investirá em propagandas, maquinários, pesquisas.
O produto poderá ser utilizado por pessoas de toda as classes, de ambos os sexos. por indivíduos com qualquer estilo de vida e personalidade, pois suas principais características são proteger a saúde e sua praticidade. O segmento do mercado não possui um produto com este diferencial, agregando valor e sua viabilidade como demonstrado no quadro abaixo. 
 Mensurabilidade e Acessibilidade: Pode ser atingido através de propaganda que o produto será vendido, equipes de vendas, que atuaria em clinicas de estéticas, junto aos fitness,clinicas de nutricionistas e supermercados.
Substancialidade: O segmento tem tamanho suficiente para se desenvolver no mercado, pois de acordo com pesquisas realizadas é um mercado em acessão e de acordo com a visão da empresa, serão lançadas novas linhas do produto.
Lucratividade: De acordo com as pesquisas realizadas, há lucros suficientes para o desenvolvimento do produto.
Compatibilidades com a concorrência: Há concorrentes diretos porém o produto se adapta bem no mercado com seus concorrentes 
Eficácia: A empresa tem a capacidade de atender de forma adequada neste segmento.
Defensibilidade: Este segmento possui condições para se defender contra um ataque dos concorrentes, pois ele é novo no mercado e possui um diferencial que é um preço acessível aos potenciais consumidores.
 
	
 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos dizendo que uma boa estratégia de marketing foi utilizada para provar que o novo produto será um sucesso.
Que as pesquisas bibliográficas e o questionário serviram de apoio positivo para o lançamento do novo produto e assim sanaram os conflitos gerados, pois se provou que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente.
 Com esse estudo de caso e problemática serviram para auxilia o aprendizado de tomadas de decisões,excelência empresarial aplicáveis ​​a qualquer organização, independentemente do tamanho. Avaliar os seus pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de melhoria. Ver que o desempenho dos negócios não só pode ser medido em termos financeiros, mas que todos os impactos nos negócios, pessoas, clientes e sociedade em maneiras diferentes, que é a chave para a sua excelência. 
 
 
 
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  
 
KOETZ, Luciane Soutello. Teoria da administração II: administração/Luciane Soutello Loetz, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
AAKER, David A. Administração Estratégia de Mercado. 7ª Edição. Porto Alegre : Bookman, 2007.
 
BATEMAN, T. Snell, S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo : Atlas, 1998.
 
CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. 2ª Edição. São Paulo : Saraiva, 2000.
 
DAFT, Richard. Administração. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2005.
 
DIAS, Sérgio R. (coord.). Gestão de Marketing. São Paulo : Saraiva, 2004.
 
HABERKORN, Ernesto. Gestão Empresarial com ERP. São Paulo, 2003.
 
  
 
ANEXOS
 
  
 
QUESTIONARIO
1 Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino
2 - Idade: <17 anos ( ) 18 a 24 anos ( ) 25 a 30 anos ( ) > 30 anos
3 - Estado Civil: ( ) solteiro(a) ( ) Casado(a) ( ) viúvo(a) ( ) divorciado(a)
4 - Nível de Escolaridade:
( ) ensino fundamental completo ( ) ensino médio incompleto ( ) ensino médio completo ( ) ensino superior incompleto ( ) superior completo ( ) outros
5 - Renda Familiar: ( ) 1 a 2 salário mínimos ( ) 3 a 5 salarios mínimos ( ) mais de 10 salarios mínimos.
6 - Quais são os seus principais meios de informação? (esta questão permite mais de uma resposta)
( ) revistas ( ) jornal ( ) Internet ( ) televisão ( ) outras fontes
7 – Você pratica atividade física ou algum esporte com qual freqüência?
( ) Muito freqüentemente ( ) Freqüentemente ( ) Às vezes ( ) Raramente
8- Consome Alimentos Naturais?
( ) Sim ( ) Não
9 - Com qual frequência você consome produtos Naturais?
( ) Muito freqüentemente ( ) Freqüentemente ( ) Às vezes ( ) Raramente
10 - Por qual motivo você faz uso destes produtos?
( ) alimento com maior valor nutricional ( ) mais saudável ( ) melhor sabor ( ) consciência ecológica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando